Macaxeira Engorda ou Emagrece? Ajuda na Dieta? Saiba a Verdade!

Conhecida também como mandioca ou aipim, a macaxeira é o orgulho do povo brasileiro. Com ela é possível fazer sopas, bolos, salgadinhos, tapioca, come-la cozidas em um bom churrasco, tudo de maneira bem saborosa e com aquela dúvida atrás da orelha: será que macaxeira engorda?

Há muitas e muitas formas de consumi-la de maneira mais adequada. Por exemplo, você sabia que não deve comer a macaxeira de crua? Além de dura, claro, ela possui um alto índice de toxicidade.

Se você está mergulhado em dietas, controlando todas as calorias que ingere, saiba que não é bem assim que irá atingir seus resultados. Macaxeira engorda? Ela é calórica? Vamos por parte e deixando a neura do regime de lado.

Macaxeira engorda?

Para começar, não fique se perguntando se isso ou aquilo engorda. Aprenda a comer corretamente, vendo os nutrientes mais importantes que ele tem, colocando no seu prato a quantidade certa de alimentos e não pratos enormes.


A macaxeira possui muitas fibras – preservando o bom funcionamento do intestino – é rica em minerais como o ferro, cálcio, fósforo, potássio, manganês e vitaminas do complexo B. Apesar dos benefícios, ela também é uma enorme chuva de carboidrato! Talvez seja esse os motivos de muitos acharem que a macaxeira engorda. Mas fique tranquila, pois é um carboidrato completo, que se transforma lentamente em energia, se tornando um ótimo aliado para treinos.

macaxeira empilhadas

Benefícios da macaxeira

Na medida correta, ela pode ajudar na saciedade, elevando o sucesso da dieta. Ela aumenta a energia e reduz os efeitos indesejados do estresse. Isso sem contar que o custo dela é bem mais em conta do que muitos outros componentes.

Cada 100 gramas de macaxeira têm apenas 125 calorias. Atletas de alta performance utilizam muito a mandioca exatamente porque mantém o pique acelerado enquanto vai vagarosamente queimando o carboidrato.

Um bom exemplo é lembrarmos de quando o velocista jamaicano Usain Bolt contou qual era o segredo para o seu bom desempenho: a plantação de mandioca do pai!

Não podemos esquecer que a macaxeira aumenta os níveis de serotonina, aquela boa e velha substância encontrada no cérebro que nos traz a sensação de bem-estar.

Ela também dá uma porção extra de cálcio, melhorando a saúde dos ossos e evitando o acúmulo de gordura nas células.

A macaxeira também é fonte de antioxidantes! Rica em betacaroteno e licopeno, esses antioxidantes atuam contra os radicais livres – aqueles que nos fazem envelhecer e contribuir para que doenças apareçam em nosso organismo.

Para os alérgicos ao glúten, não esqueça que ela tem a matéria-prima responsável pela deliciosa tapioca: o polvilho totalmente livre do glúten! Como é que a macaxeira engorda minha gente?!

Origem da macaxeira

macaxeira engorda

Acredita-se que a espécie tenha surgido na América Central e América do Sul. Alguns estudos afirmam que a macaxeira é tipicamente brasileira, originária da Amazonas ou do cerrado, sendo uma descoberta indígena, só não sabem afirmar se o achado ficou por conta dos Tupis ou dos Aruaques.

Vale lembrar que há muitas lendas envolvendo a origem da macaxeira. Entre elas está o conto indígena que afirma que a macaxeira nasceu de um túmulo. É a história de Mani, uma pequena índia que faleceu de causas desconhecidas. Sua cova era visitada todos os dias por sua família e não tinha um dia que eles não choravam pela sua partida tão prematura. Um belo dia, eles perceberam que uma plantinha nascia no local, quando cavaram descobriram uma raiz marrom que ao descascar era branca por dentro.

De início seu nome foi manioca, por ter sido gerada em uma oca onde Mani estava enterrada. Os anos passaram e o nome foi adaptado para mandioca e em outras regiões recebeu outros nomes como: aipim, castelinha, macamba e, claro, macaxeira.

A macaxeira é um alimento consumido em todas as regiões do Brasil. O que a torna tão agradável é a variedade de jeitos que você pode usá-la. Com exceção do Rio de Janeiro que é popularmente chamada por aipim, no Sul e Sudeste, ela é conhecida como mandioca. No Norte e Nordeste como macaxeira ou aipim.

No Brasil, estima-se que são produzidas mais de 20 milhões de toneladas de mandioca, colocando o país na segunda posição mundial de produção. A região Nordeste é a que mais contribui com o destaque e o seu cultivo é comparado com as plantações de arroz e cana de açúcar.

Macaxeira e seu uso

A macaxeira é responsável pela produção de farinha de mandioca, tapioca, polvilho salgado e doce. Compõe grande parte das produções culinárias do Norte, entre elas, o tacacá e molho tucupi, farofa d’agua, beiju e pirão de peixe.

Humm… são tantos pratos calóricos, que agora você em certeza que a macaxeira engorda, não é mesmo?! Não esqueça das vitaminas e fibras que ela possui! Comendo com moderação ela será uma grande aliada na sua dieta. Tudo com a dosagem certa leva a muitos benefícios… você só não pode fazer um pratinho recheado de mandioca, batata, arroz e mais milhares de carboidratos.

Para não ficar na dúvida, que tal fazer uma receita fit de coxinha de macaxeira, sem glúten e sem lactose!? Então, prepare-se para fazer a listinha de compras:

coxinha de macaxeira

Massa:

  • 1 copo americano de macaxeira cozida;
  • 2 copos americanos de frango desfiado;
  • 8 colheres, de sopa, de farinha de aveia (você pode substituir por outra de sua preferência como quinoa ou amaranto;
  • 1 ovo;
  • Farinha de rosca sem glúten para empanar.

Para o recheio, faça um molho de frango a sua maneira. Sem abusar dos ingredientes!

Como fazer: Coloque a macaxeira, o ovo e o frango para bater no liquidificador. Após virar uma massa despeje em um recipiente e acrescente a farinha de aveia, misturando até ficar bem homogêneo.

Umedeça as mãos e faça várias bolinhas, não se esquecendo de fazer buracos na massa para recheá-la. Depois que colocar os recheios feche fazendo o formato e coxinha. Nada de óleo para fritar!

Aqueça o forno a 180º e coloque-as para assar por aproximadamente 20 minutos. Se ficar muito tempo, elas ficaram secas demais.

E aí, ficou com água na boca, não é mesmo? Como dissemos acima, a macaxeira engorda somente em proporções exageradas. Evite consumir esse alimento em frituras. Mandioca frita é bem gostosa, mas não é a melhor opção para um corpo saudável!