Sopa de Ervilha Engorda ou Emagrece? Como Fazer? Seus Benefícios!

Ricas em vitaminas, proteínas e fibras, as ervilhas têm poucas calorias e diversos benefícios. Para as dietas, podem ser feitas de várias formas e consumidas com moderação. Sendo muito saborosa, a sopa de ervilha engorda se acrescentada em seu conteúdo uma variedade de outros alimentos.

Uma xícara de ervilha cozida tem somente 67 calorias, 11,3 gramas de carboidratos e 0,5 gramas de gorduras. Para quem deseja emagrecer o alimento é adequado para ser inserido no cardápio, tanto para substituir quanto para complementar refeições. Então fique tranquilo e vamos conhecer um pouco mais afundo sobre esse alimento, suas propriedades e saber se a sopa de ervilha engorda!

Onde surgiu a ervilha

Antes de saber um pouco mais da ervilha, você sabe dizer de onde ela surgiu? O alimento tem origem Asiática e estima-se que os chineses usam tanto a folha quanto as vagens a mais de séculos e séculos, ou melhor, milênios!

Egípcios e gregos também já faziam uso da ervilha, apreciada e de recursos infindáveis na época da escassez de grãos, a ervilha verde ou pequena ervilha, foi introduzida na América por volta do século XIX. As ervilhas são cultivadas no mundo todo e pertence à família das leguminosas ou Fabáceas.


As folhas do alimento também são ricas em propriedades diuréticas e equilibram o açúcar no sangue. Seu uso é indicado para quem sofre de diabetes, problemas nos rins e para tratar arterioesclerose.

Ricas em vitaminas e minerais (fósforo, ferro, zinco, potássio, entre outros), a ervilha é recomendada para casos de anemia e cansaço.

sopa de ervilha engorda ou emagrece

Benefícios da ervilha

Frescos ou congelados, as ervilhas são boas em qualquer situação. Tem sabor agradável e o dobro de proteínas em relação a outros alimentos. Ela só perde para o feijão-fava (fornece mais proteína vegetal e diminui a dependência dos feijões comum). Logo você irá conferir como pode fazer alguns deliciosos pratos com esse alimento.

Ótimas para o coração – ricas em fitonutrientes (saponinas), ácidos fenólicos e flavonoides. As ervilhas previnem a coagulação sanguínea – fator que leva muitas pessoas a terem derrames. Elas evitam que a formação de placas nas artérias.

Muitas vitaminas: B1, B2, B3 e B6. Também contém niacina, substância que reduz os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos. A ervilha contém ômega-3 que potencializa o bom funcionamento do coração.

Para os diabéticos – reduz a taxa de glicemia e contém muitos ativos antioxidantes, incluindo vitamina E. É benéfica contra o estresse, rica em zinco e magnésio.

Excelente na prevenção do câncer – devido ao teor antioxidante inibe o surgimento de células cancerígenas. Substâncias como coumestrol polifenol reduziem as possibilidades de o indivíduo desenvolver câncer no estomago. Ácido benzoico e cinâmico juntamente com glicosidos flavonóides previnem o câncer de mama e da próstata.

Devido a vitamina C, a ervilha é excelente para pele e um antioxidante natural que evita doenças microbiana. Além disse retarda o processo de envelhecimento da pele! Bóra inserir a ervilha no nosso cardápio.

Outro benefício importante é que por causa das fibras, ela é ótima para a digestão e previne a constipação intestinal.

Elas também ajudam na absorção do cálcio, contém ácido fólico, ajuda a reduzir osteoporose e por causa dos folatos, trabalham contra a depressão.

Sopa de ervilha engorda mesmo?

Você pode comer a ervilha em saladas, em alguns compostos e em sopa. Ah não esqueça da moderação. Por exemplo, sopa de ervilha engorda, principalmente quando você exagera nas pratadas.

Prepare um macarrão com carne magra e acrescente meia xícara de ervilhas a sua porção. Isso fará com que você sinta satisfeitos mais rápido. Bom, não esqueça de diminuir a quantidade de macarrão que irá comer. Caso contrário irá trocar seis por meia dúzia.

Adicione ervilhas à salada! Como já mencionado a densidade do alimento dá aquela sensação de saciedade. Você pode usa-las naturais ou preparar as congeladas a seu gosto.

E claro, não poderíamos deixar de fora a cremosidade de uma boa sopa de ervilha. Você pode usar as vagens secas deixando-as de molho por uma noite. Depois escorra essa água e cozinhe com caldo de galinha, temperos e pedaços de presunto magro. O resultado é excelente e pouco calórico, além de uma ótima sugestão para dias frios.

Ah não esqueça de comer com moderação! Sopa de ervilha engorda se exagerar!

Você também pode misturar elas com arroz integral (cozido com caldo de galinha), folhas de hortelã (para dar aquela sensação refrescante na refeição) e queijo feta.

duas sopas de ervilha em uma tigela

Receitas práticas de sopa de ervilha

Bom, já dissemos a pouco que a sopa de ervilha engorda somente se você comer demais. Então controle a mente e venha conferir algumas receitinhas maravilhosas que separamos.

Para uma sopa de ervilha com pouca caloria (180 cada porção) e que serve até quatro pessoas, irá precisar:

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 280 gramas de ervilhas (in natura);
  • Noz moscada;
  • 1 cubo de caldo de carne;
  • 1 colher de margarina light.

Modo de fazer: Com a água na panela de pressão, adicione o caldo de carne e dissolva. Acrescente a ervilha e deixe cozinhar por 12 minutos. Retire e bata no liquidificador. Em outra panela refogue a cebola na margarina, depois despeje o conteúdo batido e mexa em fogo baixo até que o caldo fique levemente engrossado.

Você também pode optar por outra receita básica e com baixo teor de gordura. Tome nota do que irá precisar:

uma sopa de ervilha

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de canola;
  • 2 dentes de alhos picados;
  • 1 cebola picadinha;
  • 1 aipo picado;
  • 1 cenoura grande – cortada em cubos
  • 1 batata pequena (avermelhada) – cortada em pedaços;
  • Caldo de frango ou legumes (devido ao baixo teor de sódio);
  • 2 xícaras de água;
  • ½ xícara grande de ervilhas.

Preparo: Refogue a cebola e alho no óleo em uma panela grande. Depois a aipo e a cenoura, por aproximadamente cinco minutos (até sentir que estão macios). Em seguida, junte a batata, o caldo de legumes, as ervilhas e a água. Quando começar a ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Após esse tempo deixe dar uma leve esfriada e bata no liquidificador. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Uma dica é você consumir essa sopa maravilhosa com um pouco de pão integral.

Aproveite bem os benefícios da ervilha. Não esqueça que ela pode ser usada por pessoas que desejam emagrecer, porém, a sopa de ervilha engorda se você consumir demais.