Postectomia – O Que é? Como é a Cirurgia? Antes e Depois, Preço!

O excesso de pele no pênis, sendo ou não fimose, pode apresentar problemas para o homem, indo desde dificuldades para manter a limpeza do órgão até dores durante o ato sexual. Diante disso, a retirada dessa quantidade de pele é a única forma de solução e tratamento. A cirurgia que deve ser executada se chama Postectomia, ou Circuncisão.

Essa operação, apesar de parecer bem complexa e de risco, é muito simples e com alto grau de efetividade. Basicamente, todos os homens que fizeram Postectomia ficaram satisfeitos com o resultado, sendo um sucesso.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando todas as principais informações sobre essa cirurgia.

O que é Postectomia

A Postectomia, ou circuncisão, é uma cirurgia urológica bem simples, onde o homem retira o prepúcio do pênis, sendo a pele que cobre sua glande.


Nessa operação médica, é feito um corte na região e a pele é rapidamente removida, deixando uma pequena cicatriz.

A Postectomia é muito comum para o tratamento da fimose ou excesso de pele no pênis.

Quando fazer a Postectomia

um exemplo de Postectomia antes e depois

As principais situações que homens devem passar por uma Postectomia são:

  • Apresenta fimose no pênis, que é quando, mesmo com o prepúcio sendo puxado, a glande não fica, totalmente, exposta
  • Desconfortos durante o ato sexual, por conta da fimose ou excesso de pele no pênis
  • Dor ao tentar expor a glande
  • Dificuldades para limpar a glande
  • Infecções fúngicas na glande ou no prepúcio
  • Por conta da estética e autoestima, ao achar que o prepúcio apresenta algo negativo e “feio”
  • Tratamento de ejaculação precoce

Pré-operatório

A primeira atividade pré-operatório é a consulta com o médico. Nesse momento, o especialista irá possibilitar para o paciente tirar todas as dúvidas que irá ocorrer. Ele também explicará todos os procedimentos que serão realizados.

Agora, abaixo, estaremos abordando algumas preparações que o paciente deve ter antes da cirurgia.

  • Apare os pelos pelos pubianos. Não é necessário removê-los por completos, porém, diminuí-los. Isso irá evitar problemas ao fazer o curativo e auxiliar na assepsia.
  • Depois, o paciente não poderá fazer sexo durante algum tempo. Por isso, é recomendado que pratique o ato sexual antes da operação, para “aliviar”.
  • Não tome bebidas alcoólicas antes da operação. Isso evitará a desidratação e problemas com anestesia.
  • No dia, antes da ocorrência da Postectomia, faze uma boa higienização do pênis e da região próxima.
  • Elimine as fezes e urine

Como é a cirurgia de Postectomia

A cirurgia de Postectomia é bem simples. Antes de iniciá-la, o médico irá aplicar anestesia, sendo geral para crianças, e local para adultos e adolescentes.

Com o paciente já anestesiado, o cirurgião irá retirar a pele que fica em volta da glande, o prepúcio, com um simples corte, e fazer uma sutil costura na mucusa, bem abaixo da glande.

A cirurgia costuma durar menos de 30 minutos, com o paciente sendo liberado logo em seguida.

Recuperação da Postectomia

Um dos maiores medos dos homens que irão fazer a Postectomia é como ocorre a recuperação do pênis e se pode acontecer problemas. Felizmente, apesar de apresentar alguns desconfortos, o pós-operatório é bem simples e tranquilo.

Inicialmente, o paciente deve passar por algumas consultas com o urologista durante a fase de recuperação, somente para uma visualização do especialista. Já os pontos, ficarão no pênis durante quatro a cinco semanas, quando começaram a cair por conta a cicatrização.

Como falado anteriormente, o paciente não poderá praticar atos sexuais ou masturbação durante essas semanas de recuperação. Ereções involuntárias podem ocorrer e, normalmente, são bem desconfortáveis e um pouco doloridas.

Mantenha higienização do pênis, lavando diariamente com cuidado, para não infeccionar. Além disso, mantenha o curativo pelos primeiros dias, para não ocorrer exposição. O médico, ainda, pode indicar alguns antibióticos para ajudar na recuperação.

Após a cicatrização, é comum sentir certa sensibilidade por conta da retirada do prepúcio.

Por fim, e uma das principais dúvidas, o ato sexual não será danificado ou sofrer consequências. Será possível praticar sem nenhum problema, dor ou perda de líbido.

homem infignado

Preço da Postectomia

Dependerá muito da região do país e hospital que será executada a Postectomia. Contudo, o preço estará disponível a partir de R$750.

Pergunta dos leitores

A Postectomia infantil é do mesmo jeito que a adulta?

Não, além do maior cuidado do médico para fazer o corpo e a cirurgia em si, as crianças que irão fazer Postectomia sofrem anestesia geral.

Postectomia evita o câncer?

Os homens que fazem a Postectomia possuem maior prevenção para o câncer de pele de pênis, pois diminui o acúmulo de esmegma.