Como desentupir o nariz – Maneiras de desentupir o nariz rápido!

Existem diversas situações que podem causar uma congestão nasal. Tais como, resfriados e alergias e nesse momento tudo o que se quer é saber como desentupir o nariz.

Então, para apender algumas técnicas e conferir algumas dicas, continue lendo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como desentupir o nariz

Lavagem nasal com soro fisiológico

O soro fisiológico é um grande aliado para quem quer saber como desentupir o nariz. Ele ajuda muito no processo, podendo ser utilizado tanto em adultos como em crianças em casa mesmo. Para isso, será necessário o seguinte:

  • Uma seringa com 5 a 10 ml de soro fisiológico

Depois, basta ir para a pia do banheiro e inclinar o corpo para a frente. Abra bem a boca para respirar por ela durante o procedimento.

Incline a cabeça para o lado e posicione a seringa em uma das narinas. Pressione o embolo esguichando o soro fisiológico até que ele saia pela outra narina.

Para quem se pergunta como desentupir o nariz, o mais indicado é fazer o procedimento de 3 a 4 vezes em cada uma das narinas, de acordo com a congestão e a necessidade.

Finalize assoando o nariz para que se retire a maior quantidade de secreção possível.

Massagem descongestionante

Como desentupir o nariz

Uma outra técnica que ajuda muito quem quer saber como desentupir o nariz é a massagem facial, que é uma prática bastante simples.

Para isso basta massagear a lateral das narinas com os dedos indicadores. Lembre-se que esses pontos são muito importantes e utilizados na técnica milenar de acupuntura.

Depois, basta pressionar esses dois pontos simultaneamente por cerca de 1 minuto e soltá-los. O processo pode ser repetido por 3 vezes, respeitando intervalos de 5 minutos entre casa massagem.

Técnica de Osteopatia

A técnica da oesteopatia consiste em aplicar pressão em determinados pontos. Pode ser aplicada no corpo inteiro para diferentes problemas.

Para desentupir o nariz basta pressionar o céu da boca com a língua, empurrando-o para cima ao passo que pressiona a região das sobrancelhas por cerca de um minuto. A explicação para que isso funcione é que essa ação movimento a osso da face que se localiza entre a passagem da boca para o nariz.

Existem ainda outros movimentos que podem ser realizados, como por exemplo: colocar os 4 dedos das mãos na nuca, com a palma da mão voltada para cima e usar os dedões para pressionar as laterais do nariz.

Enquanto estiver aplicando essa pressão, vá puxando esses pontos levemente para trás, em direção das orelhas, como se tentasse abrir o nariz, expandindo as narinas.

Respire algumas vezes e perceba a respiração ficando mais fluida e sem congestão.

Como desentupir o nariz em bebê e criança

É muito comum que as crianças tenham problemas de congestão nasal, fazendo com que os pais se perguntem como desentupir o nariz do bebê. No entanto, existem algumas alternativas que podem ser aplicadas, lembrando que o uso de soro fisiológico é indispensável para isso.

Veja algumas técnicas de como desentupir o nariz de bebê e crianças:

  • Aspirador nasal: esse é um aparelho simples de sucção nasal que tem diferentes modelos disponíveis no mercado. Então, antes de fazer uso do sugador, pingue algumas gotinhas de soro fisiológico, certificando-se de que ele está sentado e com a cabeça acima do nível do restante do corpo para que não se engasgue.
  • Lavagem nasal: a técnica de lavagem que foi ensinada anteriormente também serve pra bebês e crianças e ajuda a hidratar as vias aéreas, eliminando ainda o excesso de secreções. O procedimento pode ser realizado quantas vezes for necessário com uso de uma seringa ou conta-gotas. Faça a lavagem com a criança sentada esguichando o soro de um só vez.
  • Banho quente: o vapor o banho quente ajuda a deixar o muco mais fluído, melhorando a respiração. Antes de entrar no banho, pingue algumas gotinhas de soro fisiológico nas narinas.

O que é a congestão nasal

Como desentupir o nariz de bebê

A congestão nasal nada mais é do que um problema que acontece quando as mucosa do nariz se encontram inflamadas, que é um processo resultante da presença de alérgenos ou germes.

O fato é que a congestão nasal pode ser desencadeada por diversos fatores e pode ser tão incomoda que não permite nem a realização das tarefas do dia a dia.

Além disso, a congestão nasal é comumente um sintoma que indica a proximidade de um resfriado, uma gripe ou outros problemas, tais como alergias, contaminação e outros.

Pergunta dos leitores

Existe algum remédio para desentupir o nariz rápido?

Sim, existem remédios descongestionantes, que ajudam a eliminar o muco e acabar com a inflamação que são de administração oral e também existem sprays nasais e gotas que são de aplicação local, que ajudam na eliminação do muco que está causando a congestão. Ambas apresentações são excelentes para ajudar a desentupir o nariz.

Existe algum remédio caseiro para desentupir o nariz com Sinusite?

Sim, sem dúvida existem diversos remédios caseiros para quem quer ajuda para desentupir o nariz, tais como:

  • Alho: o alho e um poderoso antiviral e por isso o seu consumo com certa frequência é indicado para evitar problemas como esse. No entanto, se o nariz já está entupido, a dica é preparar um chá de alho bem forte e tomar ele no decorrer do dia.
  • Óleo de eucalipto:  o eucalipto possui propriedades anti-inflamatória e descongestionante. É um grande aliado para quem está sofrendo com a congestão nasal. Para usar o óleo, basta pingar umas gotinhas em um lenço e inalar por algumas vezes durante o dia, pingar uma gotinhas no banheiro antes do banho ou colocar algumas gotinhas no travesseiro.
  • Vinagre de maçã: esse líquido ajuda a afinar o muco, facilitando que ele seja expelido mais rápido pelo corpo. Então, basta misturar um copo e água e uma colher de sopa de vinagre. Ou então faça a mistura de 2 colheres de sopa de vinagre, água morna e mel e tome uma delas por 2 a 3 vezes ao dia.

Vick ajuda a desentupir o nariz?

Sim, produtos mentolados normalmente ajudam a desentupir o nariz e melhorar a respiração por algumas horas. O Vick combina cânfora, mentol e eucalipto para uma ação mais poderosa e eficaz.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como desentupir o nariz, técnicas para isso, como fazer e o que realmente funciona para a congestão nasal. Boa sorte!