Hemorroida Interna – Quais os Sintomas? Tem Tratamento? Prevenção!

Milhares de pessoas são diagnosticadas com problemas na hemorroida. É chamado de hemorroida a inflamação dos vasos sanguíneos ou veias que estão presentes no final do intestino. Existem dois casos específicos, hemorroida externa e hemorroida interna.

Neste artigo vamos abordar as causas, sintomas e tratamento da hemorroida interna.

O que causa a hemorroida interna?

Apesar dos muitos avanços da medicina, a causa do aparecimento da hemorroida interna ainda é desconhecida.

A hemorroida é uma doença muito comum, por isso ao longo do tempo surgiram algumas lendas a respeito das causas deste problema, alguns afirmavam que a causa era por que o indivíduo passava muito tempo em pé, depois diziam que o problema surgia que a pessoa ficava a maioria do tempo sentada.


Outros imputavam aos alimentos, principalmente a pimenta a culpa do aparecimento da hemorroida, entretanto é preciso ressaltar que nenhuma das possíveis causas acima desencadeiam o problema.

Entenda mais sobre os sintomas da hemorroida interna

ilustração de uma hemorroida interna

Hemorroida interna de 1º e 2º grau

  • O grau I e II está situada na parte final do reto, no interior do ânus, neste caso ela não é visível e causa pouca dor. Neste caso podem ocorrer sangramentos, muitas vezes até mesmo imperceptíveis.

Hemorroida interna de 3º e 4º grau

  • A hemorroida interna de grau III e IV apresenta um quadro mais grave. Neste caso a hemorroida sai do interior do reto e são visíveis no exterior do ânus. Este quadro da hemorroida é muito doloroso, principalmente no momento de defecar. Neste caso os sangramentos são mais comuns, pode ocorrer vazamento de fezes e dificuldade para limpeza depois de defecar.

Em tempo – Nem sempre o sangramento quando se defeca é causado pela hemorroida interna. Infelizmente pode ser sintoma de uma doença mais séria como o câncer de intestino. Procure orientação médica.

Diagnosticando

É preciso procurar um médico para fazer um diagnóstico correto. Geralmente se faz necessário a realização de um exame clínico e anamnese. Em alguns casos é preciso realizar o exame de apalpação ou anuscopia. Assim que o paciente obtem o diagnostico ele pode começar a realizar o tratamento correto de acordo com o grau da hemorroida interna.

Agravamento da hemorroida interna

Em raros casos ocorre o agravamento e/ou complicações. Porém em alguns casos pode acontecer o estrangulamento da hemorroida na base do ânus, o que provoca dor intensa e prolongada, outro caso de bastante gravidade é o surgimento de sangue coagulado que pode provocar uma trombose, colocando o paciente em risco eminente de morte. Para estes dois casos mais graves, a cirurgia deve ser feita imediatamente para retirada de parte da hemorroida interna comprometida.

Tratamento da hemorroida interna

O médico proctologista é o responsável por prescrever os medicamentos e indicar qual é a melhor maneira de tratar a hemorroida interna. Na maioria dos casos é receitado para os pacientes pomadas, anti-inflamatórios e analgésicos. Em alguns casos banhos de assento também são recomendados.

Em casos onde ela apresenta um quadro mais grave, pode haver a necessidade de recorrer a outros procedimentos, como cirurgia, ligadura elástica ou escleroterapia.

uma representação da Hemorróida interna

Fatores de risco para desenvolvimento:

  • Idade avançada, geralmente acima dos 55 anos.
  • Obesidade.
  • Constipação intestinal e/ou prisão de ventre.
  • Gravidez.
  • Sexo anal.
  • Histórico familiar.

Prevenção:

  • Inclua no cardápio alimentos ricos em fibra.
  • Beba pelo menos 2 ½ de água por dia.
  • Evite adiar a ida ao banheiro, quando tiver vontade de evacuar.
  • Pratique atividades físicas, assim você fortalece seu sistema circulatório.

Para não agravar, evite:

  • Fazer a higienização depois de defecar com papel higiênico, principalmente os perfumados.
  • Sempre que possível use a ducha íntima após defecar, ou opte por lenços umedecidos sem perfume.
  • Use sempre cuecas de algodão.

Ao menor sintoma que indique o aparecimento de hemorroida interna, procure o proctologista para iniciar o tratamento de imediato evitando complicações futuras.