Manchas Roxas no Corpo – 15 Motivos Para Elas estarem Aparecendo!

Manchas roxas no corpo são sempre sinais de preocupação – a não ser que você tenha batido o corpo em algum lugar. Elas podem indicar a presença de doenças graves ou não. Mas é sempre fundamental procurar um médico se aparecerem essas manchas não seu corpo sem motivo aparente.

As manchas roxas são provocadas pela propagação de sangue na pele, causado pelo rompimento de vasos sanguíneos. Geralmente, elas são provocadas por fragilidade capilar, trauma (batidas), alteração da coagulação e alteração de plaquetas.


Causas das manchas roxas no corpo

Existem diversas causas das manchas roxas pelo corpo. Elas podem indicar doenças, graves ou não. Geralmente elas começam a surgir com uma coloração avermelhada que evolui para a cor roxa. Em seguida, podem se tornar azuis ou pretas. Evoluindo ainda mais, podem adquirir uma tonalidade esverdeada ou marrom

Caso as manchas roxas no corpo não tenham motivo aparente, como trauma, elas podem indicar a presença de algumas doenças. Veja o que causa manchas roxas no corpo:

  • Cirrose;
  • Leucemia;
  • Insuficiência renal;
  • Hepatite C;
  • Púrpura Trombocipotopênica Imunológica;
  • Trombose;
  • Problemas cardiológicos;
  • Lúpus;
  • Infecções variadas por vírus;
  • Diabetes;
  • Deficiência de nutrientes, especialmente das Vitaminas A, B, C e D; entre outras causas.

mulher com mancha roxa no corpo

Manchas roxas no corpo que não doem

Manchas roxas no corpo que não doem têm a grande chance de ser sintomas de doença. Isso porque manchas roxas causadas por traumas costumam doer, especialmente se apertadas.

Quando buscar ajuda médica

A pessoa sempre deve buscar ajuda médica quando perceber que existem manchas roxas pelo seu corpo. Quanto antes a pessoa buscar atendimento médico, melhor. As manchas podem ser sintomas de doenças (graves ou não) e a procura precoce de atendimento melhora o prognóstico do problema.

O mais indicado é que seja procurado, primeiramente, um clínico médico. O profissional fará uma avaliação e, se necessário, indicará o paciente para um especialista.

Como tratar

O tratamento das manchas roxas pelo corpo depende do diagnóstico, se elas forem sintomas de alguma doença. Já no caso de manchas roxas causadas por traumas, podem ser aplicadas compressas mornas ou passar pomadas indicadas pelo médico, para que elas desapareçam. É importante também não ficar mexendo ou apertando a mancha para não causar mais trauma.

 

Prevenção

Não há como fazer a prevenção de manchas roxas se elas forem provenientes de problemas de saúde. Mas é possível prevenir manchas roxas devido a traumas (pancadas).

E para eliminá-las você pode lançar mão de uma receita caseira que fará com que essas manchas diminuam até sumirem. Confira a dica para eliminar as manchas roxas pelo corpo:

  • Compressa caseira: o calor estimula a circulação, auxiliando a reabsorção do sangue e diminuindo a dor e a cor das manchas roxas.

Para fazer essa compressa você precisará de: 1 kg arroz ou de outro grão e 1 pedaço de tecido limpo. Tendo os materiais necessários, coloque os grãos no tecido embebido com água norma. Realize uma compressa, deixando os tecido no local até a água esfriar. Repita o procedimento mais uma vez e o faça de 2 a 3 vezes ao dia.

Pergunta dos leitores

Manchas roxas no corpo pode ser estresse?

Não é comum surgirem manchas roxas no corpo em razão do estresse. O mais comum é aparecerem manchas avermelhadas. Mas em alguns casos pode acontecer de surgirem manchas roxas. Procure um médico caso apareçam manchas roxas sem ter ocorrido alguma pancada no local.

As manchas roxas pode ser Leucemia?

Manchas Roxas no Corpo

Sim, manchas roxas pode ser Leucemia. Isso acontece porque a presença das células leucêmicas na medula provoca a redução na produção de hemácias e de plaquetas.

As plaquetas, como são células responsáveis pelo processo de coagulação do sangue, é frequente que os portadores da doença apresente tanto manchas roxas na pele como sangramentos. Também podem aparecer pequenos pontos vermelhos no roxos na pele, que são chamados de petéquias

Manchas roxas no corpo pode ser problema no coração?

Sim, manchas roxas no corpo pode ser problema no coração. A principal doença cardíaca que causa esse problema é a Endocardite – infecção do revestimento interno do órgão, o endocárdio.

Além de manchas roxas no corpo a Endocardite pode causar febre, calafrios, dores pelo corpo, falta de ar, tosses noturnas, sudorese, além de outros sintomas.

O que pode ser manchas roxas nas pernas que aparecem e somem?

Como já foi mencionado manchas roxas pelo corpo, mesmo que apareçam e sumam devem ser encaradas como um sinal de alerta. Se isso acontece com você não exite em buscar atendimento médico.

As manchas que aparecem e somem tanto podem não representar nada grave como pode indicar doenças que precisam de tratamento. Não deixe de procurar um médico e relatar o fato.