Torcicolo – Como Curar? Qual Remédio Usar? Sintomas e Tratamento

Conforme a vida vai passando as pessoas acabam sofrendo algumas situações de estresse, principalmente na região dos músculos, podendo surgir tensões e sintomas bem desagradáveis, como o torcicolo.

Uma das regiões do corpo da qual normalmente elas ocorrem é o pescoço. Principalmente pela alta quantidade de músculos que ele possui. Assim, o nome da tensão que ocorre na região é torcicolo, bastante conhecida e temida pelas pessoas, principalmente por ocorre o principal músculo da região, o esternocleidomastoideo, e ter sintomas bem incômodos.

Com isso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações sobre essa tensão muscular, incluindo sintomas, tratamentos que podem ser feitos, os tipos e como o médico faz o diagnóstico.

O que é Torcicolo

Popularmente, o torcicolo, podendo ser conhecido também como loxia, é uma torção resultado de alguma contração nervosa involuntária e dolorosa que o músculo esternocleidomastoideo sofre. Com outras palavras, é basicamente o pescoço ‘travar’, com a pessoa não conseguindo fazer muitos movimentos com ele.


Quem sofre com esta torção fica com o pescoço travado e posicionado de um lado, enquanto a cabeça precisa ficar virada para o lado contrário.

Ele pode ocorrer em ambos os sexos e em qualquer idade.

Sintomas da Torcicolo

Os sintomas que a pessoas que está sofrendo com torcicolo normalmente sente são:

  • Dificuldade para movimentar a cabeça
  • Dor e tremor na cabeça
  • Dor no pescoço
  • Ombro ficar erguido de lado
  • Tensão, rigidez e inchaço dos músculos da região

Torcicolo sintomas

Tipos

Apesar de muitos acharem que torcicolo é tudo igual, a tensão muscular possui 7 tipos diferentes. São eles:

  • Congênito: que ocorre logo no começo da vida da pessoa, causado por uma contração fibrosa que o músculo da região do pescoço sofre.
  • Dermatogênico: é resultado de uma lesão na pele do pescoço, causado por uma retenção durante a cicatrização de alguma queimadura na região.
  • Espasmódico: sendo o tipo mais comum e popular, ele é resultado de tensões nos músculos da região, normalmente causado por algum trauma, tensão emocional ou excesso da carga física no pescoço.
  • Espasmódico: ocorre diante de um desequilíbrio do corpo.
  • Ocular: resultado de uma paralisia dos músculos extra oculares
  • Reumático: que é resultado diante de doenças reumáticas
  • Espúrio: sendo resultado de fraturas nas vértebras cervicais da pessoa.

Diagnóstico

Ao sentir os sintomas do Torcicolo, citados no tópico “Sintomas da Torcicolo”, o paciente deve buscar ajuda médica com urgência, para que ocorra o diagnóstico correto do especialista. Os médicos que podem ser buscados são: clínico geral, ortopedista, reumatologista e neurologista.

O médico iniciará com uma série que perguntas sobre os sintomas, quando eles apareceram e quanto tempo você já sente eles.

Após a série de questões, o especialista começará o diagnóstico. Inicialmente, ele pedirá um exame físico e, dependendo do caso, um raio-X ou, até mesmo, tomografia. Após o resultado dos exames, o médico recomendará os métodos e medicamentos que devem ser utilizados para o tratamento efetivo, e cuidados que o paciente deve ter.

Tratamento da Torcicolo

A primeira, e mais eficiente, medida que deve ser tomada para tratar o torcicolo é relaxar o músculo ‘travado’, podendo utilizar medicamentos ou exercícios. Dependendo do caso, até um cirurgia é necessária.

Massagens na região muscular pode ajudar a aliviar os principais sintomas. Outra ação que pode ser feita é aplicação de compressas quentes ou frias e tração na espinha cervical.

Os exercícios de rotação e alongamento do pescoço costumam ser bem efetivas, detendo os espasmos e tensão na região.

Injeções de toxina botulínica podem ser utilizadas para aliviar, por um tempo, os sintomas principais.

Além disso, o paciente pode fazer cirurgia para fazer a correção do músculo que sofreu com a torção.

O colar cervical, que envolve toda a região do pescoço, normalmente é utilizado nos pacientes com torcicolo, para evitar a movimentação da região.

Remédios para Torcicolo

Porém, no final das contas, o médico costuma fazer o tratamento utilizando medicamento efetivos e seguros, que irão ajudar a tratar o torcicolo com rapidez. Os que costumam ser indicados são:

Torcicolo remédios

  • Betatrinta
  • Cataflampro
  • Cetofenid
  • Ciclobenzaprina
  • Coltrax
  • Diprospan
  • Duoflam
  • Fenaflan
  • Flanax
  • Miosan
  • Mirtax
  • Musculare

Vale sempre ressaltar que, somente o médico especialista pode fazer a indicação correta sobre a utilização do medicamento. Nunca inicie o tratamento por conta própria.

Prognóstico

O tratamento, como indicado no tópico acima, é primordial para a melhoria e alívio dos sintomas de torcicolo, principalmente a massagem.

A pessoa sem tratamento, é comum ter alterações de piora e melhora entre 1 a 5 anos, quando ele começa a estabilizar.

Possíveis complicações

Problemas no sistema nervoso central e inchaço na região estão entre as piores e mais preocupantes complicações que podem ocorrer na pessoa que sofre com a tensão muscular.

Prevenção

A principal prevenção do torcicolo é evitar o estresse diário, que é uma das principais causas da tensão muscular.

Além disso, a pessoa pode utilizar poltronas, cadeiras, colchões e travesseiros mais confortáveis para sentar e dormir, manter uma postura correta do seu corpo, realizar exercícios físicos e alongamentos, fortalecer sua musculatura, proteger o pescoço em dias de frio e tomar cuidado ao carregar bastante peso.

torcicolo tratamento

Pergunta dos leitores

Dorflex serve para curar Torcicolo?

Por funcionar como um relaxante muscular, o Dorflex pode ser utilizado para aliviar os sintomas de torcicolo temporariamente, porém, para curar, é necessário buscar orientação médica.

Relaxante muscular serve para Torcicolo?

Como falado anteriormente, o relaxante muscular serve, inicialmente, para aliviar os sintomas temporariamente do torcicolo, podendo ser um aliado fundamente para o tratamento do mesmo, porém precisando de orientação do médico especialista para maior detalhes sobre.

Como Dormir sem pegar Torcicolo no pescoço?

O principal é evitar dormir de bruços ou utilizando um apoio muito alto para ficar com a cabeça. Compre uma cama e travesseiro confortável.

Quanto tempo dura Torcicolo?

Dependendo do tipo e com o tratamento correto, o torcicolo pode ser tratamento em menos de 3 dias.

Fisioterapia ajuda contra Torcicolo?

Sim, os exercícios da fisioterapia podem ser essenciais durante o tratamento do torcicolo, principalmente em tipos mais graves e complexos.