Vitacid Plus (Creme) Bula – Para Que Serve? Antes e Depois, Composição, Efeitos Colaterais, Preço!

Vitacid Plus serve para tratar o melasma, que é caracterizado por manchas escurecidas que aparecem na pele. Em tons de marrom, podendo ter causas diversas.

Então, para saber mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Para que serve o creme Vitacid Plus

Vitacid Plus é um medicamento que serve para tratar o melasma em grau moderado ou leve da face, em tratamentos de curta duração.

Como funciona o Vitacid Plus

Vitacid plus é um produto que tem compostos que agem de maneira complementar a fim de oferecer o melhor resultado.


O ácido retinoico (tretinoína), age estimulando a produção do colágeno, aumentando a penetração dos demais ativos da fórmula através de uma microesfoliação.

A hidroquinona é um ativo com poder clareador e com uma baixa dose de corticoide, que possui ação calmante que ajuda a suavizar a ação das outras duas substâncias.

Embora a melhora das manchas ocorra de forma gradual durante o tratamento, os primeiros resultados já podem ser vistos nas primeiras 4 semanas de tratamento.

Vitacid plus melasma

Composição do Vitacid Plus

Vitacid plus é um medicamento e uso adulto e dermatológico, fabricado pelo laboratório Theraskin.

Esse creme de uso tópico é comercializado em bisnagas de 15 g.

Cada g do creme dermatológico Vitacid plus, contém:

hidroquinona…………… 40 mg

tretinoína……………. 0,5 mg

fluocinolona acetonida………… 0,1 mg

Excipiente……………. q.s.p. 1g

Excipiente: imidazolidiniluréia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, cetearil sulfato de sódio, butilidroxianisol, butilidroxitolueno, éter butílico PPG-14, metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, ácido esteárico, polidimetilsiloxano, estearato de polietilenoglicol, glicerídeos mono-e di C14-18, polietilenoglicol, octametilciclotetrasiloxano, palmitato de polietilenoglicol, diestearato de polietilenoglicol, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, metabissulfito de sódio, fragrância e água.

Vitacid plus

Como usar o creme Vitacid Plus

A primeira coisa que deve ser feira é lavar o rosto, sem uso de esponja e utilizando um higienizador suave, enxaguando e enxugando a pele em seguida.

Esse produto deve ser aplicado à noite, cerca de 30 minutos antes de deitar.

Para usar basta aplicar uma pequena quantidade (basicamente o tamanho de ume ervilha) desse produto na ponta dos dedos e depois aplicar uma fina camada no rosto a de cobrir as manchas, estendendo a aplicação por mais meio centímetro depois do fim do melasma.

É normal perceber que, depois de algum tempo, pode ser necessária a aplicação de uma quantidade menor de produto.

O creme deve ser espalhado de forma suave e uniforme na pele e deve desaparecer quase imediatamente quando aplicado sobre a pele.

Caso isso não aconteça, pode significar um excesso na aplicação do produto.

Vitacid plus não deve ser aplicado nos cantos do nariz, dos olhos e da boca ou sobre a pele machucada.

Caso a pele fique muito irritada, o indicado é parar de utilizar o produto e consultar um médico.

A fim de evitar o ressecamento da mesma, a recomendação é que o paciente utilize um hidratante facial após lavar o rosto pela manhã.

É possível fazer a utilização de cosméticos no decorrer do dia, desde que não sejam irritantes ou comedogênicos.

Logo após o terminar o tratamento com esse produto, é importante continuar a proteger a pele do sol. Caso o melasma reapareça, é possível retomar o tratamento até que as manchas sejam clareadas novamente.

Isso porque o produto apresentou segurança para uso intermitente com duração de até 6 meses.

Sempre siga a orientação do médico no que diz respeito a duração do tratamento, horários de aplicação e doses.

Nunca interrompa o tratamento sem que haja conhecimento médico.

Contraindicação do Vitacid Plus

Vitacid plus é contraindicado para pacientes que apresentem reações de hipersensibilidade a quaisquer componentes de sua fórmula.

Esse medicamento é contraindicado para pacientes com menos de 18 anos de idade.

Também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam sob suspeita de gravides, bem como em lactantes, sem que haja orientação médica.

Efeitos colaterais do Vitacid Plus

Assim como qualquer medicamento, o uso de Vitacid plus creme pode causar o aparecimento de reações adversas, tais como: descamação; vermelhidão (moderada ou leve); inchaço ou ardência grave da pele; coceira (prurido) ou ressecamento; irritação dos olhos, boca e nariz; formação de crostas; irritação continuada ou grave da pele; vesículas; acne; bolhas; formação de crostas; sensação de picadas; elevação da sensibilidade na pele; manchas escuras na pele; erupções; e telangiectasia (vasos sanguíneos ou linhas vermelhas visíveis através da pele).

Os pacientes que apresentam alergia ao s sulfitos ainda podem apresentar reações alérgicas graves, incluindo ataques sérios de asma e problemas respiratórios.

Com uma frequência menor existem relatos de outras reações indesejáveis locais, decorrentes do uso de outros corticosteroides tópicos (em maior frequência no uso de curativos oclusivos) tais como: redução na produção de pigmentos da pele (hipopigmentação); erupções que surgem ao redor da boca (dermatite perioral); dermatite de contato; estrias; infecção secundária; e miliária.

Sempre informe ao seu médico ou farmacêutico sobre o aparecimento de reações adversas decorrentes do uso desse medicamento.

Antes e depois de usar Vitacid Plus

Antes depois Vitacid Plus

Antes e depois usar Vitacid Plus

Antes depois de usar Vitacid-Plus

Precauções

O paciente deve evitar a exposição à luz solar, seja artificial ou natura, sob o risco do reaparecimento das manchas. também é preciso utilizar protetor solar com fator de proteção no mínimo 30, bem como proteção ao sair de casa, como chapéu.

Esse produto não ser utilizado em excesso, nem com maior frequência do que o indicado pelo médico, pois pode causar irritação e não irá proporcionar resultados mais rápidos ou melhores.

A área não deve ser coberta após a aplicação do creme.

É importante evitar produtos que possam casar mais ressecamento ou irritação à pele, tais como cosméticos e sabonetes com álcool e etc.

Uso de Vitacid Plus na lactação e gravidez

Esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem que haja orientação médica visto que pode causar problemas ao feto.

Sempre informe ao seu médico caso esteja fazendo uso de outros medicamentos.

Não utilize qualquer medicamento sem que haja conhecimento médico pois pode oferecer riscos á saúde.

Esse medicamento nunca deve ser utilizado fora do prazo de validade.

Superdosagem do Vitacid Plus

O uso de Vitacid Plus em excesso não irá oferecer resultados terapêuticos melhores ou mais rápidos. Podendo ainda ocasionar  à irritação da pele.

Caso haja o uso de uma grande quantidade desse medicamento, é preciso procurar o socorro médico o mais rápido possível, levando consigo a embalagem ou a bula do produto consigo. Para mais orientações e em casos de intoxicação, ligue para 0800 722 6001

Vitacid plus bula

Interação do Vitacid Plus com outros remédios

É imprescindível evitar o uso de produtos, tais como sabonete e higienizadores medicamentosos, que sejam abrasivos ou possuam um efeito ressecante.

É importante evitar também o uso de lições adstringentes e produtos que contenham álcool, bem como produtos irritantes e queratolíticos no decorrer do uso desse medicamento.

É preciso ainda que o médico avise so paciente para ter cautela na utilização concomitante de medicamentos que sejam sabidamente fotossensibilizantes.

Vitacid Plus Preço

Para comprar esse medicamento é necessária a apresentação de receita médica branca comum e o seu preço pode variar de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra, bem como se você vai comprar o produto referência ou o seu genérico, visto que a segunda opção costuma custar menos.

No entanto, na internet, a bisnaga com 15 g do de Vitacid Plus pode ser encontrada por valores entre R$ 74 e R$ 92 reais.

Vitacid Plus Genérico

Existem diversos outros laboratórios que produzem o genérico de Vitacid Plus e para encontra-lo, basta ir até a farmácia e solicitar ao farmacêutico pelo nome dos princípios ativos do produto, que são Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína.

Pergunta dos leitores

Vitacid Plus serve para acne?

Não! esse medicamento é indicado para o tratamento de machas escurecidas na pele, chamadas melasma, não devendo ser aplicado sobre áreas machucadas ou com lesões, como a acne. Além disso, na lista de eventos adversos desse produto, podemos encontrar a acne.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Vitacid Plus, suas indicações, como deve ser utilizado e suas precauções.