Engov: Como Tomar? Para Que Serve? Composição, Preço – Bula

Antes de falarmos sobre o Engov vamos comentar um pouco sobre suas indicações, começando com a dor de cabeça. A dor de cabeça é muito mais comum do que parece. É muito difícil você não sentir dor de cabeça em nenhum momento da sua vida ou conhecer alguém que não sofra desse mal. Tecnicamente a dor de cabeça é conhecida como cefaleia, então se você está com dor em qualquer região da cabeça, você está com cefaleia.

Existem várias formas de dores de cabeça, onde ela pode ocorrer em regiões isoladas atingindo apenas um local da cabeça. Ou também irradiar pela cabeça de um ponto ao outro, serem latejantes ou em sensação de surdez.

O fato é que a dor de cabeça pode acabar com o seu dia, onde você não consegue se concentrar em suas atividades e sente bastante incomodo. As dores aparecem gradativamente e podem durar de horas até mesmo dias.  Confira abaixo as principais causas das dores de cabeça:

Estresse: Uma pessoa estressada libera várias doses dos hormônios adrenalina e cortisol, que são responsáveis pelo aumento da frequência cardíaca e desse modo pode causar a dor de cabeça. Então se você possui uma rotina corrida, está passando por pressão no trabalho e anda preocupado, é grandes as chances de desenvolver uma cefaleia.


Calor: O excesso de calor é capaz de causar a enxaqueca conforme um estudo cientifico realizado no Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos. O calor em excesso, assim como outros fatores externos como a poluição e umidade acabam influenciando para que surjam as dores de cabeça, onde acaba facilitando a desidratação.

Dormir mal: É comum quando você não tem uma noite de sono tranquila, o seu corpo sofrer as consequências no dia seguinte, afinal dormir faz com que seja diminuída a quantidade do hormônio melatonina, que é o responsável por ajudar a evitar a dor.

enjoo engov

Alimentação: Se você sofre de enxaqueca e cefaleia facilmente, é necessário evitar alguns alimentos que possuem substâncias que influenciam a dor. Alimentos em excessos e em conjunto como café, chocolate, frutas cítricas, alho, cebola, queijos, sorvete, entre outros.

Pular refeições: A falta de alimentação também pode provocar dores de cabeça, então se você acaba pulando uma refeição devido a correria do dia a dia, você sofre uma baixa nos níveis de açúcar no sangue o que consequentemente causa a dor.

Esforço exagerado: Quando você acaba causando uma dor intensa no seu corpo como exagerando na academia, pegando muito peso ou até um esforço mental é um chamariz para a cefaleia.

Cheiros fortes: Perfumes fortes, gasolina, cheiro de cigarro, entre outras essências e substâncias fortes podem causar a enxaqueca e a dor de cabeça.

É muito fácil a dor de cabeça nos atingir, por isso é importante inibir a dor assim que começar a aparecer os primeiros sintomas. O Engov é um medicamento indicado para o tratamento das crises de dores de cabeça.

Para que serve Engov (indicações)

Engov é um medicamento que serve para aliviar os sintomas das dores de cabeça e alergias.

Como funciona o Engov

Engov possui como princípios ativos as substâncias; Maleato De Mepiramina, Hidróxido De Alumínio, Ácido Acetilsalicílico e Cafeína que são responsáveis por aliviar as dores e melhorar os sintomas alérgicos.

A ação deste medicamento ocorre diretamente no sistema nervoso central que associado a ação analgésica possibilita o alívio da dor rapidamente. Em dores de cabeça leves a moderadas o efeito terapêutico do medicamento ocorre em até 60 minutos.

Como tomar o Engov

Para eficácia do medicamento, o paciente deve ingerir de 1 a 4 comprimidos ao dia, não ultrapassando essa dosagem.

O paciente deverá seguir orientação médica. Pois o uso do Engov é indicado até que haja o alivio dos sintomas de alergia e cefaleia.

Composição

Cada comprimido possui 15 mg de maleato de mepiramina, 150 mg de hidróxido de alumínio, 150 mg de ácido acetilsalicílico e 50 mg de cafeína.

Excipientes:  corante amarelo de tartrazina, corante vermelho, azul de indigotina, sacarose, estearato de magnésio, amido e dióxido de silício.

Contraindicação

Engov é contraindicado em pacientes que possuem alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

O medicamento é contraindicado para pacientes com histórico de alcoolismo crônico.

Engov não é recomendado por pacientes com presença de úlcera gastroduodenal, pois contém cafeína.

O medicamento é contraindicado para mulheres grávidas.

Engov é contraindicado para menores de 12 anos de idade.

Precauções

Crianças ou adolescentes não devem usar Engov para catapora ou sintomas gripais antes de consultar o seu médico sobre a Síndrome de Reye, uma rara, porém grave doença associada ao medicamento.

Nos casos de pacientes com função renal, os mesmos devem fazer uso do medicamento com cautela.

Durante o tratamento com Engov, o paciente não deve operar máquinas e nem dirigir veículos, pois o medicamento poderá desviar a atenção e prejudicar as habilidades dos mesmos.

Por conter Açúcar, Engov deve ser usado com cautela em pacientes diabéticos.

Este medicamento pode causar doping.

engov posologia

Efeitos colaterais do Engov

O uso do Engov á longo prazo pode causar necrose papilar renal e constipação intestinal.

Em alguns casos o paciente pode sofrer efeito de sedação, devido ao maleato de mepiramina, um dos compostos do medicamento.

Engov também pode causar efeitos colaterais como insônia, agitação,zumbidos, tremores, dores musculares, taquicardia e respiração acelerada.

Caso o paciente apresente outros tipos de reações adversas, deverá interromper imediatamente o uso do medicamento e procurar o seu médico.

Engov ou Epocler, qual usar?

Engov e Epocler servem para aliviar sintomas como azia e má digestão, porém Engov atua de forma mais eficaz no organismo com ações analgésica, anti-inflamatória, estimulante e antialérgica. Onde Epocler é mais eficaz no tratamento dos distúrbios metabólicos hepáticos (doenças que afetam o fígado).

Superdosagem

Caso você tome por descuido mais de 4 comprimidos no mesmo dia, será caracterizado como superdosagem, podendo causar reações adversas como tontura, agitação, enjoo, vômitos e tremores.

Nos casos de superdosagem o paciente deverá procurar uma emergência médica para que possa ser realizado procedimentos de lavagem gástrica.

Interação do Engov com outros remédios

Alguns efeitos do ácido acetilsalicílico (principio ativo do medicamento),no trato gastrintestinal podem ser estimulados pelo álcool. Os anticoagulantes podem acentuar o efeito hemorrágico do ácido acetilsalicílico sobre a mucosa gástrica.

O uso do Engov pode reduzir a  absorção de algumas drogas como; colinérgicos, barbituratos, digoxina, quinina, quinidina, varfarina, tetracíclicos, mianserina, maprotilina, mirtazapina e vitaminas.

Informe ao seu médico, caso esteja tomando qualquer tipo de remédio, antes de iniciar o tratamento.

Armazenamento

O medicamento deve ser conservado em sua embalagem original, com temperatura ambiente, estando protegido da luz e umidade. É importante se atentar ao prazo de validade do medicamento (vide embalagem).

Engov efeitos colaterais

Engov Preço

Enfov pode ser encontrado nas redes de farmácias e drogarias de todo o país. Com um preço médio de R$ 5,39 (envelope com 6 comprimidos).

Esse preço pode variar de acordo com a região. Não é necessário apresentação de receita médica para aquisição do produto.

Engov Genérico

Pósdrink é um medicamento genérico do Engov, tendo as mesmas substâncias: Ácido Acetilsalicílico + Cafeína + Hidróxido de Alumínio + Mepiramina.

O medicamento similar pode ser encontrado nas farmácias e também pela internet. O preço médio é de R$ 3,34, o genérico também não precisa de receita médica.

Pergunta dos leitores

Engov serve para azia?

Engov alivia enjoos, azia e a má digestão, inclusive causadas pela ressaca. Pois um dos seus componentes (hidróxido de alumínio) ajuda a aliviar o desconforto gástrico.

Existe engov liquido?

Não, somente em comprimidos.

Engov serve para má digestão?

Engov funciona para qualquer tipo de má-digestão, seja ocasionado por bebida ou alimentos. Porém se a digestão for constante, o paciente deverá procurar o seu médico para que possa ser feito um diagnóstico. Iniciando um tratamento mais adequado.

Engov é efervescente?

Não, os comprimidos de Engov devem ser ingeridos com o auxílio de água.