Sinvastatina Emagrece Mesmo? Tem Algum Risco? Como Tomar?

Toda a mulher sonha em perder alguns quilinhos de forma pratica e sem se abster de seus alimentos preferidos. Remédios caseiros e diversos medicamentos estão disponíveis as nossas mãos para que possamos entrar em forma. Você já ouviu falar da Sinvastatina? O comprimido é muito utilizado para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Mas, será que a Sinvastatina emagrece de verdade? Localizada no grupo das estatinas, a Sinvastatina possui embalagens contendo 10, 30 ou 60 comprimidos de 10, 20, 40 ou 80 mg.

O produto é destinado somente para adultos e funciona suavizando os níveis de colesterol ruim (LDL), elevando as taxas do colesterol bom (HDL) e consequentemente diminuindo a quantidade de triglicerídeos no organismo.

O uso do medicamento, juntamente com uma dieta equilibrada, controla os percentuais corretos de colesterol. Ao adequar as taxas, problemas como doença arterial coronariana, aterosclerose (entupimento das artérias), angina (dor no peito) e de um ataque cardíaco, são devidamente reduzidos.

A Sinvastatina aumenta a expectativa de vida, diminui os riscos de ataque cardíaco ou derrame, de quem já sofreu com doença arterial coronariana. A medicação também restringe as chances de procedimentos cirúrgicos para reparar o fluxo sanguíneo nas pernas, coração e outros órgãos.


sinvastatina emagrece mesmo?

A Sinvastatina emagrece mesmo?

Segundo a própria bula, a Sinvastatina emagrece, pois traz à tona a perda do apetite, um dos seus efeitos colaterais. Ingerindo menos alimentos, logo uma quantidade menor de calorias entra no organismo e o resultado, claro, está na diminuição do peso.

Mas é preciso estar atento! Apesar de regular os níveis de triglicérides, colesterol e melhorar a saúde do coração, o excesso de moderação de comida pode gerar problemas no fígado, afinal comer menos não significa que a pessoa esteja comendo melhor. Privar o corpo dos nutrientes certos, faz com que ele não funcione bem.

Esteja sempre de olho, não é porque o vizinho disse que Sinvastatina emagrece, que funcionou para ele, que talvez seja a melhor opção para você. Para tirar todas as dúvidas, pratique exercícios físicos regularmente, procure um médico, faça os exames indicados para checar seu nível de colesterol e triglicerídeos e só a partir daí adquira o remédio.

Efeitos colaterais da Sinvastatina

Todo medicamento apresenta dois lados: o que resolve a situação e o que traz alguns efeitos indesejados. Além da perda de apetite a Sinvastatina acarreta:

  • Cansaço, fraqueza muscular, consequentemente dor e sensibilidade;
  • Dormência e/ ou fraqueza nos braços e pernas;
  • Mal-estar, dor ou inflamação nas articulações;
  • Dano renal, causado pelo risco de rompimento muscular (nesse caso, mulheres com problemas na tireoide ou que sofrem com função renal anormal, com mais de 65 anos e que fazem uso de altas doses do medicamento);
  • Dificuldades para respirar por consequência de rosto, língua ou garganta inchados;
  • Inflamação dos vasos sanguíneos, febre, rubor;
  • Sensibilidade da pele ao sol, hematomas incomuns;
  • Dor de cabeça, coceira, indigestão, tontura, náusea, vômito, diarreia
  • Urina escura, inflamação do fígado e do pâncreas;
  • Menor quantidade de glóbulos vermelhos no sangue;
  • Perda de memória, dificuldades para dormir, depressão, entre outros sérios problemas.

Ao menor sinal de qualquer diferença no seu organismo é preciso avisar ao seu médico. Ele terá informações mais precisas sobre cancelar ou não o uso da Sinvastatina. Se faz uso de algum medicamento diário, não deixe de informar o responsável. Alguns remédios podem alterar os efeitos e trazer graves complicações

Contra indicação dessa medicação

Os maiores cuidados ou contraindicações estão mais direcionados as grávidas ou as mulheres que desejam engravidar. Se esse for o seu caso, usar Sinvastatina pode originar má formação do feto.

Também não é indicado para quem está amamentando, indivíduos com doenças no fígado, crianças ou pessoas que sofrem de alergia a qualquer um dos elementos que compõem a fórmula.

A Sinvastatina emagrece, mas para ficar com a consciência tranquila, não esqueça de realizar exames frequentes, ainda mais se ele foi indicado para tratar o colesterol alto. Aliás, mude a alimentação! O colesterol ruim, cientificamente apelidado por LDL, é decorrência de um cardápio repleto de gorduras, carnes gordas, produtos industrializados e excesso de açúcares. Também pode ser originário do hipotireoidismo, uma das doenças crônicas mais comuns dos últimos tempos.

Como o colesterol se espalha pelo corpo?

O LDL pega a gordura do fígado e espalha pela corrente sanguínea, ocasionando problemas cardíacos. O HDL, nosso colesterol bom, faz o trabalho ao inverso: leva a gordura do sangue para o fígado e assim sendo devidamente extinguida.

uma caixa de Sinvastatina

Enquanto tomar Sinvastatina posso comer qualquer coisa?

Não há muitas restrições quanto alimentação quando estiver tomando Sinvastatina. Indica-se não consumir erva-de-são-joão (planta com conhecida pelos seus benefícios de antidepressivos), farelo de trigo e suco de toranja (fruta cítrica, resultado do pomelo [laranja-natal] com a laranja) devido as suas substâncias que podem prejudicar o efeito do comprimido.

Sinvastatina emagrece quantos quilos?

A quantidade de quilos perdidos é relativa ao seu empenho em praticar atividade físicas e aos bons hábitos alimentares que irá adquirir ao longo do processo. Os efeitos desejados surgirão desde que a medicação tenha se adaptado ao seu organismo. A perda de peso irá variar conforme o seu empenho. Mas não exagere, trabalhe de acordo com as condições do seu corpo, comece aos poucos e vá aumentando gradualmente.

Vale lembrar que a Sinvastatina não é um emagrecedor. Ela remove a gordura para tratar o colesterol ruim. Em consequência, há a perda de peso, melhora no funcionamento do organismo, diminuição do triglicerídeos, e uma melhor qualidade de vida.

É utilizado, geralmente no início do processo de emagrecimento, já que nessa fase, muitos estão com diversos hormônios alterados. A perda rápida de peso trará mais ânimo, fazendo com que se sinta mais animado para seguir qualquer dieta.

Onde encontro essa medicação?

Para comprar a Sinvastatina é necessário receita médica. Com a prescrição em mãos você saberá a forma correta de ingerir, por quanto tempo deverá fazer uso, a quantidade correta de dose para o seu corpo (10, 20, 40 ou 80 mg.). A Sinvastatina emagrece, mas sem o acompanhamento de um médico poderá prejudicar ainda mais seu organismo.