Nitrato de Prata (Bastão) – Para Que Serve? Onde Comprar? Posologia!

Existem diversas substâncias efetivas que são utilizadas para problemas algum recém-nascido venha ter. Uma delas é o medicamento Nitrato de Prata.

Antes de ser um remédio para bebês, a substância é um importante composto químico, utilizado, principalmente, em fotoquímica. A sua fórmula molecular é escrita e definida em química como “AgNO3”.

Diante dessa importante e essencial substância, hoje, nesse artigo, estaremos abordando as principais informações sobre o Nitrato de Prata.

Os principais pontos e detalhes que serão abordados durante esse texto são: como usar o nitrato, quais as indicações e se existem efeitos colaterais ou contraindicações.


O que é Nitrato de prata?

Também chamado de cáustico lunar, o Nitrato de Prata é um composto químico. Ele é utilizado na medicina, na indústria e em ciências técnicas.

Em situações medicinais, essa substância funciona como um medicamento antisséptico para os olhos, fazendo parte da composição de colírios.

Nitrato de Prata bastão

Para que serve o Nitrato de prata

Uma das principais utilizações é para produções na fotoquímica, eletrodeposição e de vidros e tintas para cabelo. Além disso, em formulações químicas, o Nitrato de Prata é essencial para criação de novas substâncias.

Em medicina, o Nitrato de Prata é utilizado para proteção e prevenção contra problemas oftálmicos de recém-nascidos.

Como usar o Nitrato de prata

Liquido

Normalmente, em líquido é comercializado como um colírio.

Inicialmente, a pessoa deve limpar as mãos. Para preparar o produto, é necessário rosquear bem e com cuidado o tampa-gotas no frasco com o medicamento.

Com o colírio preparado, deve-se aplicar uma gota de Nitrato de Prata em cada olho do recém-nascido durante a primeira hora de vida. Tenha cuidado para o líquido não ir nas córneas da criança ou escorrer muito pelo rosto.

Bastão

Normalmente, em bastão é utilizado para cauterizar o umbigo do recém-nascido.

Antes de tudo, é necessário limpar a região que o medicamento será aplicado, e passando óleo corporal nas proximidades com a ajuda de um algodão.

Abra o bastão e faça uma ponta fina nele com uma tesoura. Depois, encoste-o com na região que será cauterizada, durante alguns segundos, segundo indicações na bula ou do médico. Isso deve ser feito diariamente, até ser totalmente queimado ou cicatrizado.

Pomada

A aplicação em pomada é bem parecida com a do bastão.

Inicialmente, limpe a região que deve ser cauterizada. Feito isso, já pode aplicar uma pequena camada do medicamento diariamente, até a área ser totalmente cicatrizada.

É recomendado fazer um curativo utilizando gaze sempre que a pomada for aplicada.

Contraindicações

Não existem grandes contraindicações, somente se o paciente for diagnóstico com hipersensibilidade à substância.

Nitrato de Prata bula

Efeitos colaterais do Nitrato de prata

Os efeitos colaterais que o recém-nascido pode sofrer são:

  • Pequena conjuntivite
  • Irritação no olho, principalmente coceira
  • Vermelhidão e secreções
  • Surgimento de edemas
  • Cegueira, metemoglobinemia e trombocitopenia idiopática em casos bem raros

Precauções

As principais precauções de uso que devem ser ter são:

  • Respeitar as nomas de conservação do medicamento vindas em sua bula
  • Não aplicar mais do que uma vez por dia o medicamento
  • Crianças que nasceram em parto prolongado, e sofreu com algum problema nas secreções maternas, deve utilizar antibióticos.

Nitrato de prata para cauterizar o umbigo do recém-nascido

Tanto o Nitrato de Prata em pomada, como em bastão é eficiente para cauterizar o umbigo do recém-nascido.

Nitrato de prata para para remover verruga

A pessoa que pretende remover uma verruga, diante de indicação médica, pode procurar medicamentos à base de Nitrato de Prata. As instruções de uso são iguais as citadas no tópico “Como usar”.