Hexomedine Bula (Spray) – Para Que Serve? Como Funciona? Preço!

O Hexomedine é uma medicação com apresentação em spray. O uso indicado é oral, para adultos e crianças acima de 3 anos. Os principios ativos do remédio são: Isetionato De Hexamidina e Cloridrato De Tetracaína

Para que serve o spray Hexomedine

Dores de garganta, aftas, problemas na faringe? Conheça o spray Hexomedine. Esse medicamento é indicado para o tratamento de inflamações ou infecções locais e limitadas da boca ou garganta. Também é recomendado para inflamações ou infecções na faringe. Essas doenças podem ser: estomatites, afitas e anginas (infecção e inflamação na garganta, que podem afetar a faringe e as amígdalas).


Como funciona o Hexomedine

O Hexomedine é uma medicação em spray para a aplicação de forma oral ou no orofaríngeo (na garganta). O medicamento contém propriedades antissépticas e anestésicas. O Isetionato de hexamidina tem a capacidade de cessar a multiplicação de microrganismos que afetam a mucosa. Já a tetracaína oferece uma ação anestésica local, aliando os desconfortáveis sintomas da inflamação ou infecção.

Normalmente, o tempo de início da ação após a aplicação do spray se dá em apenas 20 segundos. O efeito permanece por algumas horas. O recomendado é a reaplicação a cada 4 horas.

dores na garganta

Como usar o spray Hexomedine

 

Para utilizar o spray Hexomedine de forma eficaz é recomendado que se aplique 3 nebulizações do produto. A aplicação deve ser feita de 4 em 4 horas. A aplicação deve ser feita diretamente na cavidade bucal. Para melhor penetração do produto, direcione o aplicador do spray diretamente na garganta.

Não existem evidências dos efeitos da medicação quando administrado por vias não indicadas. Assim, para garantir a eficácia do produto e a segurança do usuário, faça o uso do medicamento apenas pela via oral, de acordo com as recomendações médicas.

Vale ressaltar que cada aplicação corresponde a 0,10 mL do medicamento.

Antes e depois de aplicar o Hexomedine é importante que se faça uma limpeza no produto, para evitar a reinfecção. Veja como fazer esse procedimento de limpeza e também algumas dicas de uso a seguir:

  1. Após o uso do spray, limpe bem o canal que é introduzido na garganta para a aplicação do produto. Essa limpeza pode ser feita com um lenço de papel ou tecido limpos.
  2. Mantenha sempre o produto fechado quando não estiver em uso.
  3. Caso o spray apresente dificuldades para funcionar, remova o atuador e embeba-o em água morna aguardando alguns minutos. Recoloque o atuador no local adequado – provavelmente ele voltará a funcionar.

Composição do Hexomedine

Hexomedine caixa

A cada  mL de Hexomedine contém 1 mg de isetionato de hexamidina (o que equivale a 0,584 mg de hexamidina) e 0,5 mg de cloridrato de tetracaína (o que equivale a 0,439 de tetracaína).

Excipientes presentes: glicerol, sacarose líquida, ácido acético, álcool etílico 96° GL, aroma de menta, acetato de sódio tri-hidratado e água purificada.

Contraindicação

A medicação está contraindicada nos casos:

  • pessoas alérgicas ao cloridrato de tetracaína e isetionato de hexamidina, além de outros medicamentos anestésicos tópicos. Também não deve ser usado por pacientes com sensibilidade aos excipientes da fórmula.
  • pacientes com menos de 3 anos de idade. Nesse caso existe o risco de laringoespasmo (obstrução das vias aéreas).
  • usar com cautela a medicação por crianças entre 3 e 12 anos de idade, ficando a posologia por conta do médico.

Efeitos colaterais do Hexomedine

Hexomedine é uma medicação que costuma ser bem tolerada. No entanto, podem haver alguns efeitos colaterais, como:  diminuição do reflexo da faringe, insensibilidade temporária na língua e engasgamento ao tentar engolir.

Esses efeitos colaterais costumam ser brandos e temporários e não implicam na interrupção do tratamento.

Superdosagem

Não existem relatos conclusivos da superdosagem de Hexomedine.

Precauções

Confira algumas precauções no uso do Hexomedine:

  • Em virtude da possibilidade de alergia ao medicamento na região da garganta com diminuição do reflexo da faringe (sistema que protege contra engasgos), o medicamento deve ser evitado antes de alimentações ou da ingestão de bebidas.
  • Hexomedine deve ser usado com cautela em crianças menores de 12 anos.
  • O medicamento não deve ser administrado por um período maior do que 5 dias. Isso porque a utilização prolongada do produto pode ocasionar desequilíbrio na flora de bactérias que protegem a cavidade bucal, assim, aumentando a multiplicação das bactérias invasoras, fungos ou outros agentes nocivos.
  • O uso prolongado do medicamento também pode deixar o paciente suscetível a efeitos tóxicos da medicação, como efeitos adversos. Além disso, o uso indiscriminado do Hexomedine, assim como acontece com outros anestésicos locais, podem causar alterações importantes no sistema nervoso central, chegando a provocar convulsões ou mesmo colapso circulatório (queda intensa e brusca da pressão arterial).
  • Pessoas portadoras de diabéticos ou que devem seguir dietas com baixas quantidades de açúcar devem estar cientes que há presença se sacarose na formula de Hexomedine.
  • Se o tratamento com a medicação for seguido conforme as instruções médicas,mas os sintomas persistirem após 5 dias, o médico deve ser consultado novamente.
  • Em razão da presença da tetracaína, o medicamento pode indicar resultado positivo em testes antidoping.

Interação com outros remédios

Não existem relatos da interação de outras medicações com o uso do Hexomedine. Apenas se recomenda não utilizar mais nenhum anestésico local na região tratada durante o tratamento com o medicamento, pois a produto pode apresentar interações medicamentosas, colocando a sua saúde em risco, além de interferir no efeito esperado do produto.

Armazenamento

O Hexomedine deve ser armazenado em local com temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 ºC). Também recomenda-se proteger a embalagem da iluminação direta ou da luz solar – para não interferir nas propriedades dos componentes do produto.

Hexomedine Preço

Hexomedine caixa

O spray com 50 ml do produto custa em média R$ 45,70. Esse preço pode sofrer variações de acordo com o estabelecimento que comercializa o produto.

A compra da medicação não necessita de receita médica. Porém, não é recomendada a automedicação, pois além de você correr o risco de não ter os benefícios esperados, ainda pode colocar a sua saúde em risco.

Hexomedine Genérico

É possível encontrar 2 versões genéricas do Hexomedine.:

  • Laboratório Biossintética: isetionato de hexomidica + Cloridrato de Tetracaína (spray com 50 ml).
  • Laboratório Aché: isetionato de hexomidica + Cloridrato de Tetracaína (spray com 50 ml)

Pergunta dos leitores

Hexomedine é um antibiótico?

Não, hexomedine se trata de um spray antisséptico e anestésico, que trata e alivia sintomas de inflamações, infecções e outras doenças da cavidade bucal e garganta.

Hexomedine é indicado para bebê?

Não. O medicamento é indicado apenas para crianças acima de 3 anos. Ainda assim, o médico deve avaliar o uso do medicamento para crianças menores de 12 anos.

Hexomedine serve para afta?

Sim, Hexomedine serve para aftas. O medicamento tem ação antisséptico e anestésico, que alivia e trata as aftas.