Simeticona + Metilbrometo de Homatropina Bula – Como Funciona?

A associação Simeticona  + metilbrometo de homatropina trata-se de uma medicação para uso adulto e pediátrico.

Tem apresentação em gotas emulsificantes. Possui um coloração rosa, com sabor de tutti-frutti – o que faz ser bem tolerada por crianças.

Para que serve o Simeticona + Metilbrometo de Homatropina

A medicação Simeticona + Metilbrometo de Homatropina tem a função de aliviar os sintomas causados pela flatulência. Além disso, reduz os espasmos da musculatura lisa no aparelho gastrointestinal.

Simeticona + Metilbrometo de Homatropina facilita a eliminação dos gases presos no trato gastrointestinal, via oral ou anal. Com isso, alivia os desagradáveis sintomas de gases retidos, como: dores abdominais, sensação de estufamento, constipação abdominal, entre outros.


Como funciona o Simeticona + Metilbrometo de Homatropina

A ação esperada da associação de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina é a atuação sobre dois fatores que produzem a retenção de gases. Além de reduzir as cólicas geradas por esse problema.

A substância metilbrometo de homatropina produz um relaxamento da musculatura lisa do sistema gastrointestinal.Com isso, promove o alívio gerado pelas cólicas, além dos espasmos. J

á a simeticona trata-se de um agente que é inerte fisiologicamente. Mas que tem potente atuação na redução das bolhas de gases. A substância  tem a ação de reduzir o tamanho e a tensão dessas bolhas gasosas. Assim, gases são mais facilmente eliminados. Além disso, acaba por diminuir as dores e sensação de estufamento provocado pelos gases retidos.

É importante saber também que a simeticona não tem a propriedade de atravessar as barreiras intestinais. Assim, ela é  excretada pela fezes, de forma inalterada.

Já o metilbrometo de homatropina sofre absorção de forma irregular. Cerca de 10% a 25% dele é absorvido. A sua passagem que metilbrometo de homatropina faz por meio da barreira hematoencefálica é relativamente baixa. A  substância ainda sobre biotransformação hepática, através da ação da hidrólise enzimática.

um caso de flatulência

Como usar o Simeticona + Metilbrometo de Homatropina

A posologia de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina é de 1 gota por kg de peso corporal. O medicamento deve ser administrado a cada 8 horas. Indica-se a administração de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina antes das refeições para casos crônicos de retenção de gases. O medicamento também pode ser usado quando o paciente sentir desconfortos causados pelos gases. A posologia pode ser alterada de acordo com a indicação do médico.

Composição

A cada ml (o equivalente a 35 gotas) da solução oral de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina contém:

  • Simeticona: 30% – o que equivale a 80 mg da substância
  • Metilbrometo de homatropina: 2,5 mg

Excipientes: corante vermelho ponceaux, celulose microcristalina/carmelose sódica, goma xantana, aroma tutti-frutti,  propilparabeno, sacarina sódica, propilenoglicol, metilparabeno, água de osmose reversa e ciclamato de sódio.

Contraindicação

O uso de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina está contraindicado caso o paciente apresente febre. Também não se recomenda o uso da medicação em portadores de síndrome de Down. Além disso, o uso do fármaco exige cautela em pacientes com glaucoma. Pessoas com histórico de reações alérgicas a qualquer um dos componentes da fórmula também não devem usar a medicação.

Efeitos colaterais do Simeticona + Metilbrometo de Homatropina

O uso de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina costuma ser bem tolerado, porém, como toda medicação pode apresentar efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais mais comuns de acontecer são irritabilidade, constipação,  retenção urinária, redução da transpiração, sensação de boca seca, redução da secreção lacrimal, midríase (dilatação das pupilas) e vermelhidão da pele.

Raramente pode acontecer taquicardia em alguns pacientes, devido à presença da atropina

Vale ressaltar que a simeticona não tem relatos de associada com toxicidades conhecidas.

Superdosagem

A superdosagem de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina não costuma causar toxicidade ao organismo. De qualquer forma, se for ingerida doses muito superiores às recomendadas, o paciente deve procurar um serviço de atendimento médico de urgência, principalmente, se tratando de crianças. Algumas medidas de suporte podem ser adotadas. Não se recomenda forçar o vômito antes de procurar atendimento médico.

Precauções

Como toda medicação, devem ser analisadas algumas precauções para a administração de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina. Na presença, por exemplo, de temperaturas corporais elevadas ou febre, pode causar ao paciente uma prostração térmica com o uso do medicamento. Isso devido à redução da transpiração do corpo.

Mulheres em fase de amamentação costumam ser sensíveis  às substâncias anticolinérgicos presentes na associação de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina. O uso da associação por esse tipo de paciente pode causar leve dificuldade de respiração, colapso respiratórios e falta de ar.

Além disso, deve se levar em consideração que a substância metilbrometo de homatropina trata-se de um derivado sintético da  atropina. Possui, assim, uma ação anticolinérgica, resultando no relaxamento da musculatura lisa do aparelho gastrointestinal.

A medicação também pode ocasionar diminuição da transpiração de secreções salivares e lacrimais – o que aumenta o risco para a a xerostomia (secura na boca).

A utilização da associação Simeticona + Metilbrometo de Homatropina em pacientes idosos e em crianças não exige nenhuma recomendação ou cuidado especial.

Interação com outros remédios

uma caixa de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina

O uso concomitante de Simeticona + Metilbrometo de Homatropina com outros remédios podem causar interações. Os efeitos da medicação, devido à presença da atropina, pode exacerbar os efeitos do medicamento se usada junto com outros fármacos, como:

  • Alguns anti-histamínicos
  • Amantadina
  • Fenotiazinas
  • Butirofenonas
  • Antidepressivos tricíclicos

É fundamental consultar um médico antes fazer uso de qualquer associação citada acima.

Simeticona + Metilbrometo de Homatropina Preço

O preço médio da medicação Simeticona + Metilbrometo de Homatropina é de R$ 8,90. O valor pode sofrer alteração de acordo com o estabelecimento que comercializa o medicamento.

Para adquirir Simeticona + Metilbrometo de Homatropina não é preciso apresentar receita médica. Porém, não se recomenda a automedicação, pois ela pode colocar a sua saúde em risco.

Simeticona + Metilbrometo de Homatropina Genérico

Simeticona + Metilbrometo de Homatropina já é um medicamento genérico. Alguns dos laboratórios que fabricam essa medicação em versão genérica são Germed, Teuto, EMS, etc, Outros laboratórios comercializam a associação com nomes comerciais, como Flatol, Dimetiliv, entre outros.

Pergunta dos leitores

Simeticona + Metilbrometo de Homatropina pode ser usado em bebê recém-nascido?

Sim, a associação Simeticona + Metilbrometo de Homatropina pode ser administrada em bebês recém-nascidos. Mas deve-se seguir os cuidados especiais da posologia indicada que são de 1 gota por kg de peso corporal, a cada 8 horas.