Plasil – Para que serve? Da sono? Bula, Preço, Efeitos Colaterais

Os enjoos e vômitos podem ser um grande problema em diversas situações e é para isso que existem medicamentos como Plasil. Então, para saber um pouco mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Para que serve o Plasil (indicação)

Plasil é um medicamento que serve para o tratamento de distúrbios de motilidade gastrintestinal, bem como para o alívio de náuseas e vômitos de origem periférica ou central decorrentes de cirurgias, estados infecciosos, doenças metabólicas e consequência de medicamentos.

Esse medicamento ainda pode ser utilizado para facilitar a realização de procedimentos radiológicos no trato gastrintestinal.

Como funciona o Plasil

Plasil tem como sua substância ativa a metoclopramida, que nada mais é do que um antiemético que atua diretamente nas funções digestivas mais comuns, como vômitos e náuseas.


Como usar o Plasil

Plasil Gotas

O uso de Plasil solução oral deve ser feito cerca de 10 minutos antes das refeições. No caso das gotas pediátricas, basta virar o frasco na posição vertical, deixando a tampa para cima e girá-la até que o lacre se rompa.

Depois, vire o frasco com gotejador para baixo e vá dando batidinhas com o dedo no fundo até que se inicie o gotejamento, lembrando que para formar 1mL são necessárias 21 gotas.

Para a solução oral de adultos, o recomendado e de 10 mL (correspondente a 2 colheres de chá), por 3 vezes ao dia, sempre 10 minutos antes da refeição.

Plasil Comprimidos

A dose recomendada no caso de Plasil comprimidos de 10mg é de 1 comprimido, por 3 vezes ao dia, sempre 10 minutos antes das refeições.

Plasil Injetável

No caso da aplicação da injeção intramuscular, a mesma deve ser aplicada de forma lenta e sem que ocorra a mistura da mesma com outros medicamentos na mesma seringa.

Além disso, esse medicamento não deve ser administrado por períodos prolongados ou em altas doses sem que haja controle médico.

Visto que existe o potencial risco de reações cardiovasculares severas, podendo incluir casos de parada cardíaca, as administrações injetáveis devem ser utilizadas comente nos locais que contam com equipamento de ressuscitação.

A posologia é de 1 ampola a cada 8 horas, podendo ser administrado por via intravenosa ou intramuscular.

No caso de exames do trato gastrintestinal, o recomendado é a administração de 1 ou 2 ampolas, cerca de 10 minutos antes do exame.

Para todas as administrações, não existem estudos que comprovem a eficácia desse medicamento quando administrado por vias não recomendadas.

Plasil comprimidos

Composição

Comprimidos de Plasil 10 mg – cada comprimido contém:

cloridrato de metoclopramida monoidratado ………. 10,53mg*

Excipiente q.s.p. ……… 1 comprimido (estearato de magnésio, amido de milho seco e lactose anidra).

* Equivalente a 10 mg de cloridrato de metoclopramida anidro.

Solução oral de Plasil – cada mL contém:

cloridrato de metoclopramida monoidratado ………. 1,055 mg**

Excipiente q.s.p ………. 1 mL (hietelose, sacarina, ácido sórbico, metilparabeno, propilparabeno, aroma caramelo, essência de caramelo, propilenoglicol, álcool etílico, aroma de tangerina solúvel, hidróxido de sódio e água purificada).

** Equivalente a 1 mg de cloridrato de metoclopramida anidro.

Gotas pediátricas de Plasil – cada mL, que corresponde a 21 gotas, contém:

cloridrato de metoclopramida monoidratado ………. 4,20mg***

Excipiente q.s.p ………. 1 mL (ácido sórbico, metabissulfito de sódio, metilparabeno, propilparabeno, sacarina diidratada sódica, hidróxido de sódio e água purificada).

** Equivalente a 4 mg de cloridrato de metoclopramida anidro.

Solução injetável de Plasil – cada mL contém:

cloridrato de metoclopramida monoidratado ………. 5,26 mg****

Excipiente q.s.p ………. 1 mL cloreto de sódio, metabissulfito de sódio e água para injetáveis).

** Equivalente a 5 mg de cloridrato de metoclopramida anidro.

Contraindicação

Plasil é um medicamento que não deve ser utilizado em pacientes que apresentem hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da sua fórmula ou nas seguintes situações:

  • Pacientes nos quais a estimulação da motilidade possa ser perigosa, como aqueles com doença hemorrágica.
  • Pacientes que têm epilepsia ou que estejam recebendo drogas que podem levar ao surgimento de reações extrapiramidais, visto que pode ocorrer um aumento na intensidade das reações.
  • Pacientes que possuem feocomocitoma, visto que pode desencadear uma crise hipertensiva pela liberação provável de catecolaminas pelo tumor.
  • Pacientes que apresentam histórico de discinésia tardia causada pelo uso de neuroléticos ou metoclopramida combinados com levadopa pelo antagonismo mutuo.

Vale lembrar ainda que não existem contraindicações no uso de Plasil no que diz respeito às faixas etárias.

Efeitos colaterais do Plasil

Assim como qualquer medicamento, o uso de Plasil pode levar ao aparecimento de reações adversas indesejáveis como as descritas à seguir:

Distúrbios do sistema nervoso e psiquiátricos (mais frequentes no uso de altas doses)

  • Sonolência
  • Confusão
  • Alucinação
  • Diminuição dos níveis de consciência
  • Sintomas extrapiramidais, tais como:
    • Movimentos involuntários
    • Distonia aguda
    • Síndrome de Parkinson
    • Inquietude
  • Discinesia tardia (durante ou depois de um tratamento prolongado, especialmente em pacientes idosos).
  • Convulsões
  • Síndrome neuroléptica maligna (com febre, rigidez muscular e confusão mental)
  • Depressão
  • Distúrbios gastrintestinais
    • Diarreia
  • Distúrbios do sistema sanguíneo e linfático
    • Metemoglobinemia
    • Sulfaemoglubinemia (especialmente com altas doses de medicamentos liberadores de enxofre).
  • Distúrbios endócrinos, que ocorrem durante o uso prolongado e tem relação com
    • Hiperprolactinemia
    • Galactorreia
    • Ginecomastia
  • Distúrbios gerais ou no local da administração
    • Reações alérgicas que podem incluir anafilaxia
    • Astenia
  • Distúrbios cardíacos e vasculares
    • Hipotensão, especialmente na forma intravenosa
    • Bradicardia
    • Parada cardíaca logo após a administração da forma injetável

Sempre informe ao médico sobre o aparecimento de quaisquer reações indesejáveis decorrentes do uso de Plasil.

Superdosagem

No caso de uma superdosagem, os sintomas podem incluir rigidez muscular, tremores nas extremidades, aumento do músculo redução dos níveis de consciência, alucinações e confusão. Ocorrendo isso, deve-se proceder com o tratamento habitual dos sintomas, que normalmente desaparecem em 24 horas.

Azul de metileno pode ser administrado por via intravenosa para reverter a ação da metemoglobinemia.

No caso do uso de uma grande quantidade de Plasil, o mais indicado é procurar imediatamente o socorro médico, levando consigo a bula ou a embalagem do produto, se for possível. No caso de uma intoxicação ou para mais informações, ligue para 0800 722 6001.

Precauções

Normalmente, as reações indesejáveis são revertidas assim que ocorre a interrupção do tratamento, podendo ser necessário o tratamento dos sintomas.

O tratamento com esse medicamento não deve ter um tempo superior a 3 meses pelo risco de discinesia tardia, que leva à movimentos repetitivos, não-intencionais e involuntários mesmo depois da descontinuação do tratamento.

Sempre respeite o intervalo mínimo de 6 horas entre cada uma das administrações, mesmo que ocorre a rejeição da dose por vômito, evitando uma sobredose.

Plasil não é recomendado para pacientes com quadro epilético.

Pacientesm em tratamento prolongado devem ser clinicamente avaliados com periodicidade.

A diminuição da dose padrão é recomendada para pacientes com deficiência renal ou hepática (rins ou fígado).

Gravidez e amamentação

Não há indicação que o uso de Plasil durante a Gravidez possa causar malformação fetal ou toxicidade neonatal no decorrer do primeiro trimestre da gestação. Também não houve a indicação de toxicidade neonatal nos demais trimestres porém há quantidade um tanto limitada de informações de estudos.

Plasil

Pacientes idosos

Pacientes dessa faixa etária submetidos a um tratamento prolongado podem desenvolver discinesia tardia, porém não existem recomendações especiais a respeito de um suo mais adequado para essa população.

Jovens adultos e crianças

A ocorrência de reações extrapiramidais pode ser mais frequentes em pacientes nessa faixa etária, podendo acontecer até mesmo depois de uma única dose.

O uso de Plasil é contraindicado para crianças com menos de 1 ano de idade. Já para pacientes com idade entre 1 e 18 anos, não é recomendado, exceto quando os benefícios superem os possíveis ricos.

Pacientes com insuficiência renal

Visto que o princípio ativo de plasil é excretado principalmente pelos rins, os pacientes com essa condição devem ter seu tratamento iniciado com metade da dose usual. A dose pode ser ajustada de acordo com o critério médico de acordo as condições de segurança e eficácia clínica.

Pacientes diabéticos

O controle de alguns diabéticos pode ficar comprometido por causa da estase gástrica, que nada mais é do que a dificuldade de esvaziamento gástrico.

Isso porque a insulina pode começar a agir antes mesmo que os alimentos tenham sido eliminados do estômago, levando a uma baixa dos níveis de açúcar.

Interação do Plasil com outros remédios

Existem algumas combinações que são contraindicadas, tais como levodopa e metoclopramida por possuírem ações contrárias.

Já outras combinações devem ser evitadas, tais como plasil e álcool, visto que o mesmo potencializa o efeito calmante da metoclopramida.

Já algumas outras combinações podem ser levadas em consideração, tais como:

  • Depressores do sistema nervoso
  • Anticolinérgicos
  • Neurolélticos
  • Digoxina
  • Ciclisporina

Visto que a metoclopramida acelera o processo de digestão, pode haver uma modificação na absorção de certas drogas.

Plasil Preço

Para comprar Plasil é necessária a apresentação de receita branca comum e o seu preço pode variar de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra.

No entanto, na internet, a caixa com 20 comprimidos de 10mg de Plasil pode ser encontrada por valores entre R$ 7 e R$ 9,50. Já o frasco de 10 ml da solução oral e 1mg pode ser encontrado por valores entre R$ 14 e R$ 15 reais.

Plasil Genérico

Para encontrar o genérico de Plasil, que é produzido pela Sanofi-Aventis, basta ir até a farmácia, conversar com o farmacêutico e solicitar diretamente pelo princípio ativo do produto, que é o Cloridrato de Metoclopramida, sempre cuidado se a concentração corresponde ao medicamento referência.

Pergunta dos leitores

Plasil da sono?

Uma das reações adversas decorrentes do uso de Plasil é a sonolência, no entanto, isso não acontece com todos os pacientes.

Plasil é indicado para uso pediatrico?

Sim, não existe restrição de faixa etária no uso de Plasil, no entanto, o mais recomendado é que o médico indique a melhor apresentação e dose para a idade do paciente.

Plasil ou Dramin, qual devo usar?

Ambos medicamentos apresentam o mesmo efeito para enjoos. Sendo assim, o mais indicado é buscar a orientação de um médico para escolher a melhor alternativa para o problema do paciente.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Plasil, para que ele serve, como usar em suas diferentes formas e suas contraindicações.