Erva Sálvia – O que é? Para que serve? Onde encontrar? Emagrece?

Existem diversas plantas e ervas espalhadas pela natureza que trazem efeitos e benefícios ímpares para a saúde do ser humano quando utilizados corretamente, além de serem medicamentos totalmente naturais. Por isso, quase nunca apresentam contraindicações ou efeitos colaterais a quem a utiliza. Um desses elementos naturais, que pode ser utilizado em diversas situações, é a Erva Sálvia.

A erva, apesar de possuir benefícios comprovados, também apresenta algumas polêmicas de uso que podem afastar algumas pessoas dela.

Diante dessas informações, hoje, nesse artigo, estaremos abordando os principais detalhes sobre erva sálvia, incluindo os seus benefícios e propriedades, modos de utilização, se apresenta algum efeito colateral e a teoria que ela causa alucinações.

Para que serve a erva sálvia

A erva sálvia possui diversos benefícios e propriedades, que serão abordadas durante esse artigo. Ela pode ser utilizada como tempero em comidas, como um medicamento para tratamento de alguns problemas, principalmente o seu chá, e, também, como auxílio para quem busca emagrecer.


Os benefícios da erva sálviaErva Sálvia

Como falado anteriormente, a utilização e ingestão da erva sálvia traz diversos benefícios para a vida e organismo das pessoas. Os principais são:

  • Ajuda na aceleração da cicatrização
  • Acalma pessoas nervosas, principalmente quem esteja sofrendo com uma crise de ansiedade ou depressão
  • Melhora ao sistema cardíaco, fazendo a prevenção de doenças ao coração
  • Alivia os principais sintomas da menopausa
  • Melhora a estética da pele e cabelo, além de prevenir da calvície
  • Tratar possíveis inflamações
  • Melhora o desenvolvimento e recuperação da memória, podendo ser um meio para o tratamento do Mal de Alzheimer
  • Ajuda contra indigestão, problema com colesterol alto, diabetes e asma
  • Auxilia pessoas que querem emagrecer

Como fazer chá de sálvia

É bem simples de fazer o chá de sálvia, lembrando que suas principais propriedades estão nas suas folhas e flores.

Como, aproximadamente, 250 ml de água para ferver e, quando começar a ficar quente, misture com 5 a 6 folhas de erva fresca, que podem ser compradas em mercados especializados. Depois de colocado as planta, deixe abafando por alguns minutos e, feito isso, coá em uma xícara e, se achar necessário, acrescente um pouco de adoçante ou açúcar. E pronto, já poderá ingeri-lo. É recomendado tomar 2 vezes ao dia, logo após as principais refeições do dia.

Propriedades

As principais propriedades apresentadas pela erva sálvia são:

  • Anti-inflamatória
  • Antioxidante
  • Antimicrobiana
  • Ansiolítica e calmante

Contraindicação

A maioria dos componentes naturais não possuem contraindicações, porém recomenda-se que pessoas menstruadas, gravidas, que estejam amamentando ou que possuem algum problema renal não faça a utilização da erva sálvia, para evitar possíveis agravamentos ou aumento dos sintomas.

Efeitos colaterais da sálvia

Erva Sálvia chá

Chá de Erva Sálvia

Em alguns casos raros, a pessoa pode sofrer com alguma alergia ou irritação na pele e aumento da pressão sanguínea.

Como plantar a sálvia

Para fazer o plantio a pessoa deve comprar as sementes da erva sálvia, que são encontradas facilmente em lojas especializadas de jardinagem. Feito isso, espere chegar na primavera, que é o período mais recomendado para plantá-la, e enterre as sementes com uma boa profundidade em um vaso com terra ou campo aberto, lembrando que é recomendado misturar um pouco de arreia onde irá plantar a semente para auxiliar no seu crescimento. A germinação costuma durar de 2 a 3 semanas.

Lembre-se de regar as plantas, porém não exagerando, principalmente quando as folhas já começarem a aparecer para fora do solo. Escolha uma região onde bata bastante luz do Sol, pois é fundamental para um bom crescimento da erva sálvia.

Pergunta dos leitores

Da para fumar a erva sálvia?

Sim, é possível fumar a erva, porém irá apresentar alguns efeitos alucinógenos e calmantes, bem próximo do que a folha de maconha apresenta ao ser fumado.

A erva Sálvia é alucinógena?

Sim, em alguns casos podem apresentar alguns sintomas alucinógenos, porém quando ele é ingerido os efeitos são bem poucos, quase nulos. Esses sintomas é mais presente quando a erva é fumada.

Sálvia serve como tempero?

Bem parecido com o alecrim, a erva sálvia é uma excelente opção de tempero para realçar o sabor e, mesmo sendo um tanto forte, apresenta um gosto bem refrescante.

É ótima combinada com carnes de porco, ovos, frango e outros alimentos próximos.