Anis estrelado – Emagrece? Onde Comprar? Efeitos Colaterais, Chá

Como você já sabe, a cada dia mais e mais as pessoas estão procurando as especiarias como forma de cuidar da sua saúde e prevenir doenças. Uma delas é o anis estrelado, uma planta que está se tornando bem conhecida das pessoas. O anis estrelado é bastante versátil atualmente podendo ser consumido como chá, óleo que é retirado das sementes, in natura e na culinária.

Esta maravilhosa especiaria tornou-se um remédio natural muito eficaz. Pois, oferece vários benefícios e é uma planta que provem da china, tendo sabor é semelhante do anis, porém, seu formato é estrelado.

Na culinária é usado para dar sabor entre o doce e o amargo em alguns pratos, principalmente os asiáticos, mas também já está ganhando a simpatia da culinária ocidental e já é bem comum encontra-lo a venda em mercados de alimentos saudáveis.

O que é Anis estrelado?

O anis estrelado, também conhecido como estrela-de-anis, é uma planta (illicium verum) de uso medicinal e culinário de grande porte, podendo atingir até a 18 metros de altura. No oriente é mais utilizado como tempero para frutos do mar e carnes, mas no Brasil seu uso principal é como medicamento natural.


Existe uma outra planta, japonesa, muito parecida que é altamente toxica (illicium japonicum), por isso, é bom tomar cuidado. O anis estrelado é originário da China e do Vietnã e possui uma semente seca em forma de estrela, sendo que as partes que podem ser utilizadas da planta são: sementes, frutos e folhas (ricas em óleos essenciais).

Benefícios do Anis estrelado

Os benefícios do Anis estrelado são muitos, tais como:

Calmante

É indicado para que você tenha uma ótima noite de sono. Beba uma xicara de chá um pouco antes de deitar.

Combate infecções viraisAnis estrelado

O anis estrelado é abundante em ácido chiquímico, que é um composto encontrado no Tamiflu, remédio antiviral, e apesar de ser encontrado em outras plantas, no anis estrelado a concentração desse ácido é bem maior.

Combate flatulência

É um grande auxiliar nos problemas digestivos como prisão de ventre, cólicas, gases, inchaço, indigestão e ainda estimula as enzimas metabólicas.

Gravidez e lactação.

Na medicina convencional da China é comum as mulheres tomarem o chá durante a gravidez para aumentar a sua imunidade e no período de amamentação para aumentar a produção de leite.

Foi cientificamente observado que o anis estrelado possui este efeito estrogênico. Pois, possui uma substância chamada anetol que equilibra as funções hormonais femininas. Sempre lembrando que as doses devem ser no máximo de uma xicara do chá por dia.

Articulações

É indicado para muitas doenças que afetam tecidos conectivos e articulações, sendo particularmente indicado para tratamento de reumatismo.

Vitaminas

O anis estrelado possui elementos essenciais para o corpo como por exemplo cálcio, magnésio, potássio, ferro, cloro e vitaminas do complexo B.

Células do cérebro

É rico em vitaminas do complexo B, tais como tiamina, niacina, riboflavina e piridoxina que são de vital importância para as células cerebrais, podendo proporcionar melhor desempenho do sistema nervoso mantendo as células ativas e prevenindo a demência.

Efeitos colaterais do Anis estrelado

Como ingrediente na culinária, podemos dizer que o uso do anis estrelado não oferece nenhum efeito colateral, porém, quando aplicado diretamente sobre a pelem podem ocorrer algumas reações como bolhas, inchaço, escamação. Vale lembrar ainda que gestantes e bebês usá-lo somente com aprovação medica.

Pessoas com doenças hormonais como câncer de ovário, endometriose, câncer de mama e fibroide uterina não devem fazer uso do anis estrelado por conter um composto similar ao estrogênio pode acelerar o desenvolvimento dessas patologias.

Contraindicações

Em doses muito elevadas ou prolongadas ele pode ser tóxico e causar vômitos, náuseas e, em casos extremos, até mesmo delírios e convulsões. Ao tratar crianças pequenas a dose deve ser cuidadosamente administrada.

Em virtude da sua toxidade o anis estrelado não deve ser usado em alguns casos como sensibilidade a certas substâncias, doenças do fígado como cirrose, doenças estomacais e intestinais ou doenças que comprometem o sistema nervoso.

Propriedades

Anis estrelado chá

As propriedades do anis estrelado são as seguintes:

Propriedade antibacteriana.

Cada vez mais as infecções bacterianas aumentam a resistência aos antibióticos e nos últimos anos a procura por novos resultados também aumentou. Uma pesquisa realizada em Taiwan testou quatro componentes do anis estrelado e descobriu que estas substâncias foram eficientes para 67 espécies de bactéria que apresentavam resistência a vários medicamentos.

Esta característica antibacteriana auxilia no combate às bactérias causadoras da asma e da bronquite. Como expectorante, o uso do chá pode ajudar no alivio da tosse.

Propriedade Antifúngica

Pesquisadores coreanos observaram que o anis estrelado tem poderosas propriedades antifúngicas, sendo que elas podem ajudar a atacar um problema bem comum de pele, conhecido como candidíase, que é causado por fungos. Esta doença afeta boca, pele, garganta e pode também atingir as áreas genitais.

Propriedade antioxidante

Os radicais livres são átomos que podem prejudicar células saudáveis. Não podemos evitá-los pois são gerados pelo próprio organismo. Mas, você pode neutralizar a ação prejudicial dos radicais livres com o uso do chá de anis estrelado, devido a uma potente substância chamada linolool que juntamente com a vitamina A e C, que também estão presentes no anis estrelado, são um forte antioxidante

Como fazer chá de Anis estrelado

Faça uma infusão usando uma colher pequena de sobremesa de semente de anis estrelado, para um copo de água fervendo. Deixe repousar por mais ou menos 5 minutos.
Tome apenas uma xicara por dia. Lembre-se sempre que seu uso não deve ser abusivo.

Chá de Anis estrelado para bebê

Para bebês a dose deve ser bastante reduzida, sempre contando com a orientação de um médico para definir a dose.

Como plantar Anis estrelado

Árvore Anis estrelado

Não se trata de uma planta que exige muitos cuidados, portanto é relativamente fácil mantê-la. Para um bom resultado observe as seguintes recomendações:

  • Ambiente – você vai precisar de um bom espaço. Pois, é uma planta de porte grande, e o ideal é que seja plantada no jardim ou quintal.  Se você não quiser que fique muito alta, faça podas regulares para mantê-la entre 3 ou 4 metros.
  • Clima – é uma planta característica de regiões tropicais. Mas, é de fácil adaptação em regiões de outros climas desde que receba bastante luz solar.
  • Regas – o anis estrelado é uma planta que precisa de solo sempre úmido. Se você estiver numa região de clima muito quente a rega tem que ser mais frequente. Enquanto, em clima frio pode ser de 15 em 15 dias. O ideal é você usar o bom senso, não deixe o solo nem encharcado nem seco.
  • Solo – o solo precisa ter uma boa drenagem, a textura da terra arenoargilosa e boa quantidade de adubo (pode utilizar húmus). Se você for plantar mais de um pé, mantenha uma distância de pelo menos 3 metros entre as plantas. Pois, é uma planta com raízes que crescem esparramadas.

Pergunta dos leitores

Onde comprar Anis estrelado?

Se você já observou as informações e deseja experimentar esta especiaria, beneficiando sua saúde, saiba que o anis estrelado, para infusão, é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

Já existe a venda em supermercados, mas as lojas de produtos naturais são mais confiáveis na questão da qualidade. Já os cremes para pele e os óleos essenciais você encontra em lojas especificas para estes produtos.

Chá de Anis estrelado é indicado para bebê?

Apesar de seu efeito espasmódico, que alivia a cólica do bebe, o anis estrelado é considerado perigoso por seus efeitos colaterais, então é preciso muito cuidado. O ideal é seguir sempre as orientações do seu pediatra, que provavelmente vai lhe dizer que o bebê não deve ingerir nada além de leite materno até 6 meses de idade.

Anis estrelado emagrece?

O anis estrelado, como qualquer planta medicinal, não tem a eficácia de emagrecimento apenas pelo seu uso sem o acompanhamento de uma dieta alimentar. Ele possui sim uma essência diurética, que combate o acúmulo de líquido no organismo. Portanto o uso do chá, associado a uma dieta e atividade física, pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o anis estrelado, para que serve, seus benefícios e como deve ser utilizado. Boa sorte!