Plaquetas Baixas – Causas, Sintomas, Tratamentos, Tem risco de morte?

Em certos momentos da vida, pode ocorrer o que chamamos de plaquetopenia ou trombocitopenia, mais conhecido como o nível de plaquetas baixas. Essa situação costuma atrapalhar, muito, a coagulação do sangue, apresentando sintomas bem incômodos e que podem assustar um pouco.

Para quem não sabe, as plaquetas possuem funções importantes para o organismo, como, por exemplo, o auxílio para ocorrências mais rápidas de cicatrização e impedir hemorragias. Quando seu nível baixa, grandes problemas podem ocorrer.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando todas as informações importantes sobre plaquetas baixas, incluindo as principais causas, os sintomas que mais costumam ser apresentados e os meios de se tratar.

Causas para as Plaquetas baixas

Existem diversos fatores que podem levar à casos de plaquetas baixas, porém, normalmente, elas são causadas por conta de algumas doenças. As principais são:


  • Infecções, como dengue, AIDS, febre maculosa e febre amarela
  • Que diminuem a produção de plaquetas, como fibrose, aplasia medular e câncer
  • Que aumentam o baço, como hipertensão portal, leucemia e doença de Gaucher
  • Que fazem a destruição de plaquetas, como vasculites, síndrome hemolítico-urêmica e coagulação intravascular disseminada
  • Imunológicas, como lúpus

Por fim, fatores como quimioterapia, uso de medicamentos que causaram algum efeito colateral, presença de vasos anormais, próteses cardíacas e problemas de circulação sanguínea podem causar as plaquetas baixas também.

Sintomas quando das Plaquetas baixas

Nariz sangrando

Nariz sangrando é um dos sintomas de plaquetas baixas

Os principais sintomas que uma pessoa com plaquetas baixas costumam apresentar são:

  • Surgimento de manchas roxas na pele
  • Hemorragia na boca e nariz
  • Urina e fazes com presença se sangue
  • Nas mulheres, aumento da menstruação
  • Dificuldade de cicatrização de feridas, principalmente as que apresentam um sangramento anormal

Diagnóstico

Para se fazer o diagnóstico, a paciente pode procurar os seguintes médicos especialistas: clínico geral, hematologista, angiologista, infectologista, cardiologista, dermatologista e imunologista.

Ao chegar na consulta, o médico irá fazer uma série de perguntas para a paciente sobre os sintomas que estão sendo apresentados e históricos com algumas doenças.

Para fazer o diagnóstico, o especialista irá pedir, normalmente, um exame físico, para ele procurar os sinais de hematomas ou sangramento pelo corpo, e um exame de sangue.

Quando buscar ajuda médica

Normalmente, é sempre recomendado buscar ajuda médica quando são apresentados os sintomas mais comuns de plaquetas baixas.

Tratamento das Plaquetas baixas

Na grande maioria dos casos, principalmente nos mais graves, envolvendo doenças mais severas e perigosas, os tratamentos mais recomendados pelo médico são:

  • Transfusão de sangue
  • Utilização de medicamentos, como Androcortil, Predsim e Dexametasona

Vale ressaltar que, somente o médico pode dar início à algum dos tratamentos e fazer a indicação do medicamento mais efetivo para seu caso de plaquetas baixas.

Possíveis complicaçõesPlaquetas baixas

Como você já pode imaginar, quanto mais baixo o número de plaquetas, mais perigo pode se levar ao organismo da pessoa. A principal complicação que pode ocorrer é a perda de sangue por conta de hemorragias, que podem ser internas, dependendo do caso. Em situações mais raras, uma hemorragia cerebral ou intestinal pode levar até a morte.

Prevenção

A principal forma de prevenção é não beber bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, passar por uma vistoria mensal pelo médico é sempre uma forma de controlar o número de plaquetas no seu sangue, evitando o pior.

Pergunta dos leitores

Plaquetas baixas oferece risco de morte?

Em casos mais raros, com hemorragias internas mais graves, sim, as plaquetas baixas podem levar até a morte.

Plaquetas baixas pode ser leucemia?

Plaquetas baixas são, sim, um dos possíveis sintomas causas pela leucemia nas pessoas.

Dengue pode ser a causa de Plaquetas baixas?

Sim, uma das possíveis causas de plaquetas baixas é a dengue.

Plaquetas baixas na gravidez é grave?

Sim, a ocorrência de plaquetas baixas durante a gravidez pode ocorrer e, dependendo do caso, pode ser bem grave, pois causará hemorragias, principalmente durante o parto, podendo colocar, até mesmo, a vida da criança e da mulher em risco.