O Que São Vitaminas Lipossolúveis? Quais São as Vitaminas? Carências

Um organismo equilibrado tem níveis ideais de todos os grupos: vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos. Nesse artigo, vamos falar das vitaminas lipossolúveis.

As vitaminas não são produzidas naturalmente pelo organismo humano e, portanto, é necessário que sejam introduzidas no corpo através da alimentação.

Em alguns casos de doenças causadas pela deficiência de uma ou mais vitaminas, é necessário também a suplementação. Por isso, a alimentação balanceada é de extrema importância para a manutenção da saúde geral dos indivíduos.

Existem basicamente dois tipos de vitaminas, as hidrossolúveis e as lipossolúveis.


O que são vitaminas lipossolúveis?

As vitaminas lipossolúveis são aquelas que são dissolvidas em lipídios (gorduras), ou seja, para que elas possam ser absorvidas e utilizadas nas funções do organismo, elas precisam da presença das gorduras boas.

A absorção das vitaminas lipossolúveis acontece no intestino e chegam até os tecidos ao serem transportadas pelo sistema linfático.

Quais são as vitaminas lipossolúveis?

  • Vitamina A: essa vitamina lipossolúvel está intimamente ligada à saúde dos olhos. É altamente ativa na manutenção do sistema imunológico, tem ação antioxidante (combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce), atua na formação da pele, dos ossos, dos cabelos e das unhas.A vitamina A pode ser encontrada no fígado e rins de bois e frangos, nos leites e derivados, na gema do ovo, nos peixes oleosos e em legumes e frutas ricas em betacaroteno: cenoura, manga, mamão, etc.
  • Vitamina D: a vitamina D, depois de consumida, precisa da luz do sol para poder ser absorvida pelo organismo. É a principal responsável pela absorção e utilização do cálcio, por isso, está intimamente ligada à saúde dos ossos e dentes. Auxilia no crescimento, no sistema muscular e nervoso.A vitamina D pode ser encontrada nos leites e derivados, peixes oleosos e nas leveduras.
  • Vitamina E: vitamina lipossolúvel com alto poder antioxidante, atuando no combate dos radicais livres e na desintoxicação do fígado e intestino. Previne o câncer, as doenças do coração e aumenta a proteção do organismo, melhorando as condições do sistema imunológico.Pode ser encontrada nos óleos de origem vegetais (girassol, soja, oliva, milho, etc), nas castanhas e nozes, no gérmen de trigo e na aveia, no abacate, na batata doce e nos vegetais verdes e folhosos.
  • Vitamina K: vitamina lipossolúvel importante para a coagulação do sangue. Ela produz a protombina, a proteína responsável pela coagulação. A falta dessa vitamina pode levar a sangramentos. A vitamina K também é importante e participa ativamente na formação dos ossos, auxiliando na prevenção da osteoporose.A vitamina K pode ser encontrada nos vegetais verdes e folhosos, no fígado bovino, no leite e seus derivados, nas carnes vermelhas e brancas, nos ovos e frutas.

Carência das vitaminas lipossolúveis

Vitaminas lipossolúveis

Os efeitos da falta das vitaminas desse grupo são:

  • Carência da vitamina A: a falta da vitamina A causa alterações na pele, como acne e ressecamento com a presença de descamações; insônia; inapetência (falta de apetite) e diminuição do paladar; cegueira noturna; aumento da sensação de fadiga, e maior incidência de infecções.
  • Carência da vitamina D: má formação de ossos e dentes; raquitismo, e osteomalácia (amolecimento dos ossos).
  • Carência da vitamina E: a falta dessa vitamina lipossolúvel pode causar a anemia hemolítica, distúrbios neurológicos, inflamação periférica dos ossos e dores musculares generalizadas.
  • Carência da vitamina K: aumento da quantidade de bilirrubina circulante no sangue (resultando em um tom amarelado da pele); falta de ar e respiração curta (ofegante); sangramentos e/ou dificuldade de coagulação do sangue.

Cuidados com excessos

Diferentemente das vitaminas hidrossolúveis, as vitaminas lipossolúveis, quando consumidas em excesso, não são eliminadas através da urina. O excesso delas é tão tóxico quanto à carência desse grupo de vitaminas.

Sintomas como lesões hepáticas (no fígado), náuseas e vômitos, depósito de cálcio nos tecidos moles, aumento do tamanho do fígado e do baço, dores nos ossos, entre outros, são sinais de que algo está errado e, por isso, uma visita ao médico será necessária.

As vitaminas lipossolúveis, embora essenciais para o funcionamento correto do organismo humano, possuem uma dosagem máxima diária. E que deve ser seguida rigorosamente para que não haja problemas mais graves e que requeiram cuidados médicos.