Creme Vaginal – Nitrato de miconazol, Como Usar? Instruções para uso

É bem possível que toda mulher já tenha que ter feito uso de um creme vaginal alguma vez na vida. Isso porque é comum ter algum problema vaginal de vez em quando. Nessa hora, os produtos de aplicação local são grandes aliados, tal como o Nitrato de miconazol.

Então, para saber um pouco mais sobre esse creme, continue lendo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Para que serve o Creme vaginal Nitrato de miconazol

O creme vaginal à base de Nitrato de Miconazol é indicado para tratar problemas como infecções vulvovaginais. Também trata problemas perianais que são decorrentes da presença da Candida.

Isso porque o nitrato de miconazol é um agente antifúngico de amplo espectro que atua inibindo o desenvolvimento das diferentes espécies de cândida.


Como funciona o Nitrato de miconazol

O creme vaginal de nitrato de miconazol possui ação anti-fungos que promove o alívio dos sintomas já logo após as primeiras aplicações.

Vale lembrar que o uso desse produto não causa manchas na pele nem nas roupas.

Como usar o Creme vaginal Nitrato de miconazol

Para fazer uso desse creme vaginal é muito simples. Basta pegar a bisnaga e encher o aplicador, que aceita cerca de 3 a 5 g do produto.

Depois, basta inserir ele profundamente na vagina, uma vez por dia, sempre à noite antes de deitar, no decorrer de 14 dias consecutivos.

Instruções para o usoCreme Vaginal nitrato de miconazol

  • Retirar a tampa de rosca da bisnaga
  • Realizar a perfuração do lacre da bisnaga com o outro lado da tampa, que possui um pino perfurante
  • Adaptar o aplicado ao bocal da bisnaga
  • Deixar ambos em posição horizontal, segurar a bisnaga com uma das mãos e o aplicador com a outra
  • Puxar o embolo do aplicador até que trave
  • Pressione a bisnaga, fazendo com que o creme vaginal preencha todo o aplicador até chegar à trava, sempre cuidado para que não extravase
  • Retire o aplicador da bisnaga
  • Insira, de forma delicada, o aplicador na vagina o mais profundamente possível
  • Empurre o embolo até que o aplicador fique vazio
  • Estando deitada de costas e com as pernas dobradas, a aplicação fica mais fácil
  • O aplicador aceita a medida correta de produto, que é de 5 g por aplicação, considerando também o resíduo que fica
  • Depois da aplicação, o aplicador deve ser descartado

Não interrompa o tratamento sem que haja orientação médica, nem mesmo durante o período menstrual, embora o ideal seja aplicar quando não estiver menstruando.

Composição

Cada grama do creme vaginal com nitrato de miconazol contém:

nitrato de miconazol ……. 20 mg

excipientes q.s.p. ……… 1 g (cera emulsificante não iônica, metilparabeno, propilenoglicol, propilparabeno, petrolato branco, água deionizada).

Contraindicação

O uso de creme vaginal com nitrato de miconazol é contraindicado para pacientes que apresentem hipersensibilidade a essa substância ou a qualquer um dos componentes de sua formulação.

Efeitos colaterais do Nitrato de miconazol

Assim como qualquer medicamento, o uso de creme vaginal também pode levar à ocorrência de reações adversas, embora elas sejam raras e apresentem uma intensidade leve quando ocorrem.

Assim sendo, as reações que mais acontecem são irritação local, sensação de ardência e prurido, principalmente no início do tratamento. Também foram relatados casos de cólicas abdominais, rash e urticária.

Sempre informe ao seu médico sobre o surgimento de reações adversas decorrentes do uso desse creme vaginal, embora, normalmente, ele seja bem tolerado.

Vale lembrar ainda que sintomas como coceira e ardor tendem a desparecer depois dos primeiros dias de tratamento.

Superdosagem

Não foram relatados casos de superdosagem desse creme vaginal, no entanto, caso o produto seja ingerido acidentalmente, pode ser necessário utilizar recursos de esvaziamento gástrico.

Nesse caso, procure imediatamente o socorro médico, levando consigo a bula ou embalagem do medicamento.

Precauções

Sempre informe ao médico caso esteja fazendo uso de qualquer medicamento, seja antes, durante ou depois do tratamento com o creme vaginal com nitrato de miconazol, bem como sobre qualquer alergia possível aos componentes desse produto.

É importante tomar medidas habituais de higiene, como o não compartilhamento e roupas de banho e roupas íntimas, por exemplo.

O parceiro sexual também deve ser tratado e é o médico que deve indicar o tratamento mais adequado para esses casos.

É importante evitar o contato entre o diafragma de borracha ou preservativo com o creme vaginal de nitrato de miconazol, visto que ele pode comprometer a borrada dos produtos e comprometer a sua eficácia e segurança no que diz respeito a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Não use qualquer medicamento sem que haja o conhecimento do seu médico.

O tratamento só deve ser interrompido caso ocorra algum tipo de reação alérgica e/ou de hipersensibilidade no local de aplicação.

Interação do Nitrato de miconazol com outros remédiosCandida

É fato conhecido que o nitrato de miconazol em administração sistêmica, inibe a CYP3A4/2C9. No entanto, como a disponibilidade sistêmica depois da aplicação é bastante limitada, é bem pouco provável que ocorra qualquer interação que possa ser clinicamente relevante.

Mesmo assim, os pacientes que estiverem fazendo uso de medicamentos anticoagulantes, tal como a varfarina, precisam ter cautela e realizar o monitoramento clínico do efeito coagulante.

Vale lembrar novamente que o nitrato de miconazol pode danificar o látex presente em diafragmas de borracha e camisinhas, comprometendo a sua eficácia e segurança.

Nitrato de miconazol Preço

Para comprar esse creme vaginal é necessária a apresentação de receita branca comum. O seu preço pode variar tanto de acordo com a região na qual você se encontra como de acordo com o local escolhido para a compra.

Vale lembrar ainda que o nitrato e miconazol é a substância ativa do produto, e não o nome comercial. Ou seja, existem produtos de diversos laboratórios, com nomes distintos e que usam esse mesmo componente.

Sendo assim, na internet é possível encontrar o creme vaginal contendo nitrato de miconazol, com uma bisnaga de 80g, por valores entre R$ 14 e R$ 18 reais.

Nitrato de miconazol Genérico

Para comprar esse creme vaginal na categoria de genérico, basta pedir ao farmacêutico pela substância ativa do produto, que é o nitrato de miconazol.

Pergunta dos leitores

Nitrato de miconazol funciona para coceira?

Sim, caso a coceira seja decorrente da Candida, o uso do creme vaginal com nitrato de miconazol será bastante útil.

Nitrato de miconazol serve para candidíase?

Sim, nitrato de miconazol é um creme vaginal de amplo espectro e de alta potência que inibe a ação das colônias de diferentes espécies de Candida, que é o que causa a Candidíase.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o creme vaginal, como atua, como usar e quais as precauções e contraindicações do mesmo.