Coceira na Vagina – Como Aliviar? Qual a Melhor Pomada? Causas!

Toda mulher sabe que vez ou outra aprece uma coceira na vagina e isso pode gerar um grande desconforto, afinal, não é uma situação nada agradável, não é mesmo?!

O fato é que a coceira vaginal pode ocorrer por diversos motivos e é por isso que é importante entender o que pode estar causando o problema para que seja possível determinar um tratamento correto.

Então, para saber mais sobre a coceira na vagina, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

 

Causas da coceira na vagina

A coceira na vagina pode ser apenas o sintoma de um problema, tal como a candidíase ou alguma alergia. Quando esse problema acontece por causa de uma reação alérgica, a área afetada normalmente é a parte mais externa da vagina.


Para isso, o uso de calcinhas de algodão é o mais indicado e o uso de calcinhas de outros materiais e também de calças jeans no dia a dia pode ser prejudicial, agravando o problema.

Já quando a coceira é interna, o mais provável é que a causa seja alguma bactéria ou fungo e a coceira na vagina pode vir acompanhado de inchaço, corrimento e mau cheiro.

Na grande maioria das vezes o problema da coceira é causado pela candidíase em decorrência de um desequilíbrio dos fungos que habitam naturalmente essa região.

Coceira na vagina alivio

Fatores de risco

O risco de acabar contraindo alguma doença que possa levar ao aparecimento de coceira na vagina é aumentado pelos seguintes fatores:

  • Uso de antibióticos, visto que influenciam o equilíbrio hormonal entre as bactérias e leveduras vaginais
  • Condições que debilitem a imunidade, tal como HIV ou diabetes mal controlados.
  • Usar roupas íntimas e roupas justas, que elevam a temperatura da vagina
  • Uso de produtos de higiene íntima e também produtos perfumados na área da vagina, tal como talcos.
  • Realização de duchas vaginais com frequência
  • Início da menopausa
  • Sexo com parceiros (as) múltiplos
  • Sexo sem uso de proteção.

Por isso, se você se encaixa em algum desses fatores de risco, nada como ter cuidado redobrado para evitar o problema de ter coceira na vagina.

Tratamento da coceira na vagina

Obviamente que o tratamento adequado para a coceira na vagina irá depender do que está causando esse problema, no entanto, o mais comum é a candidíase, que pode trazer um grande desconforto. Sendo assim, veja como tratar a coceira na vagina em cada caso:

  • Candidíase: nesse caso o tratamento pode ser feito com algum tipo de antifúngico oral ou em pomada vaginal, que só deve ser utilizado sob recomendação médica.
  • Alergias: algumas substâncias químicas como o cloro podem causar alergias e por isso é importante lavar bem a área cm um sabão de pH neutro e usar roupa íntima de algodão. Depois de sair da piscina, não permaneça com o biquíni molhada com essa água com cloro a fim de evitar o desenvolvimento de fungos.
  • Doenças sexualmente transmissíveis: o médico deve sempre ser consultado para identificar a causa do problema e dar início a um tratamento com antivirais ou antibióticos específicos para o caso.

Independentemente do caso, se a coceira permanecer por mais de uma semana ou venha com outros sintomas, o mais aconselhável é procurar o médico imediatamente para dar início a um tratamento adequado para a coceira na vagina.

Medicamentos

Como já foi dito, a coceira na vagina pode ser decorrente de diversas causas. Dessa forma, o tratamento também será determinado assim, logo, somente um especialista é quem pode prescrever o medicamento adequado para cada situação.

No entanto, os medicamentos mais comuns para o tratamento da coceira vaginal são os seguintes:

  • Fluconazol
  • Clindamicina
  • Metronidazol

Sempre siga adequadamente as orientações do médico a respeito das doses, da duração do tratamento e horários e também nunca pratique a automedicação.

Remédio caseiro para coceira na vagina

vinagre de maca coceira na vagina

Para que se tenha um diagnóstico preciso e adequado sobre a causa da coceira na vagina. É imprescindível que a mulher procure por um médico. No entanto, alguns remédios caseiros podem ser utilizados para ajudar no tratamento da candidíase. Que é a causa mais comum da coceira nessa região, veja:

  • Banho de assento: para isso basta ferver água e misturá-la com água em temperatura ambiente dentro de uma bacia. Com a água morna, sente-se na bacia de maneira que a região da pélvis fique completamente submersa. Finalize lavando com sabonete de pH neutro, água morna e secando bem.
  • Chás: basta utilizar duas colheres de sopa de alecrim seco. Duas colheres de sopa de tomilho seco e uma colher de sopa de sálvia seca em 375ml de água. Esquente a água e quando ferver desligue o fogo e acrescente as ervas, deixando em infusão por 20 minutos. Use a mistura para lavar a vagina 2 vezes por dia.
  • Vinagre: basta misturar 4 colheres de sopa de vinagre em 500ml de água morna. Colocar em uma bacia e sentar lá por 20 minutos, deixando a região da vagina toda submersa. Pode ser repetido de duas a três vezes por dia.

Prevenção

Como já diz o ditado, é sempre melhor prevenir do que remediar. Então, para evitar coceira na vagina, veja algumas indicações:

  • Fazer uso de roupa íntima de algodão, evitando tecidos sintéticos que não permitem a respiração do local
  • Praticar uma boa higiene íntima lavando a parte externa da região com sabonete neutro, inclusive depois do contato íntimo.
  • Não fazer uso de calças jeans apertadas, pois elevam a temperatura no local
  • Fazer uso de preservativo em todas as relações, evitando o contato com doenças

Vale lembrar ainda que tudo isso ajuda também quando a coceira já existe, aliviando a irritação e reduzindo o incômodo.

Pergunta dos leitores

Qual pomada ginecológica para coceira e corrimento devo usar?

Existem diversos cremes vaginais no mercado atualmente que servem para tratar as causas da coceira na vagina. Tais como Colpatrin e Colpistatin. No entanto, dentre os remédios mais utilizados estão as substâncias como Secnidazol (antiparasitário), Metronidazol (antibiótico) e Fluconazol (antifúngico).

O creme vaginal chamado Amplium-G também é excelente, sendo bastante completo para diferentes tipos de infecção.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre coceira na vagina. O que causa, como tratar e os melhores medicamentos, inclusive caseiros, para resolver o problema.