Lactuliv Bula – Para Que Serve? Como Funciona? Posologia, Emagrece? Efeitos Colaterais, Preço!

Os sintomas decorrentes de um processo de constipação intestinal são realmente muito desagradáveis e para trata-los existe um medicamento chamado Lactuliv, que ajuda no problema. Então, se você quer saber mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele.

Para que serve o Lactuliv

Esse medicamento serve para tratar os sintomas causados pela constipação intestinal. Sendo indicado também para prevenir e tratar a encefalopatia hepática, que pode ocorrer no pré-coma e no coma hepático.

Como funciona o Lactuliv

É esperado que Lactuliv atue reestabelecendo a função normal dos intestinos, visto que torna mais intenso o acúmulo de água no bolo fecal.

Os seus efeitos iniciais já são obtidos logo após ser utilizado por alguns dias, principalmente na substituição do uso de laxantes.


Pode ter um efeito benéfico em pessoas portadores de encefalopatia hepática (mau funcionamento do fígado), oferecendo melhora no seu nível de consciência.

Constipação Intestinal

Como tomar o Lactuliv

 Para constipação intestinal crônica a posologia recomenda as seguintes doses:

  • Lactentes: 5 mL de xarope por dia
  • Crianças entre 1 e 5 anis de idade: de 10 a 15 mL de xarope por dia
  • Crianças entre 6 a 12 anos de idade: 15 a 30 mL por dia
  • Pacientes com mais de 12 anos de idade e adultos: 15 a 30 mL por dia.

A posologia pode sofrer alterações para que se obtenha de 2 a 3 evacuações por dia.

 Para encefalopatia hepática, pré-coma e coma hepático a posologia recomenda a seguinte dose:

Deve-se iniciar com a dose de 60 mLpor dia, sendo que nos casos graves pode chegar a 150 mL por dia.

O medicamento deve ser, preferencialmente, administrado em dose única, pela manhã ou noite, independente da ingestão de alimentos, ou pode ser misturado com sucos, leites, iogurtes e bebidas em geral.

Composição do Lactuliv

Lactuliv

Cada mL de xarope Lactuliv sabor ameixa contém:

lactulose* ………. 667 mg

excipientes** q.s.p ………. 1 mL

*cada mL contém 1340,00 mg de lactulose a 49,776% p/p, que corresponde a 667 mg de lactulose por mL.

**aroma de ameixa.

Cada mL de xarope Lactuliv sabor salada de frutas contém:

lactulose* ………. 667 mg

excipientes** q.s.p ………. 1 mL

*cada mL contém 1340,00 mg de lactulose a 49,776% p/p, que corresponde a 667 mg de lactulose por mL.

**aroma de salada de frutas

Contraindicação do Lactuliv

Essa medicação é contraindicada para pacientes que apresentem hipersensibilidade à lactulose ou a qualquer outro componente da sua fórmula.

Ele também é contraindicado em casos de intolerância à frutose, galactose e lactose, bem como em pacientes que tenham apendicite, obstrução intestinal ou hemorragia retal não diagnosticada.

Ele também é contraindicado como um agente no preparo do intestino para exames patológicos nos quais existem a pretensão de usar o eletrocautério.

Efeitos colaterais do Lactuliv

Em pacientes com encefalopatia hepática, a administração de altas doses pode levar ao surgimento de flatulência, distensão abdominal, meteorismo, desconforto, eructação e elevação da sede, que são reações, normalmente, transitórias.

A ocorrência de vômito e náuseas tem sido relatada com frequência baixa e caso isso aconteça, a dose de lactulose deve ser diminuída.

Pode haver um aumento da concentração plasmática da glicose, bem como uma diminuição dos níveis séricos de potássio quando em uso prolongado.

Sempre informe ao médico sobre o aparecimento de reações indesejáveis decorrentes do uso desse medicamento.

Precauções

Pessoas com hipertensão (pressão alta) ou desidratação devem usar esse medicamento visto que ele pode gerar o agravamento dessas situações.

Lactuliv contém pequenas doses de lactose e galactose além da lactulose. Que é uma substância que não é absorvida e, por isso, não tem valor calórico.

Tudo isso deve ser levado em consideração, principalmente na administração do produto em pacientes com diabetes. Pois existem alguns relatos de aumento nos níveis plasmáticos da glicose depois da administração desse xarope.

É preciso monitorar os portadores da encefalopatia hepática para o risco de acidose. Pois elevadas doses desse medicamento são necessárias para o tratamento.

Em pacientes idosos ou debilitados, tratados de forma continua com Lactuliv, é preciso controlar os níveis séricos dos eletrólitos. Tais como potássio, sódio, bicarbonato e cloreto), respeitando intervalos regulares.

O uso desse fármaco em crianças só deve ser feito caso haja recomendação médica e depois da eliminação da possibilidade de que os sintomas estejam associados à outras patologias.

Mesmo que os estudos realizados em animais não revelaram qualquer potencial teratogênico ou que a substância ativa do medicamento seja absorvida pelo organismo, é recomendável considerar que o uso da mesma não foi avaliado em gestantes.

Assim sendo, Lactuliv só deve ser administrado em mulheres grávidas quando os benefícios possíveis superarem os riscos em potencial para o feto.

Avisos

Não foi determinado se a lactulose é excretada no leite materno, por isso o seu uso durante o período de lactação deve sempre ser avaliado pelo médico.

Categoria de risco na gravidez: C

Lactuliv não deve ser utilizado por mulheres grávidas a menos que haja recomendação de um médico ou cirurgião-dentista.

Pacientes tratados com Lactuliv que serão submetidos à eletrocauterização em colonoscopia e proctoscopia. A recomendação é a realização de uma lavagem colônica prévia, utilizando uma solução que não seja fermentável, visto a presença de hidrogênio na ação da lactulose.

Atenção diabéticos: esse medicamento contém açúcar.

Interação do Lactuliv com outros remédios

Existem relatos contraditórios com respeito ao uso da neomicina concomitantemente com Lactuliv, pode haver uma interferência na degradação da lactulose. Isso devido à eliminação de certas bactérias do cólon pela neomicina, impedindo que ocorra a acidificação do cólon.

Além disso, é preciso cautela na administração de medicamentos que induzam hipomagnesemia ou a hipopotassemia, tal como levometadil e droperidol. Visto que há um aumento no risco de prolongamento do intervalo QT (efeito cardiotóxico).

Esse medicamento não deve ser administrado concomitantemente com laxantes visto que pode diminuir o efeito acidificante da lactulose.

Superdosagem do Lactuliv

Lactuliv Bula

No caso de uma superdose são esperados sintomas como diarreia, cólicas abdominais, espasmos abdominais, fadiga, vômitos, fraqueza e sede. Além disso, ainda pode ocorrer hipernatremia, desidratação, hipopotassemia e agravamento na insuficiência hepática.

A forma de tratar uma superdosagem é através da correção e reposição do volume dos desequilíbrios eletrolíticos, sendo especialmente importantes em crianças e idosos.

No caso de intoxicação ou para mais orientações, ligue para 0800 722 6001.

Armazenamento

Esse medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC, em sua embalagem original e ao abrigo de luz e umidade.

O prazo de validade de Lactuliv é de 20 meses sempre que forem respeitadas as suas condições de conservação.

O número de lote, data de fabricação e o prazo de validade podem ser encontrados na embalagem do produto. Lembrando que não deve ser utilizado nunca fora do seu prazo de validade.

O xarope de Lactuliv é apresentado em forma de um líquido viscoso e límpido, de coloração amarelada. Tendo um aroma e sabor de salada de frutas ou ameixa, não contendo partículas ou materiais estranhos.

Antes de usar esse medicamento, sempre observe o seu aspecto do medicamento e, caso ele esteja na validade, mas apresente alterações nas suas características físicas, consulte o farmacêutico para saber se pode usá-lo.

Todo e qualquer medicamento deve ser mantido longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Lactuliv Preço

Para comprar esse remédio não é necessária a apresentação de receita médica. Seu preço pode variar de acordo com a região na qual se encontra e o local escolhido para a compra. Também se você for comprar o produto referência ou o seu genérico, a segunda opção costuma ser mais barata.

No entanto, na internet, o xarope com frasco de 120 mL de Lactuliv pode ser encontrada por valores entre R$ 12 e R$ 39 reais.

Lactuliv Genérico

Para encontrar o genérico desse medicamento basta ir até a farmácia mais próxima. Solicitando ao farmacêutico pelo princípio ativo de Lactuliv, que é a lactulose.

Vale lembrar que é muito importante conferir se a concentração do medicamento é a mesma recomendada pelo médico.

Pergunta dos leitores

Lactuliv é indicado para bebe?

Sim, esse medicamento também pode ser utilizado em pacientes pediátricos lactentes que tenham menos de um ano de idade.

Quanto tempo para o Lactuliv fazer efeito?

Em apenas alguns dias de uso adequado de Lactuliv já é possível observar os seus resultados e usufruir de seus benefícios de uma forma geral.