Anticoncepcional Engorda? Qual Tipo Engorda Mais? Algum Emagrece?

Desde sempre o uso de métodos contraceptivos é um tanto polêmico e muito se fala sobre seus efeitos, que anticoncepcional engorda e ainda que pode causar prejuízos à saúde.

Embora existam muitos mitos acerca desse tema, o fato é que existem também muitas verdades e que é preciso cuidado na hora de escolher o seu método contraceptivo para obter eficácia e segurança.

Por isso, para saber um pouco mais sobre contraceptivos, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o anticoncepcional.

 

O que são pílulas Anticoncepcionais

A pílula anticoncepcional, ou anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO), nada mais é do que um comprimido que combina hormônios a fim de inibir a ovulação e evitar uma gestação indesejada, bem como atuar na modificação do muco cervical para que ele se torne pouco favorável para o espermatozoide.


Vale lembrar sempre que o uso desse tipo de medicamento deve ser indicado pelo médico ginecologista e nunca utilizado por conta própria pois é preciso encontrar o comprimido correto para cada organismo.

O fato é que o uso de um produto inadequado levará ao aparecimento de efeitos indesejados, tal com o ganho de peso e é por isso que muita gente diz que o anticoncepcional engorda.

Anticoncepcional Engorda

Tipos existentes

Atualmente existem muitas opções de pílulas contraceptivas no mercado e as mais comuns são as seguintes:

  • Pílula monofásica: sua formulação oferece progesterona e estrogênio na mesma quantidade e é o mais utilizado pelas mulheres. Seu uso deve iniciar-se entre o primeiro e o quinto dia da menstruação dando 7 dias de pausa ao final de cada cartela.
  • Minipílula: esse tipo possui somente a progesterona na sua base e é indicada para lactantes que desejam evitar uma nova gestação.
  • Pílula multifásica: essa pílula combina diferentes doses de hormônios de acordo com a etapa do ciclo reprodutivo, apresentando menos efeitos colaterais e se diferenciando por serem coloridas, para que se posso identificar qual tomar em casa fase. É importante sempre respeitar a ordem da cartela.

Já no ano de 2007, pílulas com etinilestradiol e drosperinona foram lançadas no Brasil e são mais eficientes para quem acha que anticoncepcional engorda, pois amenizam os sintomas emocionais e físicos causados pelos hormônios femininos, tais como acne, tensão pré-menstrual e SOP (síndrome dos ovários policísticos).

Nesse tipo de cartela, os comprimidos são tomados por 24 dias e é feita uma pausa de apenas 4 dias, respeitando o mesmo tempo de ciclo que é de 28 dias mas em uma distribuição distinta.

Anticoncepcional engorda?

Anticoncepcional Engorda tamisa20

Muitos estudos foram realizados e publicados nas últimas décadas a fim de esclarecer a relação que existem entre o uso da pílula contraceptiva e o ganho de peso, ou seja, o porquê o anticoncepcional engorda.

O próprio departamento de ginecologia e obstetrícia da Hebrew-University Hadassah Medical School, licalizada em Jerusalém, fez um estudo que acompanhou 80 jovens mulheres magras que nunca haviam feito uso de contraceptivo previamente.

O primeiro grupo ficou com 31 mulheres que continuaram sem fazer uso da pílula e o segundo grupo, com 49 mulheres, passou a utilizar uma pílula com etinilestradiol e gestodeno em doses frequentes nos produtos disponíveis no mercado, sendo semelhante ao Yasmin, Diane e Selene, por exemplo.

Após 6 meses as participantes foram avaliadas no que diz respeito a peso corporal, índice de massa corporal, percentual de água, percentual de gordura e circunferência do abdômen e quadril e os resultados foram:

Conclusão do estudo

  • 30,6% das mulheres que usaram a pílula ganharam mais do que 0,5kg no período.
  • 35% das mulheres que não usara a pílula ganharam mais do que 0,5kg no período.
  • 20,4% das mulheres que usaram a pílula perderam ao menos 0,5kg no período.
  • 19,3% das mulheres que não usara a pílula perderam ao menos 0,5kg no período.

Nos dois grupos a metade as mulheres manteve o mesmo peso que tinha antes de iniciar o experimento e no que diz respeito a variação do tamanho do abdômen e quadril, os dados foram semelhantes nos dois grupos.

Sendo assim, segundo esse estudo, o uso das pílulas não pode ser diretamente relacionado com o ganho de peso.

Já no ano de 2011 foi feita uma revisão em 49 estudos já realizados e a conclusão foi a mesma, ou seja, embora muitas mulheres e profissionais tenham a ideia de que anticoncepcional engorda, isso não se mostra em estudos controlados que avaliam essas informações.

Por outro lado, o que os estudos mostram é que existem outros fatores que levam uma mulher à perda ou ganho de peso visto que é comum ocorrer variações de peso.

 

 

Qual Anticoncepcional engorda mais

Do lado do mito de que anticoncepcional engorda, anda o mito de que determinadas marcas de contraceptivos levam a um ganho de peso mais elevado do que outras.

Assim sendo, muita gente acredita que se engordar tomando uma pílula, basta trocar de marca até encontrar uma que não vá gerar o ganho de peso, mas o fato é que não existem qualquer tipo de comprovação científica para essa crença.

O que é verdade é que logo que começaram a ser comercializadas, na década de 1960, as pílulas contraceptivas traziam uma dose hormonal que chegava a ser até 10 vezes mais alta do que hoje em dia e daí sim acontecia o ganho de peso, bem como a maior incidência de efeitos colaterais, o que não acontece mais atualmente.

Sendo assim, não se pode dizer que uma determinada marca de anticoncepcional engorda mais do que a outra.

Efeitos colaterais do uso de Anticoncepcional

O uso de contraceptivos pode gerar o aparecimento de diversos efeitos colaterais, tais como:

  • Enjoos e náuseas: é um efeito comum para algumas mulheres e normalmente desaparece depois de alguns meses. No entanto, se persistir, o mais indicado é trocar de pílula para uma que tenha outra combinação de hormônios.
  • Cefaleia: as dores de cabeça podem estar relacionadas ao uso da pílula contraceptiva e nada como uma boa conversa com o ginecologista para uma análise mais precisa.
  • Diminuição da libido: com o passar do tempo de uso de contraceptivo oral é normal que isso ocorra e o mais indicado é conversar com o médico para que ele indique a melhor solução.
  • Sangramento de escape: pode ser algo comum no início da pílula mas se persistir é preciso consultar o médico para eliminar a possibilidade de outras causas. Tomas a pílula todo dia na mesma hora também pode ajudar.
  • Inchaço: embora muita gente diga que a pílula engorda isso não é comprovado. No entanto o que acontece é que dependendo da carga hormonal pode causar inchaço. E isso deixa a mulher mais pesada, mas por causa do líquido e não de gordura.
  • Trombose: 1 em cada 10 mulheres possui o gene que pode levar à trombofilia hereditária e o uso de contraceptivos aumenta a chance de desenvolvimento desse problema.

Anticoncepcional Engorda rápido

Qual tem menos hormônio

O mais indicado é sempre conversar com o médico. Para ter informações precisas e entender qual o melhor contraceptivo. Visto que isso varia de mulher para mulher, até porque algumas pílulas podem oferecer uma baixa de um determinado hormônio e alta de outro.

No entanto, dentre as marcas que apresentam uma dosagem mais baixa de etinilestradiol (estrogênio), temos:

  •  Iumi
  • Allestra 20
  • Diminut
  • Siblima
  • Tamisa 20
  • Mercilon.

Perigos do uso de Anticoncepcional

O uso de hormônios acaba interferindo na circulação feminina de diferentes maneiras. Aumentando a viscosidade do sangue, a dilatação dos vasos e por consequência, a coagulação.

Com isso ocorre o risco de formação de coágulos nas veias profundas, que ficam no interior dos músculos. Sendo mais comuns nas pernas mas também podem alojar-se no cérebro, provocando um AVC. Ou nos pulmões, levando gerando um bloqueio fatal.

No entanto, especialistas afirmam que nem todas as pacientes estão sob este risco. Visto que, tal como qualquer medicamento, o uso da pílula é seguro, dede que seja bem indicada. Isso quer dizer que antes da prescrição o médico deve fazer uma análise do histórico da mulher para averiguar a possibilidade de alguma contraindicação.

Isso por que as mulheres que fumam, sofre de enxaqueca ou tem histórico familiar de trombose apresentam chance 20 vezes maior de desenvolver o quadro. Devem ser considerados também mutações genéticas, histórico de câncer de fígado ou mamas, diabetes e hipertensão.

Anticoncepcional Engorda tipos

Quais pilulas são mais perigosas

Tal como a dosagem hormonal, classificar as pílulas como melhores ou piores ainda gera muita controvérsia. Visto que a escolha da mesma deve ser feita de forma individualizada. De acordo com hábitos, características e preferências de cada paciente. Muito além de considerar apenas se o anticoncepcional engorda ou não.

No entanto, vale ressaltar que algumas pesquisas indicam que alguns anticoncepcionais são mais perigosos e nocivos para as usuárias. Que são aqueles com drospirenona, tal como o Yaz, Elane e Yasmin. Outro contraceptivo que vêm levantando muita polêmica nos últimos tempos também é o Diane 35. Com diversas mulheres relatando casos de trombose depois de algum tempo de uso.

Alternativas a pílulas anticoncepcionais

Além do uso da pílula, que sempre gera a dúvida se anticoncepcional engorda ou não, existem outros métodos. Que podem ser utilizados, sejam eles hormonais ou não, para que se evite uma gravides, tais como:

  • Camisinha: é um método contraceptivo de barreira e indispensável também por evitar a transmissão de DST’s. Vale lembrar que existem também a camisinha feminina.
  • Injeções contraceptivas: além da pílula é possível usar o contraceptivo injetável. Com opções de aplicação mensal ou trimestral que são tão eficazes quanto o método oral.
  • Diafragma: que nada mais é do que uma cápsula feita em látex. Que cria uma barreira no colo uterino que impede a passagem dos espermatozoides.
  • Dispositivo Intrauterino (DIU): atua impedindo a passagem dos espermatozoides. Não deixando que se encontrem com os óvulos e depois de aplicado pode durar até 10 anos.

Além disso, existem outros métodos menos seguros. Como a famosa tabelinha, o coito interrompido, a observação da temperatura basal e a observação do muco vaginal.

Pergunta dos leitores

Qual Anticoncepcional injetável engorda mais?

O anticoncepcional injetável, assim como o oral, também não engorda. Sendo que o que pode acontecer é que ele cause uma retenção de líquidos. Causando inchaço, mas não o acúmulo de gordura.

Qual Anticoncepcional tem mais hormônio?

Atualmente a maioria dos anticoncepcionais do mercado oferecem uma baixa dosagem hormonal. No entanto, alguns possuem doses mais elevadas que outros. Tais como Trinordiol, Triquilar, Diane35, Selene, e Ferane35®.

Qual Anticoncepcional engorda mais rápido?

Como já foi dito aqui anteriormente, a ideia de que anticoncepcional engorda é errada. E não existem qualquer estudo científico que comprove isso. Sendo assim, não existe um anticoncepcional que engorda mais rápido.

Por outo lado, o que pode acontecer é que as marcas com mais hormônios podem levar uma maior retenção hídrica. Que é facilmente confundida com ganho de peso.

Algum Anticoncepcional emagrece?

Embora circule pela internet a história de um anticoncepcional que emagrece. A verdade é que não existem qualquer indício científico de que isso seja verdade. E realmente apresente os efeitos prometidos.

Pronto, agora você já sabe que e um mito que anticoncepcional engorda. Conhece os mais fracos e mais fortes e sabe os riscos e possíveis efeitos colaterais decorrentes do uso do mesmo.