O Que é Doença de Chagas? Quais os Sintomas? Tem Cura? Tratamento!

A Doença de Chagas é uma complicação grave que se caracteriza por uma inflamação. É causada por um parasita encontrado em insetos. Trata-se de um problema bastante comum em países da América do Sul, América Central e México. Porém, alguns casos da doença também já foram detectados nos Estados Unidos.

O que é a doença de chagas?

A Doença de Chagas, cujo nome científico é Tripanossomíase Americana, se trata de uma problema causado pelo protozoário Trypanosoma Cruzi e transmitida por insetos da subfamília Triatominae. É uma doença essencialmente tropical, onde os sintomas variam ao longo do curso da infecção.

Sintomas da doença de chagas

A Doença de Chagas desenvolve-se em 2 estágios, o agudo e o crônico. Na fase aguda os sintomas são moderados ou mesmo imperceptíveis. Já na fase crônica, o portador da doença apresenta sintomas bastante incômodos.

Entre os principais sintomas da Doença de Chagas estão:


  • Febre alta;
  • Mal-estar generalizado;
  • Inchaço nos olhos, geralmente em apenas um deles;
  • Inchaço e vermelhidão no lugar onde a pessoa foi picada;
  • Fadiga excessiva;
  • Irritações dermatológicas;
  • Dores pelo corpo;
  • Dor de cabeça e enxaqueca;
  • Dores no corpo;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Vômitos
  • Aparecimento de nódulos no corpo;
  • Aumento das dimensões do baço e do fígado.

Vale saber que os sintomas no estágio agudo da doença podem cessar sozinhos. Porém, se eles não forem tratados, A Doença de Chagas tende a evoluir para a fase crônica e pode até levar o indivíduo à morte.

Os sintomas da doença podem aparecer após anos do seu contágio. No entanto, assim que os sintomas aparecem eles podem surgir como:

  • Constipação;
  • Problemas no aparelho digestórios;
  • Dores abdominais;
  • Dificuldade em engolir alimentos;
  • Batimentos cardíacos desregulados.

o mosquito barbeiro, transmissor do chagas

Causas da doença de chagas

Como já mencionado, A Doença de Chagas é transmitida pelo protozoário Trypanosoma cruzi – um parasita da família Tripanosoma. Esse parasita pode estar presente nas fezes de alguns insetos, principalmente do barbeiro.

A Doença de Chagas é uma das maiores preocupações da saúde pública nos continentes da  América do Sul e América Central, além do México. Porém, devido a imigração de pessoas, o problema também pode aparecer em outras regiões do mundo.

A contaminação também pode acontecer quando existe a ingestão de alimentos crus, contaminados pelas fezes do parasita. A transfusão de sangue ou transplante de órgãos contaminados pela Doença de Chagas são outras maneiras de se adquirir a doença.

Outra forma de contaminação é o  contato direto com o parasita (picada) ou com animais infectados. A doença ainda pode ser congênita, ou seja, mães infectadas podem transmitir o mal para o bebê durante a gestação.

Fatores de risco

Alguns fatores podem favorecer que as pessoas contraiam a doença. Entre os  principais fatores de risco podemos considerar:

  • Habitações do tipo cabana, onde os insetos transmissores da doença adentram na casa com facilidade ou mesmo vivam nas paredes do local;
  • Residir na na América do Sul e América Central, além do México;
  • Estar exposto a situações de extrema pobreza;
  • Transfusões de sangue ou transplante de órgãos contaminados pela doença.

Vale ressaltar que é raro que pessoas contraiam a doença viajando para as áreas de risco, porém permanecendo em habitações seguras, como hotéis. Isso porque, nesses locais, a possibilidade de contato com o parasita é praticamente zero.

No entanto,ao viajar para lugares de risco é preciso atentar-se ao consumir alguns alimentos, como o caldo de cana e açaí. Isso poque o parasita pode ter estar nas plantas que são usadas no preparo desses alimentos.

Quando buscar ajuda médica

Se você viajou para lugares considerados de risco e sente alguns dos sintomas citados anteriormente, convém procurar ajuda médica. A especialidade médica mais indicada para lhe dar assistência é a infectologia.

Diagnóstico

mulher com doença de chagas

O diagnóstico da Doença de Chagas é realizado pelo médico, através de investigação clínica e exames. Primeiramente, é feito um exame físico e uma série de perguntas que permitem ao profissional saber se o paciente se colocou em condições de risco para ser contaminado.

O exame físico já pode confirmar a presença da doença. Porém, o paciente deve passar por exames, que darão uma confirmação mais assertiva da contaminação pela Doença de Chagas, Os exames que podem ser solicitados são:

  • Eletrocardiograma (ECG);
  • Ecocardiograma;
  • Raio-X do tórax e da região abdominal;
  • Endoscopia.

Tratamento da doença de chagas

O tratamento da Doença de Chagas tem como objetivo matar o parasita causador do problema, além de diminuir e aliviar os sintomas trazidos pela doença. Toda vez que aparecem os desagradáveis sintomas do doença, se faz necessário um tratamento específico para o problema.

Medicamentos, na fase aguda do problema, podem ser ministrados pelo médico para o alívio dos sintomas. Porém, quando a doença já avançou, geralmente, medicações não bastam para tratar os sintomas. Nesse caso em pessoas com menos de 50 anos alguns medicamentos, porém, podem ser empregados para evitar que o problema evolua.

Também podem ser necessários outros tratamentos quando o paciente apresenta problemas cardiovasculares e digestivos.

Medicamentos

o mosquito barbeiro

Na fase aguda da doença o médico pode ministrar o medicamento Benznidazol. O tratamento com esse droga dura, geralmente 60 dias. O Outra medicação para a fase aguda da doença é o Nifurtimox – ministrado principalmente para pacientes com intolerância ao Benznidazol. Com o Nifurtrimox o tratamento dura, em média, 90 dias.

Outra medicação muita usada no tratamento da Doença de Chagas é a Amiodarona. A droga é usada para aliviar e sanar os sintomas da doença.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da Doença de Chagas é fazer o controle dos insetos. Isso pode ser feito com inseticidas.

Também convém residir em habitações que não facilitem a fixação dos insetos nas paredes, como casas de pau a pique.

Outra forma é o descarte de sangue contaminado nos bancos de sangue. Isso já é feito em todos os bancos de sangue da América Central e América do Sul. Os doadores também são questionados em relação a possível exposição ao agente transmissor da doença.

Vale ressaltar que até  o momento não existe vacina para a prevenção da doença.

Pergunta dos leitores

O barbeiro é o responsável pela doença de chagas?

Na verdade, o barbeiro é o hospedeiro da doença. O responsável pela Doença de Chagas é o protozoário Trypanosoma cruzi. O indivíduo pode ser infectado caso seja picado por um barbeiro contaminada ou tenha contato com fezes contaminadas do inseto.