Anencefalia – O Que é? Tem Tratamento? Causas, Diagnostico, Fotos!

A anencefalia é uma condição rara e normalmente caracterizada pela presença de defeitos de formação genética que são incompatíveis com a vida. Então, se você quer saber um pouco mais sobre essa doença, suas causas e demais detalhes, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

O que é Anencefalia?

A anencefalia nada mais é do que uma má formação eu ocorre no cérebro do feto, ainda no primeiro mês de gestação. Se caracteriza pela ausência total do encéfalo ou da caixa craniana do feto.

Com isso, há uma falha no fechamento do tubo neural que é responsável originar o sistema nervoso central.

Anencefalia causas

Existem diversos fatores que podem ser a causa da anencefalia. No entanto, o mais comum de todos é a falta de ácido fólico no início da gravidez. Além disso, fatores ambientais e genéticos também podem ser geradores dessa significativa alteração.


Mais do que isso, existem alguns outros fatores que pode causar a anencefalia, embora sejam mais incomuns, tais como:

  • Infecções
  • Administração inadequada de medicamentos no decorrer do primeiro mês da gravidez
  • Radiação
  • Intoxicação causada por substâncias químicas, tal como o chumbo
  • Utilização de drogas
  • Alterações genéticas

Ainda existem estudos que demonstram que as mulheres brancas que possuem diabetes do tipo I contam com 7 vezes mais chance de  ter uma gestação com feto anencéfalo.

Anencefalia causas

Diagnóstico de Anencefalia

A anencefalia é um problema de fácil diagnóstico e isso pode ocorrer ainda no útero, a partir de 12ª semana de gestação.

O diagnóstico é feito através do exame de ultrassonografia e não há margem para erro. No entanto, nas mulheres que não tem acesso a esse tipo de exame, a patologia é identificada somente no parto.

Isso reforça ainda mais a importância da realização o pré-natal.

Sinais e sintomas de um bebê anencéfalo

Existem algumas complicações que podem ocorrer em uma gestação com bebê anencéfalo, tal como o acúmulo de líquido amniótico no útero. Isso acontece porque o feto não degluti o líquido presente na bolsa.

Caso ocorra o nascimento de um feto com anencefalia, o bebê provavelmente será surdo, cego, não terá consciência e não terá a capacidade de sentir dor.

Os fetos sob essas condições ainda podem ficar em posições anômalas, o que dificulta o trabalho de parto já que parte desse fenômeno necessita do crânio para acontecer.

Além disso, não é sabido o motivo, mas o ombro dos fetos com esse problema são maiores do que o dos demais.

Por fim, ainda existe o risco de ausência de contração uterina depois do parto, o que pode levar a uma hemorragia pós-parto, colocando a vida da mãe em risco.

Tratamento

O fato e que não existe uma cura ou tratamento para a anencefalia, sendo esse um diagnóstico extremamente grave e bastante traumático para os pais.

Naqueles fetos que nascem vivos é realizado um suporte ventilatório, é que apenas uma medida paliativa.

Além disso, o suporte da equipe médica e também o apoio daqueles profissionais envolvidos são de extrema importância para a gestante.

Aborto Anencéfalo

Decisão do supremo tribunal federal

Há algum tempo o STF (Supremo Tribunal Federal), depois de alguns dias de debate, decidiu aprovar a interrupção da gestação por parte de mulheres grávidas de bebês anencéfalos com ajuda médica, descriminalizando essa ação.

 

Prevenção de Anencefalia

Não existe uma forma garantida de prevenir a anencefalia. No entanto, a forma mais indicada para isso é a administração de ácido fólico no decorrer da gestação e até antes, caso seja planejada. A fim de evitar as más formações fetais de uma maneira geral.

Diferença entre Anencéfalo e Acéfalo

A acefalia é uma condição bastante mais rara que se caracteriza quando o feto não forma seu coração e sua cabeça, dependendo de um gêmeo para sobreviver.

Assim o pescoço do feto parasita se une ao do gêmeo normal. E a sua circulação depende da pulsação do coração do irmão, sendo um problema sem cura.

Já a anencefalia é quando há a ausência parcial do encéfalo e também da calota craniana, bem como a malformação do tubo neural.

A expectativa de vida para os bebês nascidos com esse problema é bastante baixa, não ultrapassando os 2 anos de idade nos casos mais longevos.

Diferença entre Anencefalia e Microcefalia

A microencefalia nada mais é do que uma condição neurológica rara cujo cérebro e a cabeça do bebê com o problema são bastante menores que os das demais crianças da sua idade e do mesmo sexo.

A microencefalia é, normalmente, diagnosticada ainda no início da vida. E é decorrente de um desenvolvimento falho do cérebro no decorrer da gestação ou logo após o nascimento.

Já a anencefalia, como já foi dito, se caracteriza pela falha na formação do tudo neural e da calota craniana.

Diferentemente do que o nome sugere, a anencefalia não se configura pela ausência total do encéfalo. Mas sim naquelas situações em que há um varia grau de dano ao mesmo.

Anencefalia Imagens

Anencefalia fotos

Anencefalia fotos

Anencefalia cura

Anencefalia ultrassonografia fotos

Anencefalia ultrassonografia foto

Anencefalia ultrassonografia fotos

Pergunta dos leitores

Um bebê anencéfalo pode sobreviver?

Sim, existe a possibilidade de que um bebê anencéfalo sobreviva, no entanto a expectativa de vida é bastante baixa.

Um dos casos de bebê anencéfalo que sobreviveu é o de  Marcela de Jesus Galante Ferreira. Que contrariava o prognóstico médico.

O fato é que a menina foi diagnosticada com anencefalia assim que nasceu. Porém, um ano depois um exame de ressonância magnética revelou que ela possuía pequenas partes do cérebro. Somente o suficiente para manter as suas funções vitais ativa.

No entanto, quando tinha 1 ano e 8 meses de idade, Marcela veio a falecer. A causa da morte foi parada respiratória decorrente de uma pneumonia que foi causada pela aspiração de leite.

A mãe da menina recebeu o diagnóstico de anencefalia da filha quando estava no quinto mês de gestação. E mesmo assim não pensou em interromper a gravidez.

Bebê anencéfalo mexe na barriga?

Sim, é possível que o bebê portador de anencefalia se movimente dentro do útero da mãe. No entanto, na maioria das vezes isso se deve a falta de coordenação motora.

 

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a anencefalia, como se caracteriza e como agir frente ao problema.