Naltrexona Bula – Para Que Serve? Emagrece Mesmo? Efeitos Colaterais

Uma das dependências mais complexas dos dias atuais é o alcoolismo. O vício por bebida alcoólica pode acabar com a vida da pessoa, caso ela não trate e de a devida atenção para o problema. A busca por ajuda pode ocorrer dentro dos diversos tipos de tratamentos para a dependência alcoólica que existe. Normalmente, a indicação médica é de algum um medicamento que ajuda a fazer o controle e aliviar a vontade de beber. Entre eles, um que normalmente é orientado para ser utilizado é o Naltrexona que é fabricado pelo laboratório Cristália e possuí o nome comercial de Revia. Com isso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações importantes sobre seu uso, incluindo detalhes de contraindicações e precauções que devem ser seguidas por todos os pacientes.

Para que serve o Naltrexona

Como introduzido no texto acima, o Naltrexona é indicado para o tratamento do alcoolismo, e também para aqueles que estão sofrendo com alguma dependência química de drogas opioides, ajudando, principalmente, a controlar crises de abstinência delas.

Em um segundo caso, ele pode ser utilizado para o controle do apetite, causando, consequentemente, a perda de peso, quando é coadministrado junto com o medicamento Bupropiona.

Um ponto crucial do funcionamento é que ele não trabalha sozinho. O paciente precisa passar por terapias e aconselhamentos de especialistas para um bom tratamento.


Vale sempre ressaltar que, o medicamento nunca deve ser utilizado por conta própria, com o paciente precisando buscar orientação médica antes de dar início ao tratamento.

abstinencia alcoolica

Como funciona o Naltrexona

O funcionamento do Naltrexona dentro do organismo é direto no cérebro, combatendo o receptor opioide, que causa prazer a recompensa para o ser humano. Sendo assim, o medicamento consegue evitar que a pessoa tenha uma sensação boa ao consumir a bebida ou administrar drogas opioides.

Porém, como falado anteriormente, esse funcionamento só será efetivo se o paciente passar por orientação de especialistas.

Como usar o Naltrexona (dosagem)

A posologia normalmente recomendada é:

  • A dose diária para o tratamento do alcoolismo é de 50 mg, por até 3 meses.
  • A dose diária para o tratamento de dependentes químicos também é de 50 mg, porém é necessário o paciente passar por uma desintoxicação e ficar em abstinência das drogas por um período de uma a duas semanas.

O médico especialista deve fazer a orientação final sobre a dosagem, horários para administração e duração do tratamento.

Composição

Cada comprimido de Revia contém os seguintes componentes:

  • 50 mg de Cloridrato de Naltrexona DCB 3832.01-5
  • Excipientes: lactose, celulose microcristalina, crospovidona, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio e opadry amarelo claro.

Contraindicação

Como todos os medicamentos, o Maltrexona é contraindicado para algumas pessoas, evitando futuras reações indesejadas durante o tratamento. Os pacientes que não devem utilizar o remédio são:

  • Pessoas que possuí hipersensibilidade, alergia ou qualquer outro problema relacionado a administração dos componentes presentes na formulação do medicamento.
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
  • Pacientes que estejam utilizando analgésicos opioides.
  • Pacientes que não passaram pela desintoxicação de opioides, em caso de dependentes de substâncias químicas.

Efeitos colaterais do Naltrexona

Alguns pacientes, durante o tratamento utilizando Naltrexona, podem sofrer efeitos colaterais ou reações adversas indesejadas. Os casos que podem acontecer são:

  • Agitação
  • Enjoo
  • Vômito
  • Tremor
  • Tontura e dor de cabeça
  • Dificuldade para dormir
  • Perda de fome
  • Crises de ansiedade e depressão
  • Tendências suicidas

Ao surgimento de qualquer uma dessas reações adversas, ou outro efeito colateral que acontecer, o paciente deve buscar ajuda do seu médico e notificar a ANVISA.

Naltrexona drogas

Superdosagem

Os pacientes que tomaram a dose acima do permitido do Naltrexona devem buscar cuidados médicos com urgência, para receber um tratamento sintomático. O paciente deve levar com ele a bula e embalagem original do produto.

Naltrexona e Bupropiona emagrece mesmo?

Segundo resultados de estudos, quando coadministrado junto da Bupropiona, o Naltrexona ajuda o paciente a diminuir o seu apetite diário, e com isso, o fazendo a perder peso e tratar a obesidade, quando existente.

O funcionamento só ocorre de forma efetiva quando ambas as substâncias são utilizadas em conjuntos, pois eles conseguem, juntas, bloquearem os receptores para a beta-endorfina, diminuindo a fome e aumentando o gasto de energia.

Precauções

Além das contraindicações, que foram abordadas no tópico “Contraindicação”, o paciente que quer dar início ao tratamento deve ficar ciente de algumas precauções. Os cuidados que devem ser seguidos são:

  • Mulheres grávidas e que estejam amamentando só devem fazer uso do medicamento sob orientação do médico especialista.
  • Não existe um limite para o uso do Naltrexona para pacientes com idade menor do que 18 anos.
  • Doses acima do permitido pode causar lesão hepatocelular.
  • Pacientes que possuem doença hepática devem ter muita cautela para iniciar o tratamento com o medicamento.
  • Pacientes que possuem mal de Alzheimer devem buscar orientação médica antes de dar início ao uso do Naltrexona.
  • Os pacientes devem ficar em abstinência de drogas em um período de uma a duas semanas antes do início do tratamento com o medicamento.

Interação do Naltrexona com outros remédios

  • O Cloridrato de naltrexona não deve ser coadministrado junto do Dissulfiram.
  • A utilização conjunto de Tioridazina e Cloridrato de naltrexona pode causar sonolência e letargia no paciente.
  • Os medicamentos contendo opióides podem ter seu efeito cortado quando utilizados junto do Cloridrato de naltrexona.

Naltrexona

Armazenamento

Armazenar a embalagem original do Revia, junto com sua bula, em um local com temperatura ambiente, seco e longe da luz.

Nunca utilize o medicamento com prazo de validade vencido, podendo conferir na parte de trás da embalagem.

Guarde o Revia longe das crianças.

Naltrexona Preço

O Revia, que é o nome comercial do Naltrexona, pode ser encontrado nas principais farmácias populares, com destaque para a Ultrafarma. É necessária a presença da receita médica para sua aquisição.

A caixa contendo 30 comprimidos pode ser encontrada pelo preço variante de R$250 a R$300.