Benzetacil Dói? Para Que Serve? Efeitos Colaterais, Posologia, Preço – Bula

Benzetacil é um medicamento muito conhecido e amplamente utilizado, produzido pela Eurofama que pertence a classe das penicilinas, utilizada para tratar diversas infecções por germes sensíveis. Então, para saber mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele.

Para que serve Benzetacil ( Indicação )

Benzetacil é um medicamento que serve para tratar aquelas infecções que são causadas por germes que seja sensíveis à penicilina G, suscetíveis à baixos níveis séricos, contudo bastante prolongados, tais como sífilis, pinta, bouba, sífilis endêmica (bejel), infecções moderadas e leves da pele e do trato respiratório, infecções venéreas, profilaxia de recorrência da febre reumática ou coréia e profilaxia de doença reumática e glomerulonefrite aguda.

Como funciona Benzetacil

Benzetacil atua como bactericida na fase de multiplicação ativa desses microrganismos.

Depois de sua administração, a penicilina mantém seus níveis séricos ajustados pelos 28 dias seguintes.


Como tomar a injeção Benzetacil

Esse é um medicamento de administração exclusiva via intramuscular profunda.

Antes da retirada da dose para aplicação, frasco e Benzetacil (benzilpenicilina benzatina) deve ser vigorosamente agitado para que a solução fique homogênea.

A recomendação é que injeção seja intramuscular profunda, preferencialmente no quadrante lateral superior da nádega. No entanto, em crianças pequenas e lactentes pode ser melhor aplicar na face lateral da coxa.

No caso de doses repetidas a indicação é que se varie o local da aplicação.

Na aplicação é necessário evitar nervos e vasos sanguíneos e suas proximidades visto que o produto pode ocasionar sérias lesões neurovasculares.

Depois da inserção da agulha e antes de injeção da dose, é recomendado puxar o embolo da seringa para estar certo de que ela não atingiu um vaso sanguíneo.

Caso apareça sangue ou houver alteração na cor do produto é preciso procurar outro lugar para injetar.

A posologia vai variar de acordo com o problema apresentado, bem como da resposta individual de cada paciente.

Siga sempre as orientações do médico a respeito dos horários, doses e duração do tratamento.

Não suspenda o tratamento sem que haja conhecimento do médico.

germes Benzectacil

Contraindicações

Benzetacil é um medicamento contraindicado para pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a medicamentos da classe das penicilinas.

Esse medicamento também não deve ser administrado em mulheres grávidas sem que haja recomendação médica ou de um cirurgião-dentista.

Composição Benzetacil injeção

Cada mL da suspensão de Benzetacil contém:

benzilpenicilina benzatina …………… 300.000 U

excipientes* q.s.p. ……………. 1 mL

Excipientes: citrato de sódio, povidona, edetato dissódico, propilparabeno, metilparabeno, metabissulfito desódio, água para injetáveis.

Efeitos colaterais de Benzetacil

De um modo geral as penicilinas são substâncias de baixa toxicidade. No entanto, possuem um índice significativo causa de alergia (sensibilização).

As principais reações indesejáveis estão relacionadas com o uso da penicilina G benzatina e são as seguintes, de acordo com sua frequência:

infecções germes Benzactácil

Reações adversas comuns (>1/100 e <1/10)

Sistema nervoso central (SNC): dor de cabeça

Sistema gastrointestinal: náuseas diarreia, vômito e sapinho.

Trato genital: infecção vaginal e/ou da vulva por fungos (candidíase).

 

Reações adversas incomuns (>1/1.000 e < 1/100)

Sistema urinário e eletrolítico: inchaço causado por retenção urinária

Pele: coceira, erupções cutâneas, urticária e vermelhidão na pele.

Sistema imune: reações de hipersensibilidade como reações anafiláticas (reações alérgicas graves), inchaço da laringe.

Sistema cardiovascular: queda na pressão arterial.

 

Reações adversas raras (>1/10.000 e < 1/1.000)

Sistema nervoso central: convulsões e confusão mental.

Pele: atividade alérgica grave na pele e mucosas com a presença de bolhas e descamação, bem como outros sintomas, como a síndrome de Stevens-Johnson, eritema multiforme e necrólise epidérmica toxica.

Sistema gastrointestinal: colite pseudomembranosa (grave diarreia decorrente do uso de antibióticos), inflamação hepática ocasionada por medicação.

Vasos sanguíneos: oclusão de uma veia causada pro um trombo (trombose), inflamação das veias (tromboflebites)

Sistema urinário e eletrolítico: nefrite intersticial aguda (comprometimento da função dos rins), cristais presentes na urina, diminuição nos níveos de potássio no sangue, insuficiência renal aguda.

Sangue: destruição dos glóbulos vermelhos resultando em anemia, redução do número de plaquetas, aumento dos eosinófilos (um tipo de glóbulo branco), diminuição dos glóbulos brancos, distúrbios de coagulação, diminuição do neutrófilos.

Sinais e sintomas locais: lesão e dor no local da aplicação e tumoração.

Outras reações: febre e ocorrência de reação de Jarisch-Herxheimer, com calafrios, febre e dor no local.

Sempre informe ao médico ou cirurgião-dentista sobre o aparecimento de reações adversas decorrentes do uso desse medicamento.

Interação com outros medicamentos

Sempre avise ao médico caso esteja fazendo uso de algum medicamento, especialmente de anticoncepcionais, probenecida, micofenolato de mofetila, metotrexato.

Benzetacil Bula

Precauções

Já houve relatos de reações de hipersensibilidade sérias, com casos fatais em pacientes que fizeram tratamento com penicilinas. Pacientes com histórico de alergias a múltiplos alérgenos estão mais sujeitos a apresentar essa reação.

Esse medicamento deve ser utilizado com cuidado em pacientes que apresente histórico de alergia intensa ou asma.

No caso do aparecimento de reação alérgica o tratamento deve ser imediatamente interrompido.

A utilização de antibióticos pode provocar o desenvolvimento e microrganismo resistentes. Por isso é preciso que o médico esteja mais atento ao surgimento de outras infecções ocasionadas por fungos ou bactérias.

No caso de infecção por estreptococos é preciso que o tratamento seja suficiente para a eliminação dos microrganismos. Se não, podem surgir sequelas da doença.

É recomendada a realização de exames que procurem a presença dessa bactéria no final do tratamento para verificar se foram totalmente exterminadas.

Nos tratamentos para a sífilis e demais infecções espiroqueta, determinados pacientes desenvolvem reação de Jarisch-Herxheimer em seguida do início do uso e isso acontece, provavelmente, em decorrência da liberação de endotoxinas feita pelo treponemas mortos, o que pode ser confundido com uma reação alérgica. Nesses casos os sintomas são de cefaleia, febre, calafrios e reação no local da injeção. Lembrando que essa reação pode oferecer perigo e determinados casos.

Nos casos de tratamentos prolongados, especialmente quando houver a administração de altas doses, é recomendado que se faça uma avaliação periódica dos rins, bem como exames de sangue.

Benzetacil não deve ser aplicada nos vasos sanguíneos ou em troncos nervosos visto que pode gerar sequelas bem graves e até mesmo permanentes.

Uso em crianças:

Esse medicamento é seguro para uso em crianças, até mesmo lactentes e recém-nascidos, com segurança semelhante à observada em adultos.

Uso em pacientes com problemas renais

A excreção da substância é reduzida em pacientes com disfunção renal e seu uso deve ser feito com cautela nessas situações. Os pacientes portadores de epilepsia estarão mais sujeitos a ter convulsões quando expostos à penicilinas, o que é mais intenso quando há problemas renais.

Benzetacil Dói?

Uso na gravidez

Assim como as penicilinas, Benzetacil atravessa a placenta. No entanto, os efeitos para o feto, se existirem, ainda são desconhecidos.

Mesmo sendo considerado seguro para uso durante a gestação é preciso cautela para que seja utilizado somente quando necessário.

Esse medicamento não deve ser administrado em mulheres gravidas sem que haja orientação de um médico ou cirurgião-dentista.

Uso na lactação (amamentação)

Esse medicamento é sabidamente excretado pelo leite materno mas seus efeitos em lactentes, se existem, são desconhecidos. No entanto, a administração em mulheres que amamentam deve ser feito somente sob recomendação médica.

Sempre informe ao seu médico ou cirurgião dentista caso esteja fazendo uso de outros medicamentos, mesmo aqueles sem receita.

Nunca use um medicamento sem orientação médica visto que pode trazer riscos à saúde.

Onde comprar Benzetacil e Preço

Para comprar esse medicamento é necessária a apresentação de receita branca de duas vias e o seu preço pode variar de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra, bem como se você vai comprar o produto referência ou o seu genérico, visto que a segunda opção costuma custar menos.

No entanto, a internet pode ser um excelente lugar para encontrar o medicamento com um valor mais acessível.

A caixa com 10 frascos-ampola de 4 mL de Benzetacil 300.000u/ml (embalagem fracionada) pode ser encontrado por uma média de preço de R$ 12 reais.

Benzetacil posologia

Por que a produção de Benzetacil foi suspensa?

A Eurofarma, responsável pela produção de Benzetacil, divulgou uma nota informando que a interrupção na produção desse medicamento foi para que fosse possível implantar melhorias, não dando mais detalhes.

Eles ainda afirmaram que estão empenhados em voltar com a produção o quanto antes e que estão empregando todo seu trabalho para reabastecer os pontos de venda do produto.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não se pronunciou a respeito do assunto ainda.

No entanto, vale lembrar que os medicamentos que já foram produzidos e distribuídos às farmácias podem ser normalmente utilizados. O que acontece é que preciso encontrar um lugar que ainda possua o medicamento no seu estoque para a venda.

Perguntas dos leitores

Benzetacil dói?

Infelizmente, sim, a aplicação de Benzetacil dói! No entanto, normalmente a dor fica somente no local da aplicação, durando algumas horas.

Claro que o nível de dor depende da resistência e da resposta individual de cada pacientes, podendo ser uma dor moderada para uns e insuportável para outros.

Isso ocorre por causa da baixa solubilidade da substância, que é absorvida lentamente.

Podem ser administrados analgésicos caso a dor seja intensa.

Benzetacil da sono?

A sonolência não está entre as reações decorrentes do uso de Benzetacil, portanto, não, esse medicamento não causa sono.

Benzetacil serve para amigdalite?

Sim, uma das indicações desse medicamento é para o tratamento de amigdalite, que nada mais é do que a inflamação das amigdalas com inchaço.

Benzetacil e álcool?

Desde que ingerido em pequenas quantidades, o álcool não irá causar problemas na associação com Benzetacil. Mesmo assim, o mais recomendado para a segurança do tratamento é que se evite a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com esse antibiótico injetável.

Isso porque o álcool irá acelerar a eliminação da urina, acelerando o processo de excreção do princípio ativo e reduzindo sua ação.

Benzetacil corta o efeito do anticoncepcional?

Não, esse medicamento não interrompe o efeito dos anticoncepcionais nem mesmo altera a sua eficácia.

Grávida pode tomar Benzetacil?

Sim, esse medicamento pode ser utilizado em mulheres grávidas, desde que isso seja feito sob orientação e acompanhamento médico.

No entanto, é sabido que essa substância não causa abortos nem prejuízos ao feto, no entanto, como atravessam a placenta o seu uso só deve ser feito quando for necessário e sob orientação profissional.

Pronto, agora você já sabe mais sobre Benzetacil, suas indicações e como deve ser utilizado.