Narguilé faz mal? – Vicia? É uma droga? Doenças Causadas Pelo Narguile

Conforme a sociedade evolui, as pessoas alteram seus costumes. Diante dessa mudança, os jovens costumam variar o modo de socializar e se divertir em grupo. Com isso, nos tempos atuais, os mais novos possuem o hábito de utilizar narguilés quando se encontram para conversar ou participar de festas. Porém, algo que muitos têm dúvidas, o tal do narguilé faz mal?

Diante desse polêmico e popular objeto, que está cada dia mais caindo no gosto dos jovens, estaremos apresentando as principais informações sobre o narguilé, com base em estudos feitos por especialistas. Incluindo também os riscos que ele causa para a saúde, se causa vício e se pode ser considerado droga.

O que é o narguilé?

O narguilé, que pode ser chamado também de shisha, xixa ou hookah, é um cachimbo d’água de origem árabe onde é colocado um tabaco aromatizado, que será escolhido pela pessoa que irá utilizá-lo, para ser esquentado, gerando a fumaça que passa por um filtro de água e pode ser aspirado pela pessoa por uma mangueira.

O narguilé possui diversos formatos e tamanhos, podendo possuir mais encaixes de mangueiras e possibilitando a chance de mais pessoas utilizá-lo ao mesmo tempo.


Narguile

Fumar Narguilé faz mal?

Sim, apesar de ser uma das principais formas de diversão e convívio social dos jovens, o narguilé faz mal para a saúde, podendo apresentar diversos riscos. Segundo alguns estudos, fumar durante uma hora o cachimbo d’água equivale ao mesmo de cem cigarros.

Abaixo, estaremos abordando os principais riscos e males que o narguilé pode trazer.

Risco de Câncer

Muitos estudos e especialistas indicam que fumar narguilé aumenta as chances de uma pessoa apresentar câncer, principalmente no pulmão. Isso se deve por conta da absorção pela pessoa de substâncias tóxicas, com destaque para o monóxido de carbono, e da combustão do carvão. Outro fator importante é a falta de filtro que o narguilé possui, aumentando as chances de futuras doenças.

Além do câncer no pulmão, a cachimbo pode causar na boca e na bexiga também.

Doenças infecciosas

As doenças infecciosas estão ligadas, diretamente, ao compartilhamento da mangueira por diversas pessoas.

Herpes, hepatite C e tuberculose estão entre as principais doenças infecciosas que a pessoa que utiliza o narguilé pode sofrer.

Doenças cardiovasculares

Assim como a possibilidade de causar câncer, o narguilé aumenta as chances de uma pessoa adquirir uma doença cardiovascular. Isso se deve por conta do alto índice de nicotina que a essência utilizada no cachimbo possui.

Além disso, o alto nível de monóxido de carbono inalado pela pessoa que utiliza o narguilé, principalmente por conta do carvão, também aumenta a possibilidade de doenças cardíacas.

Bebês recém-nascido

O narguilé faz mal, até mesmo, para bebês recém-nascidos que estão próximo de pessoas que estão utilizando o cachimbo. Isso se deve por conta da fumaça que a criança está inalando e, por ela ainda estar desenvolvendo seu sistema respiratório, possui chances ainda maiores de sofrer com alguma doença, mesmo que só no futuro.

Além disso, pelos bebês engatinharem e colocarem a boca em quase qualquer objeto, eles tem grandes possibilidades de ter contato direto com alguma coisa que foi poluída pela fumaça do narguilé.

Por final, mulheres que fumam e estão amamentando também podem transmitir os problemas causados pelo narguilé para o bebê por conta do leite materno.

Fumar narguilé faz mal? – EletrônicoNarguilé faz mal?

O narguilé eletrônico é bem parecido com o cigarro eletrônico. Um sistema faz o aquecimento do líquido e o transforma em vapor que será inalado.

Ao geral, esse tipo de narguilé eletrônico possui menos substâncias maléficas ao organismo humano, principalmente pela ausência do monóxido de carbono. Porém, os altos níveis de nicotina ainda estão presentes na grande parte dos modelos desse tipo de cachimbo. Assim, ainda apresenta riscos à saúde.

Um ponto positivo que o narguilé eletrônico possui é que ele não produz fumaça, e, com isso, não causa a inalação passiva ou outros problemas que ela pode trazer.

A grande questão é: qualquer tipo de narguilé faz mal. Porém, o eletrônico tem menos chances de causar problemas futuros em relação ao tradicional.

Narguilé faz mais mal que o cigarro?

Diante de estudos, afirmam que fumar narguilé durante uma hora é o mesmo que utilizar 100 cigarros. Com isso, conclui-se o que ele faz mais mal.

Isso se deve por conta do narguilé fazer o seu usuário inalar mais monóxido de carbono, por não possuir nenhum tipo de filtro, em relação ao cigarro.

Além disso, o cachimbo d’água pode ser uma porta de entrada para o próprio cigarro, como para outras drogas.

Narguilé causa dependência?

Pelo seu alto índice de nicotina, o narguilé causa, sim, dependência da substância, podendo fazer a pessoa buscá-la de outras formas, como no próprio cigarro.

Pergunta dos leitores

Narguilé com essência faz mal?

Sim, na verdade a essência está entre um dos problemas males do cachimbo, já que ela que apresenta os altos níveis de nicotina.

Narguilé é uma droga?

Por causar dependência e apresentar outros tipos de problemas à saúde, o narguilé pode, sim, ser considerada uma droga lícita.