Pés Inchados – O Que Pode Ser? O Que Fazer Para Desinchar? Causas!

Pés inchados não é desconforto exclusivo de gestantes. Todos estão sujeitos a eles. Caso você ficou sentado ou de pé por muito tempo, não tem uma alimentação saudável e toma pouco liquido diariamente, pode ser que em breve tenha problemas relacionado a retenção de liquidos.

É importante deixar claro que a retenção apenas auxilia no inchaço, mas não é o único motivo para isso.  Fique sempre atento aos sinais e se quaisquer inchaço permanecer por mais de dois dias, procure um medico imediatamente.


O que pode ser pés inchados?

Existes diversos fatores que levam ao inchamento dos pés. Desde traumas e batidas, até quem é portador de Diabetes. Gestantes também sofrem bastante com este incomodo.

Em Idosos, isto é ocasionado relativo ao desgaste do corpo, que compromete o sistema circulatório, ficando mais vulneráveis a ação da gravidade levando ao inchamento dos pés e tornozelos.

A Obesidade também pode levar a este cenário já que existe um aumento na pressão arterial, e os vasos sanguíneos ficam seriamente comprometidos. Pessoas que ficam sempre na mesma posição durante longos períodos (quem trabalha em escritórios e que fazem viagens muito longas) também são propensos a ter os pés inchados, o mesmo ocorre nas estações mais quentes do ano.

Alguns medicamentos também causam esse problema aos pés. Esteroides, anticoncepcionais, antidepressivos e remédios para o tratamento de diabetes são alguns exemplos destes medicamentos. Quem possui doenças renais também é alvo dos pés inchados; Os rins são responsáveis pela filtragem do sódio no organismo, quando existe uma grande quantidade deste elemento, ocorre o aparecimento de edemas nas pernas e tornozelos que levam aos inchaços.

uma pessoa com o pé inchado

Pés inchados na gravidez, o que é?

Durante a gestação conforme o bebê vai crescendo, o útero pressiona as veias localizadas na região pélvica. Uma em especial é a que mais sofre, a veia cava. Ela é responsável por receber o sangue quem vem das pernas, pressionadas, ele acaba diminuindo o fluxo, levando ao acumulo dos líquidos. Este acumulo acaba ocasionando a retenção na região, essa água seria absorvida pelo corpo. Em grávidas ele acaba contribuindo para o inchaço.

É mais comum que estes inchaços ocorram no período da tarde e noite. Já que no período da manha após uma noite de sono, o corpo permaneceu em repouso. O calor também contribui para o inchaço. Por isso, gestante que terá o bebê no fim do verão ficará ligeiramente mais inchada que aquela que terão no inverno.

Como tratar pés inchados?

Drenagem Linfática é uma alternativa bem comum para pessoas que sofrem de pés inchados. Ele estimula o sistema linfático, que reduz a retenção de líquidos e ativa a circulação, em geral.

Exitem muitos medicamentos que estimulam a circulação sanguínea, que podem auxiliar na redução dos pés inchados. Porem é sempre indicado consultar um médico especialista antes de tomar qualquer medicação.

Tratamento caseiro

Bebidas diuréticas como chás auxiliam nos pés inchados. Elas ajudam a eliminar líquidos. O Chá Preto é mais comum e indicado. Outra maneira caseira de reduzir os inchaços são os conhecidos “escalda pés”. Imersões de sal grosso e ervas que com uma massagem podem contribuir para restabelecer o equilíbrio circulatório.

Como prevenir?

um homem com os pés inchados

Existem alguma dicas básicas para se evitar os pés inchados. É importante sempre frisar se o inchaço se tornar cronico, é indicado procurar orientação medica.

  • Evite permanecer namesma posição por muito tempo. Se estiver sentado, levante e de uma caminhada; Se estiver de pé, procure sentar por alguns instantes;
  • Procure elevar a perna antes de dormir;
  • Diminua a quantidade de sódio e aumente o consumo de frutas, verduras e legumes com mais frequência;
  • Beba bastante água. O mínimo de 2 litros por dia;
  • Evite roupas apertadas e muito quentes. Procure sempre roupas confortáveis e frescas;
  • Mantenha o seu peso ideal;
  • Pratique exercícios físicos com frequência para estimular a circulação;
  • Massagear a panturrilha movimentando o pé em casos de muito tempo na mesma posição.
  • Utilize tênis confortáveis e destinados à atividade correta (Existe diferença entre tênis para corrida e caminhada, por exemplo).

Quando buscar ajuda médica?

É indicado uma visita ao medico quando o inchaço aparecer sem motivo aparente e perdurar mais de dois dias. Neste caso, o médico indicado é o Vascular. Caso esteja tomando alguma medicação, leve junto para a consulta.