Fibras Solúveis e Insolúveis – Qual a Melhor Para Emagrecer Rápido?

Consumir diariamente Fibras Solúveis e Insolúveis melhora a saúde, além de ajudar até mesmo no emagrecimento. Na verdade, as fibras são muito procuradas por pessoas que desejam perder peso, mas mesmo que esse não seja o seu objetivo, colocar na sua dieta e na sua alimentação esses dois tipos de fibras irá melhorar o funcionamento do seu corpo e melhorar a saúde, prevenindo até mesmo doenças sérias, como é o caso do câncer do intestino.

Fibras Solúveis

As fibra solúveis são as fibras que absorvem água, transformando-se em uma substância gelatinosa (tipo um gel) que envolve a gordura, impedindo a absorção da mesma pelo corpo.

Um dos principais motivos das fibras solúveis estar na sua dieta é por que sacia a fome, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico. Em uma dieta saudável para emagrecer, as fibras solúveis não deve faltar nunca.

Tome bastante água


Por impedir a ação de absorção da gordura do corpo, esse tipo de fibra também ajuda na prevenção e tratamento de doenças como colesterol e diabetes.

Fibras Insolúveis

A principal diferença entre as fibras solúveis e insolúveis é que esta última não absorve água. As principais função dessa fibra é melhor o funcionamento do corpo, ajudando na prisão de ventre e constipação intestinal, além de aumentar o bolo fecal.

Além disso, as fibras insolúveis previne o câncer coloretal, pois protege o intestino de contato com substância nocivas.

Lista de alimentos que contém fibras

Os alimentos ricos em fibras são frutas, legumes, leguminosas, verduras e cereais. Abaixo segue uma lista dos alimentos que podemos encontrar com uma certa facilidade, e inclusive diversos que já consumimos diariamente.

Feijão
Arroz Integral
Cenoura
Laranja
Maça
Ervilha
Lentilha
Aveia
Farelo de Aveia
Grão de Bico
Linhaça
Sementes de Abóbora
Farelo de Trigo
Figo seco
Chia

Importância das Fibras na Alimentação

Como podemos ver, as fibras solúveis e insolúveis auxiliam o corpo a trabalhar melhor, e inclusive previne tanto doenças vinculadas a obesidade quanto a doenças piores, como é o caso do câncer do intestino.

Mesmo que você não deseja emagrecer pois já possui um corpo saudável e está em um peso correto, fazer uma alimentação correta através de uma dieta é essencial para se ter uma vida melhor. Incluir as fibras solúveis e insolúveis na sua dieta somente irá trazer benefícios. Como pôde perceber, já fazemos isso um pouco pois na nossa cultura brasileira, é normal consumir Feijão e Arroz Integral diariamente.

Benefícios de consumir alimento rico em Fibras Solúveis e Insolúveis

A falta de fibras a longo prazo no nosso organismo pode ocasionar problemas sérios, como os listados a seguir:

  1. Problemas cardíacos
  2. Colesterol alto
  3. Baixa imunidade

Além disso, as fibras combatem as bactérias ruins no nosso organismo e que são prejudiciais a saúde, e ajudam a aumentar a produção de bactérias boas.

Fibras solúveis e insolúveis

Cuidado com Excesso

O recomendável para um adulto é que consuma entre 25 a 30 gramas diariamente, de forma distribuída (café da manhã, almoço, janta). Para uma alimentação balanceada e correta, é ideal é consumir alimentos crús e cereais.

Além disso, tomar bastante água é necessário para o funcionamento correto das fibras. E além do mais, tomar água é necessário para se ter uma vida mais saudável. Se você não tem o costume de beber muita água, coloque como meta 1,5 litro por dia e vai aumentando isso posteriormente, para beber de pelo menos 2 a 2,5 litros diários.

Já começou a se alimentar com alimentos ricos em fibras? Então deixe o seu comentário abaixo.