Albocresil (solução, gel e óvulos) Bula: Para Que Serve? Serve Para Afta? Como Aplicar? Efeitos colaterais

Albocresil é um medicamento bastante completo que possui diversas apresentações indicadas para o tratamento de lesões, inflamações e infecções tópicas teciduais, auxiliando no processo de cicatrização. Então, para saber mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Para que serve o Albocresil

Esse medicamento possui 3 diferentes apresentações a cada uma delas serve pra uma determinada finalidade

Em ginecologia

Albocresil serve para tratar de forma tópica as inflamações, lesões ou infecções teciduais cérvico-vaginais, tais como tricomonas, corrimentos vaginais e cervicais, vaginites, infecções fúngicas, cervicites e úlceras causadas pelo uso de diafragma intra-uterino, bem como no condiloma acuminado.

Ele ainda é indicado para tratamento tópico de hemorragia pós-biópsia, ectopias cervicais e na retirada de pólipos uterinos.


Depois do tratamento com a solução concentrada de Albocresil é indicado o uso de óvulos vaginais entre as cauterizações.

Em cirurgia e dermatologia

Pode-se utilizar a solução concentrada de Albocresil ou o gel para tornar mais rápida a remoção do tecido necrótico depois de queimaduras, estimulação e limpeza dessa cicatrização, bem como no controle de hemorragias.

Em odontologia e Otorrinolaringologia

Nesses casos é possível utilizar Albocresil solução concentrada ou gel para tratar de forma tópica as aftas e inflamações que ocorrem nas gengivas e mucosa oral, bem como na hemostasia e na epistaxe.

Albocresil Óvulos

Como funciona o Albocresil

A eficácia terapêutica desse medicamento se deve à ação conjunta de 3 mecanismos, que são:

  • Ação antimicrobiana: que atua contra bactérias gram-negativas, bactérias gram-positivas, protozoários e fungos.
  • Ação hemostática: que causa a coagulação das proteínas do sangue e a vasoconstrição
  • Denaturação seletiva do epitélio colunar e do tecido que está necrosado

Esse medicamento apresenta uma ação antimicrobiana de amplo espectro, com ação especial sobre microrganismos anaeróbicos, Gardnerella Vaginalis e tricomonas.

Além disso, o policresuleno estimula a cicatrização eliminando o tecido lesado através da coagulação seletiva.

Como usar o Albocresil

As diversas formas de apresentação de Albocresil permitem um uso diversificado, mas específico para cada uma delas e, em determinado casos pode ser recomendada a realização de um tratamento combinado.

Albocresil solução

Em ginecologia

O uso da solução concentrada é voltado para a aplicação em lesões teciduais profundas ou superficiais do canal cervical ou do colo uterino.

Nesses casos a posologia recomenda a aplicação do medicamento com a frequência de duas vezes por semana com o auxílio de uma pinça de curativo, um especulo vaginal e gaze/algodão, permitindo que o produto atue por 3 minutos no local lesionado.

É recomendado que o canal vaginal seja lavado antes da cauterização, para que se remova o muco presente.

Para isso pode ser utilizado um algodão embebido na solução de Albocresil que deve ser introduzido no canal vaginal, girado algumas vezes e retirado em seguida. Para essa lavagem é preciso diluir Albocresil na proporção de 1:5 em água.

Para a hemostasia vagina, seja dermatológica ou pós-cirúrgica, deve-se pressionar de forma leve um algodão ou gaze embebidos na solução, logo após enxugar o local, deixando que atua por até 2 minutos.

Esse mesmo procedimento pode ser utilizado para tratar úlceras venosas de pernas e de decúbito e queimaduras pequenas, a fim de eliminar o tecido morto.

Albocresil

Em dermatologia

Para tratar lesões da mucosa ou da pele o produto pode ser usado concentrado ou diluído, sendo administrado sobre a área afetada até que esteja limpa e a cicatrização se inicie.

Em odontologia e Otorrinolaringologia

Em lesões da gengiva e mucosa oral esse produto pode ser aplicado diretamente na boca, sem diluição, com a ajuda de um cotonete, ou na diluição de 1:5.

Em casos em que as lesões orais são grandes ou múltiplas, o remédio deve ser aplicado em diluição. A boca deve ser totalmente enxaguada com água após o termino, visto que o grau e acidez pode levar à desmineralização dos dentes.

O mesmo procedimento deve ser utilizado para tratar feridas na cavidade faríngea e nos ferimentos de língua.

Em nenhuma hipótese o medicamento deve ser ingerido.

Albocresil gel

O lacre deve ser aberto com o lado externo da tampa e, para evitar que o conteúdo seja comprometido evite dobrar a bisnaga.

A frequência de aplicação depende da gravidade da lesão, sendo que a aplicação pode ser diária ou em cias alternados, sempre à noite antes de dormir.

O aplicador do gel é composto de duas partes, deve ser encaixado na bisnaga e a mesma deve ser pressionada até que o aplicador fique cheio.

Depois basta introduzir o aplicador profundamente no canal vaginal e empurrar o embolo a fim de depositar o gel no local. Ao fim é possível remover o embolo do aplicador lavando-o para a próxima aplicação.

O gel possui bioadesividade, que se espalha uniformemente pelas paredes do canal vaginal. E forma uma camada fina que abrande uma grande extensão da região afetada.

Uso pós cirúrgico e dermatológico

Nesses casos a recomendação é que se aplique uma cada do produto na área afetada e a quantidade irá depender do tamanho da lesão.

Para os casos de queimaduras, úlceras de decúbito e úlceras varicosas, a aplicação do gel é recomendada após o uso da solução concentrada, de forma direta e com o auxílio de uma gaze.

Albocresil óvulos

Em ginecologia

A frequência de aplicação depende da gravidade da lesão, sendo que a aplicação pode ser diária ou em cias alternados, sempre à noite antes de dormir.

Para usar o óvulo a paciente deve estar deitada e introduzi-lo profundamente no canal vaginal. Caso seja necessário para facilitar a sua entrada o óvulo pode ser umedecido com água em pouca quantidade.

É preciso permanecer deitada por, no mínimo, uma hora após a aplicação do produto. O uso de absorvente higiênico ou protetor diário é recomendado a fim de evitar que a roupa íntima fique manchada. Com uma eventual saída do produto.

O óvulo ainda pode ser combinado com a solução concentrada, sendo usado a partir do segundo dia de tratamento após a primeira administração da solução.

Caso esse óvulo tenha que ser aplicado em uma consulta médica é necessária a utilização de um tampão vaginal que spo deve ser removido após uma ou duas horas da aplicação.

Contraindicação do Albocresil

Esse medicamento é contraindicado para pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer componentes de sua fórmula. Além disso, não são conhecidas outras contraindicações para uso de Albocresil.

Efeitos colaterais do Albocresil

Pode acontecer, ainda no início do tratamento, o aparecimento de uma irritação no local da administração, que foi observada em casos isolados. Essa condição normalmente regride de forma espontânea e rápida.

No que diz respeito ao uso bucal da solução concentrada e do gel, quando em excesso ou em grandes áreas ele pode levar à desmineralização dos dentes. No entanto isso pode ser evitado realizando o enxágue da boca logo após a aplicação do produto.

Precauções

Esse produto é de uso unicamente tópico e não deve ser ingerido.

Durante a gravidez e a amamentação o uso de Albocresil só deve acontecer se houver recomendação medida e depois de avaliar os possíveis riscos oferecidos para a mãe e para o bebê. Isso porque não existem estudos a respeito da segurança desse medicamento em gestantes e lactantes. No entanto, os estudos em animais não demonstram qualquer prejuízo à formação do feto.

A solução concentrada deve ser evitada na cauterização do colo uterino em mulheres grávidas. Especialmente quando estejam nos últimos da gestação visto o risco de gerar um início de trabalho de parto precoce.

Não existem informações sobre a excreção dessa substância através do leite materno. Por isso o seu uso não é indicado a menos que haja recomendação médica.

É preciso evitar o uso de produtos irritantes durante a aplicação vaginal, tais como sabonetes e loções. As relações sexuais também devem ser evitadas.

Esse medicamento não deve ser utilizado no decorrer da menstruação.

Depois de alguns dias de tratamento, não é incomum que haja o acúmulo de policresuleno na vagina, bem como de células epiteliais. Isso se deve ao acumulo de produto com restos celulares e vai sendo naturalmente eliminado pela vagina na forma de um corrimento mais espeço e de cor esbranquiçada ou marrom clara.

No entanto, quando esse acúmulo é demais, existe a possibilidade de ir ao médico para realizar a sua retirada, evitando algum tipo de irritação no local ou sensação de incômodo.

Avisos

É fundamental um enxague intensivo da boca logo após a aplicação da solução concentrada ou do gel em grandes extensões da gengiva ou mucosa oral a fim de evitar a desmineralização dos dentes causadas pela acidez da substância.

Esse produto não deve ser ingerido para que se evite a ocorrência de erosões o esôfago.

Caso seja ingerido sem querer, é preciso tomar uma grande quantidade de água em seguida. Além disso, o médico deve ser consultado para proporcionar um tratamento adequado evitando erosões da garganta, boca e esôfago.

Deve-se evitar o contato do produto com os olhos. No entanto, caso isso aconteça é preciso enxaguar os olhos com bastante água até a substância seja completamente removida.

Em caso de algum tipo de irritação nos olhos o medico oftalmologista deve ser imediatamente consultado.

Produtos têxteis ou de couro devem ser enxaguados imediatamente após o contato com Albocresil antes que sequem.

Esse produto oferece uma importante ação cicatricial e, por isso, pode ocorrer a eliminação dos tecidos necrosados ou lesionados, podendo ser em grandes quantidades e isso faz parte do mecanismo de funcionamento desse produto.

Superdosagem do Albocresil

Não é conhecido o quadro clinico decorrente de uma superdosagem. No entanto, a ingestão acidental desse produto pode causar a erosão esofágica.

Caso ocorra a ingestão de uma grande quantidade de Albocresil, é preciso procurar o socorro médico imediatamente. Levando consigo a bula ou a embalagem do medicamento, para mais orientações ligue para 0800 722 6001.

Composição

Solução concentrada de Albocresil

Policresuleno ……………….. 36 % (g/g)
Veículo q.s.p ……………….. 12 ml
Veículo: água purificada.

Óvulos de Albocresil

Policresuleno ……………….. 0,09 g
Excipiente q.s.p ……………….. 1 óvulo
Excipiente: macrogol.

Gel de Albocresil

Policresuleno ……………….. 1,8 g
Excipiente q.s.p ……………….. 100 g
Excipientes: polioxietileno alquil éter, butilhidroxitolueno, macrogol, edetato dissódico, dióxido de silício, água purificada.

Albocresil Gel

Interação do Albocresil com outros remédios

Quando estiver fazendo uso desse medicamento evite o uso concomitante de outros produtos de aplicação tópica no mesmo local.

Essa é apenas uma recomendação de segurança. Pois até o momento não foram relatadas quaisquer interações medicamentosas de Albocresil com outros fármacos.

Armazenamento

Esse medicamento deve ser mantido em sua embalagem original e conservado em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC, ao abrigo de umidade.

O numero do lote, prazo de validade e data de fabricação podem ser encontradas na embalagem.

Esse medicamento não deve ser utilizado caso esteja com o seu prazo de validade vencido.

  • O óvulo vaginal de Albocresil tem forma cilíndrica arredondada em uma de suas extremindades e coloração creme a marrom avermelhada
  • O gel de Albocresil tem coloração branca a marrom-clara
  • A solução concentrada de Albocresil tem um aspecto límpido de coloração castanha-avermelhada.

Podem ser observadas manchas nos óvulos, mas isso de deve à aparência natural que tem sua massa base e não afeta a sua segurança ou eficácia.

Antes de usar qualquer uma das apresentações de Albocresil observe o aspecto do medicamento. Caso ele ainda esteja dentro da validade e apresente mudanças nas suas características físicas, consulte o médico para saber se pode ser utilizado.

Todo e qualquer medicamento deve ser mantido longo do alcance de crianças.

Albocresil Preço

Para comprar esse remédio não é necessária a apresentação de receita médica. O seu preço pode variar de acordo com a região e o local escolhido para a compra. Bem como se você vai comprar o produto referência ou o seu genérico; a segunda opção costuma ser mais barata.

No entanto, na internet, o frasco da solução concentrada de Albocresil com 12 mL pode ser encontrada por valores entre R$ 17 e R$ 23 reais.

A bisnaga com 50 g de gel de Albocresil com aplicador pode ser encontrada por valores entre R$ 18 e R$ 24 reais.

Já a caixa com 6 óvulos de 90 mg de albocresil podem ser encontrada por valores entre R$ 11 e 16 reais.

Albocresil Genérico

Não foram encontradas referências de medicamentos genéricos que contenham o Policresuleno em sua fórmula.

Pergunta dos leitores

Albocresil serve para aftas?

Sim, uma das indicações desse medicamento é para o tratamento de aftas.

Albocresil óvulos ajuda a engravidar?

Não é verdade que a utilização dos óvulos de Albocresil ajudam a engravidar.

Albocresil serve para Candidíase?

Sim, uma das indicações de Albocresil é o tratamento da candidíase.