Neotiapim – Para que serve, Como Usar, Efeitos Colaterais- Bula Completa

Os transtornos mentais que merecem bastante atenção e para o tratamento de alguns deles, existe Neotiapim, que faz parte do grupo de fármacos antipsicóticos.

Então, para saber um pouco mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Para que serve o Neotiapim

Para os adultos Neotiapim com indicação para o tratamento de esquizofrenia, sendo utilizado em monoterapia e também adjuvante no tratamento daqueles episódios de mania que estão associados ao transtorno afetivo bipolar.

Também serve para a realização de tratamento de manutenção de transtorno afetivo bipolar I (episódio misto, maníaco ou depressivo) se combinado com estabilizadores como volproato ou lítio.


Neotiapim ainda é usado para monoterapia no tratamento de manutenção do transtorno afetivo bipolar (episódios depressivos, de mania ou mistos).

Já em adolescentes de 13 a 17 anos de idade, Neotiapim é indicado para tratar a esquizofrenia.

Em crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos de idade, é utilizado como adjuvante ou monoterapia para tratar episódios de mania associadas ao transtorno afetivo bipolar.

Como funciona o Neotiapim

Neotiapim

Neotiapim é um medicamento que pertence ao grupo dos antipsicóticos que sã utilizados para a melhora de alguns sintomas causados por doenças mentais, tias como episódio de mania, de depressão associada ao transtorno afetivo bipolar e esquizofrenia.

Sua eficácia antidepressiva foi constatada dentro de uma semana após o início do tratamento.

Neotiapim da sono?

A sonolência é uma das possíveis reações adversas relacionadas ao uso desse medicamento.

Como usar o Neotiapim

Administração via oral, com ou sem alimentos.

Esquizofrenia (episódios de mania associados ao transtorno afetivo bipolar): 

Administrado duas vezes ao dia, podendo ser administrado três vezes ao dia em adolescentes e crianças de acordo com a resposta clínica e a tolerabilidade.

Manutenção do transtorno afetivo bipolar I em combinação com os estabilizadores de
humor valproato ou lítio:

Administrado duas vezes por dia.

Depressão associados ao transtorno afetivo bipolar: 

Administrado em dose única noturna diária.

 

Neotiapim não deve ser mastigado ou partido.

Contraindicações do Neotiapim

Neotiapim é um medicamento contraindicado para pacientes que apresentem hipersensibilidade (reação alérgica) a quaisquer componentes de sua fórmula.

Precauções do Neotiapim

Piora clinica ou comportamento suicida e ideação suicida

Ideação suicida, comportamento suicida e automutilação tem risco aumentado associado à depressão e permanece até que haja uma remissão significativa.

Caso essa melhora não aconteça durante as primeiras semanas ou mais de tratamento, é preciso monitorar o paciente até que melhore.

Alguns outros transtornos para os quais esse medicamento é prescrito, também podem estar associados a elevação do risco de comportamento suicida.

Neutropenia e agranulocitose

Houve raros relatos de sobre neutropenia grave nos estudos clínicos de curto prazo com placebo controlado em monoterapia.

Já a agranulocitose, que é a neutropenia grave com infecção, foi relatada entre todos os pacientes nos ensaios clínicos (rara) e também no período de pós-comercialização, inclusive com casos fatais.

A maioria desses casos aconteceu nos primeiros meses de tratamento com quetiapina, princípio ativo de Neotiapim.

Hiperglicemia e aumento da glicose no sangue

Relatos ocasionais de diabetes, elevação da glicose sanguínea e hiperglicemia, ocorreram nos estudos clínicos. Não foi estabelecida uma relação casual com o diabetes, porém existe maior risco de desenvolver essa patologia, sendo aconselhável o acompanhamento clínico.

Lipídeos

Foi observada a diminuição do HDL e o aumento do colesterol e triglicérides.

Fatores metabólicos

Em determinados pacientes percebeu-se, nos estudos clínicos, certo agravamento de fatores metabólicos de glicemia, peso e lipídeos.

Pancreatite

Estudos clinico relataram ocorrência de pancreatite, bem como na pós-comercialização, não sendo estabelecida uma relação casual.

Doenças concomitantes

Neotiapim deve sempre ser utilizado com cautela em pacientes que possuam doença vascular cerebral, doença cardíaca conhecida ou outras condições de pré-disposição à hipotensão.

Esse produto ainda pode induzir a hipotensão ortostática, principalmente no início quando em ajuste de dosagem.

Os pacientes com risco ou histórico de apneia do sono que estejam fazendo uso de depressivos do Sistema Nervoso Centra, devem usar Neotiapim com cuidado.

Disfagia

Aspiração e disfagia são itens relacionados ao hemifumarato de quetiapina componentes da fórmula. por isso, deve ser utilizado com cautela por pacientes com pneumonia por aspiração.

Obstrução intestinal e constipação

Um fator de risco para a obstrução intestinal é a constipação e ambas foram relatadas no tratamento com quetiapina, inclusive casos fatais em pacientes de alto risco de obstrução intestinal.

Convulsões

Não houve diferenças entre pacientes tratados com placebo ou com Neotiapim nos estudos clínicos controlados. No entanto, é preciso usar cesse remédio om cautela em pacientes com histórico de convulsão, assim como outros antipsicóticos.

Discinesia tardia e Sintomas extrapiramidais (EPS)

Discinesia tardia nada mais é do que uma síndrome de movimentos potencialmente irreversíveis, discinéticos e involuntários. Ela pode ocorrer em pacientes que são tratados com medicamentos antipsicóticos como esse.

Caso apareçam sintomas dessa disfunção, é preciso reduzir a dose da medicação ou suspender o tratamento, lembrando que o sintomas podem se agravar mesmo assim.

A ocorrência de EPS também não foi diferentes nos estudos clínicos controlados considerando todas as faixas de doses.

Síndrome neuroléptica maligna

Essa síndrome esta sendo associada ao tratamento antipsicótico e as manifestações incluem estado mental alterado, hipertemia, rigidez muscular entre outros. Nesse caso, o tratamento deve ser suspenso.

Prolongamento do intervalo QT

Nos estudos, a quetiapina não teve associação com aumento persistente no intervalo QT absoluto. No entanto, houve relatos durante a pós-comercialização.

Neotiapim sempre deve ser utilizado com cautela em pacientes com distúrbios cardiovasculares ou histórico de prolongamento no intervalo QT.

Miocardites e Cardiomiopatias

Foram relatados casos desses problemas tanto nos estudos clínicos quanto na pós-comercialização, não configurando relação casual.

Descontinuação

Sintomas como vômito, náusea e insônia foram descritos após a suspensão abrupta do tratamento. Por isso é indicado que se faça a descontinuação gradual.

Crianças e adolescentes (entre 10 e 17 anos)

Nem todas as reações dos adultos foram observadas nas crianças durante os estudos clínicos, porém, todas as advertências e precauções devem ser consideradas para esse público.

Pacientes com demência e pacientes idosos

Neotiapim não é aprovado para o uso em pacientes com psicose relacionada à demência.

Devido ao seu efeito no SNC, esse produto pode causar interferência nas atividades que exigem alerta mental. Por isso não é indicado dirigir veículos ou operar máquinas.

Categoria C de risco na gravidez.

Neotiapim não deve ser utilizado por mulheres gravidas sem que haja orientação médica ou de cirurgião-dentista.

Armazenamento

Neotiapim deve ser mantido em temperatura ambiente, entre 15º e 30º, ao abrigo da umidade.

Neotiapim 25mg, 100mg e 200mg possuem validade de 24 meses contando da data de fabricação.

Não deve ser utilizado fora do prazo de validade.

Lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem.

Guarde sempre na embalagem original.

Apresentação de Neotiapim

  • Neotiapim 25mg: comprimido revestido redondo na cor salmão.
  • Neotiapim 100mg: comprimido revestido redondo na cor amarela.
  • Neotiapim 200mg: comprimidos revestido redondos na cor branca.

Sempre observe o aspecto de Neotiapim antes de usar.

Mantenha fora do alcance de crianças.

Preço do Neotiapim

Neotiapim só pode ser vendido mediante apresentação de receita C1 de duas vias, com retenção de receita no momento da compra.

Quanto ao preço, a caixa com 30 comprimidos de Neotiapim pode ser encontrada por valores entre R$ 85 e R$ 103 reais.

Genérico do Neotiapim

Os genéricos desse produto podem ser encontrados através do nome de se composto ativo que é o  Fumarato de Quetiapina. Por isso, consulte o seu farmacêutico e encontre o laboratório que produz esse medicamento.

 

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Neotiapim, como age, para que serve e para que ele é indicado.