Nitrato de Miconazol Bula (Creme) – Para Que Serve? Como Usar? Preço!

O Nitrato de miconazol trata-se de um creme vaginal. Sua embalagem contém uma bisnaga com 80 g do produto e 14 aplicadores vaginais.

Para que serve o Nitrato de Miconazol

O creme vaginal Nitrato de miconazol é indicado para tratar afecções perianais e vulvovaginais produzidas pela Candida.


Como funciona

A ação esperada é o alívio dos sintomas do problema logo após as primeiras aplicações do produto.

O nitrato de miconazol é um agente anti-fúngico, que atinge dermatófitos e leveduras que causam patologias ginecológicas às mulheres. Sua ampla ação fungistática tem a capacidade de impedir o crescimento de colônias de diversas espécies de Candida.

Seu mecanismo de atuação se baseia na inibição da biossíntese de esgosterol da Candida e na composição de outros agentes lipídicos da membrana desse fungo. Tal ação resulta no processo de necrose dessas células.

Pesquisas comprovam que após a inclusão do Nitrato de miconazol em culturas do fungo em meio líquido incubadas por 14 dias a  25 ºC durante, não ocorreu o crescimento da Candida albicans ou outra de outras espécies do mesmo gênero.

Até mesmo nas formas mais resistências da doença, como as que afetam gestantes e mulheres diabéticas, a ação do medicamento se mostrou eficaz.

Estudos indicam que 8 horas após a aplicação a substância ainda se encontra na cavidade vaginal.

mulher com a mão na calcinha

Como usar o Nitrato de Miconazol

Nitrato de Miconazol creme vaginal

Indicações de uso vaginal:

A mulher deve introduzir um aplicador cheio na cavidade vaginal. Essa introdução deve ser feita o mais profundamente possível, para melhores resultados. A aplicação deve ser realizada à noite, antes da paciente se deitar. Geralmente os médicos recomendam que as aplicações sejam repetidas por 14 dias consecutivos.

Instruções do uso:

  1. Remova a tampa da bisnaga do produto.
  2. Perfure o lacre se segurança da bisnaga, com a própria ponta que se localiza na tampa.
  3. Adapte adequadamente o aplicador vaginal no bico e encha a bisnaga com a pomada.
  4. Fique em posição horizontal, com os joelhos flexionados.
  5. Nessa posição, com uma das mãos limpas segura a bisnaga e a introduza no canal vaginal.
  6. Com a outra mão empurre o embolo formado pela pomada.
  7. Deposite todo o conteúdo do produto na cavidade vaginal.
  8. Procure introduzir a bisnaga o mais profundamente possível na vagina.
  9. Remova o aplicador da vagina e o descarte no lixo
  10. Feche corretamente a bisnaga para as próximas aplicações

Nitrato de Miconazol creme dermatológico

A composição química do Nitrato de Miconazol

A composição química do Nitrato de Miconazol

Para a aplicação no Nitrato de Miconazol creme dermatológico lave a área a ser tratada de forma adequada, de preferência com água e sabão neutro. Aplique a quantidade do creme dermatológico recomendada pela embalagem ou pelo seu médico. Ao aplicar o Nitrato de miconazol, espalhe suavemente o produto por uma área um pouco maior que a afetada.

Posologia do creme dermatológico:

A posologia para infecções dermatológicas causadas por Candida ou dermatofitoses é aplicar uma quantidade suficiente para cobrir toda a região afetada. Recomenda-se a aplicação 2 vezes ao dia: pela manhã e à noite.

Nitrato de Miconazol loção cremosa

A aplicação da loção cremosa é semelhante a versão em creme do produto. Aplique o produto na área afetada após ter feito a higienização da região. Cubra toda a região a ser tratada. Recomenda-se também o uso da loção cremosa na região afetada 2 vezes por dia: manhã e noite.

Composição

Cada g do creme vaginal contém 20 mg de nitrato de miconazol.

Além de excipientes q.s.p.: 1 g (metilparabeno, cera emulsificante não iônica, propilparabeno, propilenoglicol, água deionizada e petrolato branco).

Contraindicação

O uso do Nitrato de Miconazol está contraindicado a pacientes sensíveis a substância ou a qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento.

Efeitos colaterais do Nitrato de Miconazol

O Nitrato de Miconazol, geralmente, é bem tolerado, sendo que reações adversas e efeitos colaterais são raros. Quando acontecem efeitos colaterais, normalmente, eles são leves e não costumam levar a interrupção do tratamento com o medicamento.

Em raros casos pode acontecer irritação no local, sensação de ardor e prurido. Essas reações são leves e tendem a desaparecer com a continuação do tratamento. Já em situações mais severas pode aparecerem cólicas abdominais, rash cutâneo e urticárias.

 

Superdosagem

Não foram há estudos conclusivos do uso em superdosagem

Precauções

Alguns cuidados e precauções devem ser tomadas ao usar. Confira a seguir:

  • Sempre informe ao seu médico sobre qualquer medicação que esteja usando – seja durante ou dias antes do início do tratamento.
  • O produto não deve ser usado caso você tenha alguma reação alérgica ao Nitrato de Miconazol ou a qualquer um dos componentes da fórmula do creme vaginal. Nesses casos o médico avaliará a indicação de outras medicações mais adequadas ao seu caso.
  • Não é recomendado a reutilização dos aplicadores vaginais. A cada aplicação a indicação é que  o aplicador seja descartado.
  • Recomenda-se medidas de higiene habituais para a utilização do Nitrato de miconazol creme vaginal. Um exemplo é usar uma toalha de banho individual – isso evita uma nova contaminação pela doença.
  • Provavelmente seu parceiro sexual também necessitará ser tratado, O médico indicará quais as medidas deverão ser tomadas.
  • Evite relações sexuais durante o tratamento – mesmo com o uso de preservativo. Isso porque o material do preservativo ou de diafragmas podem ser danificados pela presença do creme. Nesse caso, a relação sexual se torna sem proteção.

Interação do Nitrato de Miconazol com outros remédios

caixa do medicamento A composição química do Nitrato de Miconazol

O Nitrato de Miconazol pode ter interação com outros medicamentos. Observe possíveis interações medicamentosas:

  • Sabe-se que a ingestão concomitante de anticoagulantes orais podem reagir com o uso do Nitrato de Miconazo. Informe ao seu médico se faz uso dessas medicações. Caberá ao médico indicar ou não o creme vaginal juntamente com o uso dos anticoagulantes.
  • Informe ao seu médico se você faz uso de varfarina.
  • Como já mencionado, o contato do creme vaginal com o material de preservativos a base de látex e de diafragmas pode promover o rompimento da camisinha ou do diafragma. Portanto, não se recomenda ter relações sexuais durante o uso do Nitrato de Miconazol.

Armazenamento

Recomenda-se que a bisnaga e os aplicadores vaginais que acompanham o produto sejam armazenados na embalagem e guardados em local com temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Não deixe o produto diretamente sob iluminação ou contato com o sol para prevenir alterações nas propriedades dos componentes da medicação.

Também observe a data de fabricação, a validade e o aspecto do Nitrato de miconazol. O prazo de validade do produto é de 24 meses. Não utilize medicações fora do prazo de validade, pois além de poder não trazer os efeitos esperados, pode colocar a sua saúde em risco.

Vale lembrar que medicamentos devem ser armazenados fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Nitrato de Miconazol Preço

O Nitrato de miconazol creme vaginal com 80 g e acompanhado de 14 aplicadores vaginais custa em média R$ 16.90. Esse valor pode sofrer alterações de acordo com o preço consultado em outros estabelecimentos que também comercializam o produto.

O medicamento dispensa a apresentação ou a retenção de receita médica para ser adquirido. Não entanto, nunca se recomenda a automedicação. Automedicar-se pode não tratar adequadamente o seu problema e ainda colocar a sua saúde em risco.

Nitrato de Miconazol Genérico

uma caixa da pomada A composição química do Nitrato de Miconazol

Existem diversas versões do Nitrato de Miconazol Genérico. Alguns dos laboratórios que fabricam o produto são: Neo Química, Prati Donaduzzi, Cimed, Medley, entre outros.

Os medicamentos genéricos são comercializados com o nome da substância.

Pergunta dos leitores

Nitrato de Miconazol é indicado para Candidiase?

Sim, o Nitrato de Miconazol é indicado para Candidiase. Seu uso impede que a Candida se prolifere na região vaginal.

Nitrato de Miconazol serve para corrimento?

Depende do que causa o corrimento. Se o problema for em razão da presença da Candida na região vaginal, o Nitrato de Miconazol serve para corrimento.

Pode usar Nitrato de Miconazol nas unhas?

Pode usar Nitrato de Micconazol nas unhas na sua versão creme dermatológico ou loção. Porém, o medicamento só terá efeitos se for indicado pelo médico, pois depende dos agentes que causaram o problema nas unhas.

Nitrato de Miconazol serve para Pano Branco?

Sim, o Nitrato de Miconazol serve para curar Pano Branco, em sua versão creme dermatológico ou loção cremosa.