Barbatimão – Benefícios, Onde encontrar? Emagrece Mesmo?

O barbatimão apesar de ser uma planta medicinal, pode ser uma bebida saborosa e completa. Ele possui várias propriedades que ajudam a curar algumas doenças, trazendo muitos benefícios à saúde.

É uma planta de porte médio, natural dos cerrados brasileiros, mais encontrada nas regiões Centro Oeste e Sudeste.

A planta do barbatimão é usada de várias formas:

  • Amadeira que é considerada durável e muito resistente
  • As folhas que são usadas para cataplasma ou compressa
  • A casca da qual é produzida uma tintura avermelhada que serve para curtir o couro
  • É também da casca, que é a parte mais utilizada, são feitos os chás pelo método de decocção.

Para que serve o Barbatimão (indicações)

Os índios já usavam o barbatimão para tratar de várias doenças, como por exemplo:

  • Pressão alta
  • Inchaço
  • Hematoma
  • Conjuntivite
  • Gastrite
  • Diarreia
  • Queimadura da pele
  • Diabetes
  • Dor de garganta
  • Hérnia
  • Malária
  • Hemorragia
  • Ulceras
  • Gonorreia
  • Ferimentos com hemorragia
  • Inflamações dos ovários
  • Corrimento vaginal
  • Inflamações do útero.

O barbatimão tem ação anti-inflamatória, antibacteriana, antimicrobiana, analgésica, antiparasitária, desinfetante, tônica, diurética, antidiabética e coagulante.

Nutrientes do BarbatimãoBarbatimão

O barbatimão possui em sua composição altas quantidades de tanino, especialmente na casca. O tanino é uma substância fenólica que se dissolve na água e tem um papel biológico na resistência ao ataque de microrganismos.

Possui também os flavonoides, em menor quantidade, que são substâncias com alto potencial antioxidante. Eles protegem as células e seu DNA dos danos causados pelos radicais livres.

Como usar o Barbatimão

Existe várias formas de usar o barbatimão. A mais comum é o chá que pode ser feito usando a casca, as folhas ou o caule da planta. Pode ser aplicado diretamente na pele em forma de unguento ou compressas.

Seu princípio ativo é também utilizado em produtos cosméticos, como sabonetes e cremes que atuam com seu efeito anti-inflamatório e cicatrizante diretamente na pele. Atualmente pode ser encontrado até mesmo em capsulas.

Contraindicação

O barbatimão é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amentando. Pacientes com problemas graves de doença de estomago, como câncer ou ulceras, também devem evitar seu uso, lembrando sempre que nestes casos seu médico sempre deverá ser consultado.

Efeitos colaterais do Barbatimão

O barbatimão pode causar irritação no estômago e até aborto em casos mais graves. Apesar de seus vários benefícios, essa planta possui algumas substâncias, como o tanino, que se consumida em excesso, pode ocasionar a diminuição da absorção de ferro. Portanto também não é recomendada para as pessoas que possuem deficiência de ferro.

Pergunta dos leitores

Como fazer banho de assento com Barbatimão?

Por ser a casca uma parte muito dura da planta o banho de assento deve ser feito por decocção. Coloque dois litros de agua com 2 punhados da casca, leve ao fogo e deixe ferver por mais ou menos 15 minutos.

Desligue o fogo tampe a vasilha e deixe descansar por mais 10 minutos. Coloque numa bacia e verifique a temperatura, que deve estar morna ou quentinha se estiver frio. Sente-se na bacia e fique por mais ou menos 10 minutos. Dica: você pode apoiar a bacia no vaso sanitário.

Para que serve o Barbatimão sabonete?

Na vagina encontram-se bactérias, do grupo lactobacillus, que constituem a flora vaginal deixando-a ácida, impedindo a proliferação de bactérias e fungos.

Quando ocorre um desequilíbrio no pH, esta barreira protetora se altera e assim ocorrem infecções, mau cheiro e proliferação de fungos.

O sabonete de barbatimão é indicado por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas que estimulam as defesas do corpo, restituindo o equilíbrio da flora vaginal.

Barbatimão emagrece?Chá de Barbatimão

O barbatimão também é conhecido como casca da virgindade. Através do seu uso tópico, sua propriedade adstringente teria um efeito de “apertar” a vagina, proporcionado na mulher uma sensação de virgindade.

Seguindo esta teoria, há quem acredite que o barbatimão emagrece porque teria o mesmo efeito diminuindo o estomago, o que pode até fazer sentido.

Porém o uso do chá por tempo prolongado pode provocar gastrite. Então, não é recomendado seu uso para este fim.

Chá de Barbatimão é indicado para corrimento?

O corrimento vaginal é um problema bem comum entre as mulheres. Seus sintomas são mal cheiro, ardência e coceira. Em primeiro lugar você deve investigar qual é o seu caso.

O tratamento para o corrimento será indicado de acordo com os sintomas e a causa do problema. Geralmente o médico vai indicar remédios antifúngicos ou antibióticos.

Em alguns casos o parceiro também precisa fazer o tratamento concomitantemente com a paciente. Se você optar por um remédio caseiro, o barbatimão é excelente para corrimento vaginal. Sua propriedade antibacteriana age diretamente na infecção eliminando-a.

Faça um chá e lave as partes intimas de 3 a 4 vezes ao dia.

Para que serve Barbatimão pomada?

Uma das principais substâncias do barbatimão (tanino) proporciona a cicatrização formando uma película que protege a lesão.

A partir desta descoberta, profissionais da área formularam a pomada de barbatimão usando esta substância, para que o tratamento de lesões seja feito direto no local.

Então o uso da pomada facilita o processo de cicatrização.

Onde encontrar ou comprar Barbatimão?

Nos dias de hoje, existe muita facilidade em conseguir este tipo de produto. Você pode encontrar em casas de produtos naturais.

As pomadas e sabonetes também podem ser encontradas em casas de produtos naturais. No entanto, onde tem mais ofertas é na internet.

e você optar pela compra online não esqueça de observar a avaliação do vendedor. Isso é importante para ver se é confiável e ter certeza que você está adquirindo um produto de qualidade.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o barbatimão, como ele age, para que serve e como utilizá-lo. Aproveite!