Biscoito de Polvilho Engorda? Quantas Calorias Tem? Faz Mal à Saúde?

Quem busca perder uns quilinhos está sempre atrás de novas dietas e substituindo alimentos. A nossa dúvida de hoje é: será que biscoito de polvilho engorda? Ele é sequinho, crocante, alguns temperados e outros de sabor natural. Nos últimos tempos tem ganhado com mais frequência as prateleiras dos nossos armários de cozinha.

Práticos, já que basta abrir e comer, os biscoitos de polvilhos são feitos de féculas, mais conhecido popularmente como amido de mandioca. Fonte de carboidratos, se frito o biscoito de polvilho engorda muito mais do que os assados, pois as gorduras aparecem em quantidades dobradas.

Proteínas e outros nutrientes são encontrados em porções inferiores e pouco significativa, tanto na versão salgada quanta na versão doce do biscoito. Mas nem por isso os valores calóricos são os mesmos.

Como é feito o biscoito de polvilho?

O amido de mandioca é semelhante ao amido de milho – conhecido como Maisena. Ele é encontrado em duas versões: o azedo e o original, polvilho doce – muito utilizado na produção do delicioso pão de queijo.


Qualquer tipo de amido integra o grupo dos carboidratos, da linha dos carboidratos simples. Significa que ele dá ao organismo energia de forma rápida, porém não sacia a fome a longo tempo, devido à falta de fibras e proteínas que facilitam a digestão. Assim como outras fontes de energia, quando ela não é totalmente gasta vira gordura em nosso corpo. Daí podemos dizer que o biscoito de polvilho engorda.

biscoito de polvilho engorda

Biscoito de polvilho engorda?

Para os amantes das dietas, o biscoito de polvilho se tornou popular pela sua consistência maciça. É leve, não completamente sólido e há muito ar por dentro. Isso ajuda a reduzir cada caloria da unidade em comparação a outros biscoitos.

Como citamos acima, é possível encontrar esse tipo de alimento frito ou assado. Para uma melhor qualidade de vida, você já sabe qual deve escolher, não é mesmo? Também há opções light, produtos que conseguem diminuir ainda mais a quantidade de calorias.

Existem embalagens, de determinadas marcas, que possuem (segundo o rótulo) em uma porção de 30 gramas, menos de 100 calorias. Mesmo tendo em sua composição somente carboidrato e gordura, o teor calórico é baixíssimo em qualquer opção.

Seria muito extremista dizer que o biscoito de polvilho engorda se baseando somente na quantidade de carboidratos que ele oferece.

Não viva só de biscoito de polvilho!

Uma alimentação baseada exclusivamente de biscoito de polvilho limitaria, e muito, o bom funcionamento do corpo, já que muitos nutrientes necessários para o dia a dia estariam em déficit. É preciso estar atento nas quantidades de calorias ingeridas, mas sem deixar de lado o senso para não complicar a sua saúde.

É aconselhado comer o biscoito de polvilho em poucas porções e dentro dos horários adequados. Dessa forma sua meta em perder peso não será afetada e as doses de carboidratos serão facilmente controladas.

Para os ansiosos, o biscoito também é indicado para a reduzir a compulsão alimentar de quem não consegue passar muito tempo sem mastigar algo, passando a sensação de saciedade.

Coma de forma moderada e dentro dos horários estabelecidos. Pessoas que comem de maneira irregular, normalmente acabam alterando suas refeições principais e estragando uma boa dieta.

Se tem dúvidas se o biscoito de polvilho engorda, a melhor coisa a fazer é comer com moderação.

 

 

O biscoito de polvilho não faz milagre

O biscoito não é uma fórmula mágica que faz você emagrecer em poucos dias. Ele só unifica no processo de emagrecimento, não age sozinho. Ele é usado para substituir guloseimas e reduzir suas vontades de comer coisas muito mais engordativas entre as refeições. Ele atua mais no psicológico do que propriamente no estômago.

Indivíduos que necessitam estar sempre mastigando alguma coisa, com certeza não estão realmente com fome.

Ele também pode ser colocado algumas vezes nos lanches intermediários. Assim quem busca variedades para complementar o cardápio, pode muito bem fazer uso desse alimento simples, mas eficaz.

prato com biscoito de polvilho

Como consumir o biscoito de maneira certa

É claro que você não vai destruir o pacote todo de uma só vez, né?! Cada caso é um caso, mas o conselho, para se manter nos padrões saudáveis, é não consumir mais de 20 unidades de uma só vez. Aprenda:

  • Evite não ultrapassar o limite estipulado;
  • Prefira as versões light ou assadas;
  • Escolha produtos que possua pelo menos um pouco de fibras, isso ajudará no valor nutricional do alimento;
  • Substitua metade da porção por iogurte light ou três fatias de presunto cozido –  a saciedade será preenchida melhor;
  • Se você tem um plano alimentar, não acrescente projetos de outras pessoas. Por exemplo, se a sua dieta contém sódio em menores quantidades, não é indicado incluir o polvilho. Pessoas que estão na dieta da restrição do carboidratos, também precisam deixa-lo de lado. Dietas de pontos, dietas de notas, também devem estar atentos. Porque por mais leve que seja, o biscoito irá roubar pontos da dieta.

Receita Prática

Pronto para colocar a mão na massa? Chegou a hora de conferir se o biscoito de polvilho engorda. Separamos uma receitinha bem bacana e feita da maneira mais saudável possível. Você irá precisar:

vários biscoitos de polvilho

  • 2 xícaras, de chá, de polvilho;
  • 1 colher, de sopa, de óleo de coco;
  • 200 ml de água quente;
  • 1 ovo;
  • 1 pitada de sal.

Passo a passo: Em uma tigela adicione o ovo, óleo de coco e o polvilho. Mexa sem parar.  Acrescente a água e amasse a mistura até atingir uma consistência firme – se preciso adicione um pouco mais de água – mas deixe a massa bem lisinha.

Depois de amassada, você pode separar fazendo pequenas roscas, palitinhos ou até formatos de desenhos. Com o forno pré-aquecido a 180º, deixe assar por aproximadamente 15 minutos.

Essa receita rende até 10 rosquinhas, com cerca de 60 calorias. Quanto mais tempo deixar assar, mais sequinha ela ficará!

Com uma massa assim só com óleo de coco, sem frituras e bem light, você ainda acredita que o biscoito de polvilho engorda? Não, né?! Então aprecie com moderação.