O Que é Citólise? Qual o Significado no Resultado de Exame Papanicolau!

São inúmeras as patologias que podem afetar a saúde ginecológica da mulher. Uma dessas patologias é a Citólise – vaginite que tem como principal característica o aumento da acidez vaginal.

 

O que é Citólise

A citólise, também chamada de vaginose citolítica é uma condição que se caracterizada por um corrimento vaginal não contagioso. Ela ocorre em razão de uma hiperacidez da vagina, em virtude da produção demasiada de ácidos lácticos. Este líquido vaginal costuma ser pastoso.

Sua presença é mais observada na fase luteal do ciclo menstrual, mas pode acontecer em qualquer período do ciclo. É uma vaginite de fácil tratamento.

Causas da Citólise

A principal causa para a citólise é a presença de uma acidez mais intensa do que a normal na vagina da mulher. Essa forma de vaginite é mais comum de aparecer na 2ª fase do ciclo menstrual da mulher.


um caso de excesso de Citólise

 

Sintomas da Citólise

Entre os principais sintomas da Citólise estão: um ardor no momento de urinar e certa dor durante as relações sexuais. Ainda existem pacientes que apresentam uma secreção vaginal branca, não aderente, não grumosa, de aparência homogênea e fluida. O odor da secreção pode ser variável.

Ainda podem existir como sintomas um prurido  vulvovaginal, dispareunia e ardor na fase luteal do ciclo menstrual. Isso devido pela maior concentração de glicogênio livre na vagina, provocando o aumento da quantidade de lactobacilos.

 

Fatores de risco

Estudos e pesquisas apontam que a vaginite é mais frequente durante a 2ª fase do ciclo menstrual da mulher. Além disso, alguns hábitos devem ser evitados para se prevenir a acidificação do tecido e das secreções normais vaginais, que podem levar. São eles:

  • Praticar relações sexuais sem lubrificação suficiente, causando esfolação das paredes da cavidade vaginal. Não havendo lubrificação natural suficiente, recomenda-se o uso de produtos lubrificantes próprios para a região
  • Abuso de medicamentos, como antibióticos
  • Ter relações sexuais sem o uso de preservativo
  • Fazer uso diário de absorventes íntimos
  • Usar absorventes internos com frequência. A mulher deve alternar com o uso dos absorventes externos. OBS: absorventes só devem ser usados no período menstrual
  • Usar calcinha de tecido sintético. Recomenda-se o uso de calcinhas à base de tecido algodão
  • Usar sabonetes íntimos mais de uma vez ao dia. Recomenda-se lavar a região genital com esses produtos apenas 1 vez ao dia
  • Não saber da procedência de produtos usados em clínicas de depilação da área íntima. Esses produtos, como cera depilatória, devem ser descartáveis e jamais reutilizados

 

Exame de Citólise

Ela é diagnosticada pela observação da cavidade vaginal e do colo do útero pelo médico ginecologista. O exame que detecta a sua presença é o papanicolau.

Tratamento de Citólise

um caso de Citólise

O tratamento da Citólise tem como finalidade a correção do pH vaginal. Para tanto, é recomendado que a mulher suspenda a utilização de todos os produtos de uso tópico para reduzir a agressão ao epitélio (tecidos celulares da cavidade vaginal).

Para o tratamento são utilizados óvulos de bicarbonato de sódio com cerca de 150 mg. Os óvulos devem ser aplicados diretamente dentro da cavidade vaginal de 2 a 3 vezes na semana por 2 semanas consecutivas ou de acordo com a indicação do ginecologista.

Depois deste período de tratamento, se faz uma avaliação da sintomatologia clínica pelo ginecologista.

Ainda pode ser indicado pelo médico – juntamente com o tratamento base – banhos de assento com bicarbonato de sódio. A solução caseira para o banho de assento deve ser preparada com a diluição de uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio em cerca de 600 ml de água fria ou morna. O banho de assento pode ser feito durante 3 a 5 dias consecutivos por 5 a 10 minutos. Esse método caseiro ajuda no alívio dos sintomas locais e no tratamento.

Pergunta dos leitores

Citólise é grave?

Não, a citólise é uma condição vaginal anormal apresentada pela mulher, porém, possui um tratamento fácil e muito eficaz.

Qual remédio devo tomar para Citólise?

Estão indicados para o tratamento da Citólise óvulos vaginais de bicarbonato de sódio, que devem ser usados de 2 a 3 vezes na semana, durante 2 semanas. Ainda podem ser indicados pelo médico banhos de assento caseiros com bicarbonato de sódio para ajudar no prognóstico da Citólise e alívio dos sintomas que ela causa, como a coceira e o ardor.