Como Limpar o Umbigo – Passo a Passo Do Método Mais Seguro e Eficaz!

O umbigo humano é um verdadeiro criadouro de bactérias. Embora todas as atenções dos primeiros dias de vida sejam voltadas para ele, a verdade é que ele acaba sendo deixado de lado quando ficamos adultos. No entanto, é imprescindível cuidar e saber como limpar o umbigo.

O fato reconhecido por dermatologistas é que essa parte do corpo é a que mais acumula bactérias. O pior é que elas podem tornar-se patogênicas, levando ao surgimento de doenças e problemas de pele.

Então, se você quer saber como limpar o umbigo e manter a sua saúde em dia, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Como limpar o umbigo

Se a dúvida é como limpar o umbigo, fique tranquilo, essa é uma tarefa bastante simples e essencial para evitar a proliferação de bactérias nessa cavidade.


De acordo com os dermatologistas, é importante que se crie uma rotina diária de higiene que inclua a limpeza do umbigo. Isso deve ser feito com água e sabonete mesmo.

Por fim, é importante secar bem a região, lembrando que a umidade pode favorecer o a proliferação de bactérias.

Uma outra dica dada pelos especialistas, é que se use um cotonete embebido em álcool 70% ou óleo de bebê. Isso pode ser feito apenas 2 vezes por semana e a cavidade deve ser bem secada depois utilizando um cotonete seco.

É importante lembrar que áreas de dobra, com é o caso do umbigo, devem sempre ser limpas e secas a fim de evitar o acúmulo de bactérias e o mau odor.

uma mulher fazendo um coração com os dedos no umbigo

Como limpar o umbigo com piercing

Sem dúvidas, quem tem um piercing no umbigo está sob um risco maior de acabar desenvolvendo uma doença de pele. Dessa forma, é fundamental que a pessoa faça a remoção da joia ao menos uma vez por semana. Isso sem contar a rotina diária com água e sabão no banho.

Vale lembrar ainda que o objeto só deve ser recolocado na perfuração depois que já estiver completamente seco.

Como limpar o umbigo do bebê

A higiene também é algo fundamental nos bebês, por isso é preciso saber bem como limpar o umbigo dos mesmos a fim de evitar problemas.

No caso de crianças cujo umbigo já caiu, as regras são as mesmas que para os adultos, ou seja, limpeza diária com água e sabão no banho e higienização com álcool 70% duas vezes na semana.

Já para aquelas crianças que ainda possuem o coto umbilical a situação é diferentes. Nesses casos, é preciso que a limpeza seja feita ao menos 3 vezes por dia e com a utilização e álcool 70%. Isso pode ser feito depois do banho e também nas trocas de fralda.

Lembre-se que um pequeno sangramento é algo considerado normal. No entanto, sangramento excessivo ou secreção, é preciso a realização de curativo.

Para realizar a limpeza, a mãe deve levantar suavemente o coto umbilical e limpar bem a base usando um cotonete. É importante retirar qualquer secreção que esteja no local. Se o algodão sair escuro, repita o procedimento com um cotonete limpo.

A secagem pode ser feita com uma gaze caso esteja muito molhado. Aos poucos, o coto umbilical vai ficando mais seco, escuro e endurecido.

Na hora do banho a lavagem também pode ser feita com água e sabão neutro. Depois disso, deve-se realizar a secagem e limpeza normalmente.

Não se aconselha o uso de faixas ou peças que impeçam que o umbigo fique arejado. E importante também fazer uma dobra na fralda para que ela fique abaixo do umbigo que ainda não caiu.

Vale lembrar ainda que caso o bebê chore durante o procedimento, não é preciso medo. A limpeza em si não dói. Normalmente o choro é mais pelo incomodo da situação do que por dor.

Depois da queda do coto umbilical

Depois então que o umbigo cair a dúvida continua: como limpar o umbigo do bebê? Pois bem, Nesse caso a limpeza deve continuar sendo feita ainda por 10 dias depois da queda.

Caso a região apresente vermelhidão excessiva, forte sangramento ou secreção exagerada o pediatra deve ser imediatamente procurado.

como limpar o umbigo de menino

Por que cultivar o hábito de cuidar do umbigo

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, dos EUA, um umbigo pode conter a incrível soma de mais de 1400 bactérias. Por isso é que você não deve mais ter dúvidas sobre a importância de mantê-lo limpo. Ainda mais agora que você já aprendeu como limpar o umbigo.

Pergunta dos leitores

Limpar o umbigo é perigoso?

Muito pelo contrário. O que pode ser perigoso é o ato de não limpar o umbigo. Isso porque as bactérias que existem lá podem se proliferar em excesso. Logo, isso vai levar ao surgimento de problemas de pele.

No entanto, claro, é importante fazer isso da maneira certa, como foi ensinado aqui. Assim não existe perigo!

Mexer no umbigo faz mal?

Não verdade, ao ficar mexendo no umbigo você pode estar depositando lá dentro uma quantidade ainda maior de bactérias. Isso pode levar o mesmo a inflamar. No entanto, o ato de mexer em si não ocasiona nada além de um desconforto ou sensação estranha.

Ficar com o umbigo sujo na gravidez, faz algum mal?

Ficar com o umbigo sujo não é algo que se deve fazer em nenhum momento da vida. Além disso, o corpo da mulher fica mais suscetível pois está com as defesas um pouco comprometidas. Dessa forma, é importante manter a higiene da região inclusive durante a gestação seguindo as dicas de como limpar o umbigo.

Pronto, agora você já sabe como limpar o umbigo e a importância de manter esse ato diário de higiene. Aproveite essas informações e não se descuide do seu umbigo.